Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

4 participantes

Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Sáb 11 Ago 2018 - 0:16

Boa noite pessoal.
Comprei um ELM 327 (scaner OBD II) e hoje foi o primeiro dia que usei no carro.
Fiquei impressionado com a quantidade de variável que é possível verificar, mas daí me surpreendi com uma coisa e me chamou muito a atenção: A TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO!
Chegou a medir impressionantes 102 °C!!!!!
Isso é normal? Alguém já teve a curiosidade de fazer essa medição?
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Tokio Sáb 11 Ago 2018 - 11:43

Normalmente a temperatura deveria variar entre 96 e 98 graus. Acima de 100, eu sei que o Rocam Flex da Ford chega até 105. Como a Kia ñ fornece informação técnica, fica difícil saber a temperatura correta. Vale ficar atento a válvula termostática. Pode ser que ela não esteja abrindo. Isso é um problema grave.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Sáb 11 Ago 2018 - 13:19

Olá Tokio, tudo bom?
Há menos de um mês troquei a válvula termostática devido ter rompido a carcaça e isto que me preocupa...

*** Aproveitando a oportunidade: alguém já ouviu falar em usar a água que condensa do ar condicionado no lugar da água desmineralizada no sistema de arrefecimento?
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Tokio Dom 12 Ago 2018 - 0:48

Peças novas tbm apresentam defeito, principalmente se não são originais e de marca duvidosa. Não sei marca que vc colocou, mas vale desmontar e fazer um teste com a válvula. Só um detalhe, se a válvula for parecida com a do modelo Flex, pode ser esse o problema. Alguns carros flex adotam estratégias diferente para abertura da válvula, qdo. estão com etanol. Motor Rocam da Ford, por exemplo. Sei que vc não põe etanol no carro a gasolina, mas ñ sei o comportamento da válvula errada no seu motor. Qto. água do AC, já vi alguns vídeos, mas eu ñ colocaria. Vc vai precisar de 4 a 5 litros no maximo. Cada litro aqui em Sampa, custa 3 reais. É um valor muito barato para ficar colocando outra coisa que ñ é aprovado nem recomendado pelo fabricante.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Dom 12 Ago 2018 - 16:33

Olá Tokio! Boa dica...
A válvula que coloquei foi a original comprada na própria CSS...
Com relação à água, concordo com seu raciocínio...
Amanhã (13/08) fiquei de passar no mecânico.
Obrigado.
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Seg 13 Ago 2018 - 20:49

Salve galera!
Seguinte: levei na própria Kia, expliquei a situação e fizeram o seguinte:

1- Checaram válvula termostática e está em perfeitas condições;
2- Me aconselharam a substituir o fluido de arrefecimento e assim fiz embora há mais ou menos um mês houve necessidade de substituir a carcaça da válvula termostática e na ocasião foi substituído por aditivo da Petronas + desmineralizada;
3- Aproveitei a oportunidade e pedi que fosse feito lavagem no sistema de arrefecimento e foi encontrado muita sujeira no sistema (sou o segundo dono e creio que a dona anterior não dava a mínima pra isso...);

Feito isso mesmo assim a temperatura caiu bem pouco ao meu ver (de 105 para 102 ºC e depois que a ventoinha liga cai pra em torno de 97 ºC)!

Ainda na concessionária perguntei ao mecânico qual a temperatura de trabalho do motor do Picanto e segundo ele essa temperatura é perfeita mente normal! Segundo ele, pode chegar até 110 ºC!! (eu achei um absurdo...).
A explicação que ele me deu foi: com 102 C liga o ventilador e em torno de 97 C desliga o ventilador. Isto foi exatamente o que aconteceu.


Mesmo assim, com fluido de arrefecimento novo, sistema sem vazamentos, válvula termostática em perfeitas condições e sistema de arrefecimento todo limpinho eu ainda acho muito estranho essa temperatura ser normal (por volta de 102 ºC).

Alguém tem alguma experiência sobre isto para compartilhar? Alguém já teve a curiosidade de medir a temperatura do motor?
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por custodio.ale Seg 13 Ago 2018 - 22:49

Eu tenho um 2010/2011 e a temperatura é isso também 103º e depois começa a esfriar. O meu é automático mas creio que manual seja a mesma coisa. Uso o TORQUE PRO.

custodio.ale
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Tokio Seg 13 Ago 2018 - 23:17

Medi com termometro digital e variou entre 89 e 98. A ventoinha liga com 98 e desliga com 92. A temperatura cai até 89 para começar a subir novamente. Mecânico de ccs é tudo pangaré. Só sabe trocar peça. Nenhum carro que eu conheço, chega a temperatura de 110˚. 102˚ para carro a gasolina já é uma temperatura alta.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Ter 14 Ago 2018 - 11:43

Nossa! Agora fiquei confuso...
Custodio eu uso o Car Scaner.
Tokio, vc já chegou a usar algum tipo de scanner e assim checar se a temperatura por ele medida será próxima da que você mediu com o termômetro digital?

Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Tokio Ter 14 Ago 2018 - 16:10

Nunca medi com scanner. Falei com meu mecânico do Picanto que foi chefe de oficina na Kia e ele me passou que a temperatura é entre 90 e 97. Ainda acho, que acima de 100 é muito. A bomba d'agua está em ordem? A válvula esta boa, mas se a bomba estiver com problema, sem o rotor por exemplo, pode ser o motivo desse aumento de temperatura.
Da uma olhada no link.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Qua 15 Ago 2018 - 4:38

Boa dica. Vou checar a pressão da bomba d'água e assim que possível trago resposta.
Vlw...
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por custodio.ale Qua 15 Ago 2018 - 22:59

Sei lá, pode ser alguma variação de leitura no KIA, pq a MÉDIA de km/L é uma coisa que tá bem fora da realidade entre o APP e quando completa e faz "no papel". Já na Land Rover marca o que aparece no painel, valor exato e o Computador de Bordo dela chega bem perto da realidade quando feito "no papel" assim como o do Corolla.

custodio.ale
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Tony71 Qua 5 Set 2018 - 18:49

Boa tarde a todos , apenas para infirmacao meu picanto 2010/2011 at , tambem faz este mesmo registro de chegar a 102 c para acionar a ventoinha, uso elm 327 com app toque pro ha mais de 8 meses .

Tony71
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Localização : Itabuna

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Franklimperatriz Qua 12 Set 2018 - 10:25

Obrigado pela informação, Tony, porém mesmo assim vou checar a bomba d'água. Ainda não consegui fazer a checagem...
Franklimperatriz
Franklimperatriz
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ

Ir para o topo Ir para baixo

TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos