Kia Picanto Clube
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LUZ DE FREIO DE MÃO ACENDENDO

4 participantes

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Mensagem por Franklimperatriz Sex 23 Jun 2017 - 11:26

Galera, bom dia!
Recentemente observei que sempre que piso bruscamente no freio a luz do freio de mão acende no painel!!! Alguma dica do que pode estar acontecendo?
Obs: os freios estão freando bem, as pastilhas estão em boas condições.
Alguma dica, galera?

Outra coisa: o modelo do meu Kia Picanto tem ou não tem freios ABS? No painel tem o ícone de ABS, porém não tenho certeza se realmente veio equipado. Alguém sabe informar?

Grato à todos....
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Mensagem por FCelso Sex 23 Jun 2017 - 16:20

Esse sintoma geralmente indica que o nível do fluido de freio pode estar abaixo do indicado, então com a frenagem ele oscila o nível e o sensor envia o sinal para a luz no painel.

É importante também lembrar que o fluido de freio deve ser substituído completamente a cada dois anos. Pelo menos é o que indica no manual de manutenção do modelo 2012 a 2017.

Falow,
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Mensagem por fys_yukio Sex 23 Jun 2017 - 18:08

Franklimperatriz, a luz espia no painel além de indicar o freio de estacionamento alerta também sobre alguma anomalia no sistema de freios.

Note se essa lâmpada se acende em alguns momentos ou se ela fica permanentemente acesa.

Mesmo assim, veja o nível do fluido freio, a necessidade de troca, o estado dos freios traseiros, entre outros. Logicamente que a lâmpada também pode ficar acesa por falha no sensor.

sobre o ABS, apenas algumas das versões pós 2012 que vieram oficialmente pela Kia do Brasil com esse sistema. Para saber se a versão é equipada com esse sistema, ao girar a chave de ignição, note se aparece alguma indicação de ABS.

você também verá no cofre do motor próximo ao servofreio uma caixa com a central do ABS que é facilmente identificada pelos tubos de freio.

infelizmente aqui não tenho imagens, mas tentarei fotografar e postar aqui depois.
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Mensagem por Franklimperatriz Sex 23 Jun 2017 - 23:00

Galera, muito obrigado!!
FCelso, creio que seja mesmo o nível do óleo de freio porque ainda hoje observei que já estar em cima do limite inferior! Alguma dica de como substituir todo esse óleo em casa? Tava pensado em drenar todo o reservatório e colocar óleo novo. Isso seria uma boa ideia, tendo em vista o óleo de abaixo do reservatório até as rodas não serão substituídos?

*** fys-yukio, a lâmpada de freio de mão acionado só acende se eu pisar bruscamente no freio! Creio que seja o lance do nível baixo conforme FCelso mencionou. COm relação ao estado das lonas e pastilhas de freio, todas estão em ordem. Hoje substitui o par de tambor traseiro que foi condenado pela KIA, porém na verdade não havia necessidade e o mecânico me provou que realmente não havia necessidade (sacanagem, viu?...)

*** fys-yukio, com relação ao ABS, tenho a indicação no painel, porém ao girar a chave essa luz não acende. Verifiquei no motor só encontrei o Cilindro Mestre e 4 tubinhos que levam óleo para as 4 rodas. Acho que não tem não...

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Mensagem por Tokio Sáb 24 Jun 2017 - 10:18

É fácil, mas é complicado para quem nunca fez. Se o óleo estiver muito contaminado, vc vai precisar de dois frascos de 500ml. Vc pode usar um DOT 3 ou 4 e pode ser o mesmo que utilizado no Focus. Dessa forma, se sobrar vc pode utilizar no Focus, tbm. Eu uso o DOT 4 sintético da Lubrax que é o mesmo do meu ASX, que é o mesmo que utilizei no Civic do meu irmão. Os 3 carros estão com mesmo fluido, assim podemos compartilhar o que sobra de óleo nas substituições. Arrume uma garrafa de 600ml de refrigerante e uma mangueira transparente de uns 40cm ou mais de 5mm. Faça um furo justo na tampa da garrafa para introduzir a mangueira a outra ponta será colocada no parafuso sangrador. Arrume um calço, pode ser de madeira ou algo para que limite o curso do pedal do freio, qdo vc tiver que bombar o freio. Ele não deve ir até o final do curso para não estragar o cilindro mestre. Vale usar uma seringa para retirar todo o óleo velho do reservatório e na sequencia completar com óleo novo antes de começar a sangria. Nunca deixe o nível ficar abaixo do mínimo, durante a sangria. Comece a sangria pela roda traseira do lado direito, depois a traseira esquerda, a dianteira direita e a por último a dianteira esquerda. Alguém terá que ficar dentro do carro para bombar o freio aproximadamente 5 vezes e segurar o pedal enquanto outra pessoa abre o sangrador para sair o óleo velho. Assim que o pedal chega ao final do curso, se fecha o sangrador e inicia-se o procedimento sucessivamente até que saia o óleo novo. Após o termino de cada roda, não aperte demais o sangrador, ele pode se quebrar e vc terá uma dor de cabeça para tirar. Troque o fluido qdo. trocar as pastilhas. Com as pastilhas novas, vc poderá colocar o fluido até o nível máximo. Caso as pastilhas não sejam novas, não encha o reservatório até o nível máximo. Na próxima troca de pastilha o nível ficará acima do recomendado e o mesmo determina a hora de atenção com as pastilhas. Se esta acendendo a luz agora, pode ser porque sua pastilha já esta bem gasta.  Não faça esse procedimento em dia úmido ou chuvoso. O fluído é corrosivo, enferruja as peças e estraga a pintura. Se no final de todo o procedimento o pedal estiver baixo é porque ficou ar no sistema. Qdo der a primeira volta com o carro, tenha cautela nas primeiras frenagens. Não esqueça que qualquer peça desse carro é extremamente caro, por isso, recomendo que mande em um mecânico de confiança para fazer as manutenções. Por favor, não polua o meio ambiente, não descarte o óleo velho no esgoto. Procure um local que recolha o produto usado para reciclagem.

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Mensagem por Tokio Sáb 24 Jun 2017 - 10:34

Para tirar o ar do sistema, terá que fazer a sangria novamente e verificar se o fluido esta saindo sem bolha de ar. A sequencia de sangria é diferente para cada tipo de carro, portanto, caso resolva fazer no Focus, precisa ver na Ford qual a sequencia de nas rodas. Além do que, carro com ABS tem outros detalhes que não podem ser desprezados.

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Mensagem por Franklimperatriz Sáb 24 Jun 2017 - 12:00

Nossa, muito obrigado, Tokio! Vou seguir este tutorial!
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Mensagem por Franklimperatriz Qui 29 Jun 2017 - 2:14

Resolvido! Era nível baixo no reservatório...
Obrigado, galera.
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Mensagem por fys_yukio Seg 10 Jul 2017 - 18:39

vamos lá... vou postar umas imagens para ajudar a algumas pessoas que futuramente possam ter dúvidas sobre o ABS

Ao girar a chave de contato na posição de acessórios a luz espia do ABS permanecerá acesa por alguns instantes a fim do sistema realizar sua auto verificação:
LUZ DE FREIO DE MÃO ACENDENDO Img_2020

Note que o atuador do ABS localiza-se abaixo do reservatório de fluido de freio:
LUZ DE FREIO DE MÃO ACENDENDO Img_2019
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Mensagem por Franklimperatriz Seg 10 Jul 2017 - 21:40

Olá fys_yukio, obrigado. Isso só confirma mesmo que o modelo do meu não tem ABS.
Valeu pelas fotos.
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