Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

+5
Renan
iury ramos
Fernando
crackboy
leandro
9 participantes

Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por leandro Sex 10 Dez 2010 - 16:19

Bem pessoal, explicando para os mais leigos, e de forma rápida e simples.

1° - O picanto possui um sistema de balacins no cabeçote, acionados diretamente pelo comando de válvulas que os empurra, fazendo como uma gangorra.
2° - O vídeo que muitos viram que está postado no youtube, não são os tuchos, mas sim a "regulagem de válvulas", fazendo através dos balacins.



O meu Picanto já está com 103.000Km rodados, e com 90.000km comecei a escutar um barulinho bem simples de tucho, que com o tempo ele fazia e depois não fazia mais, mas quando chegou nos 100.000km o carro ficou um pouco manco para chegar nos 6.000RPM e o barulinho ficou bem característico ao do vídeo.

Na regulagem o que vc precisa?

FERRAMENTAS:
- Estria 10
- L 10
- Chave de fenda
- Estria 17
- Fitas de regulagem(vai de 0,05mm a 1mm variando assim: 0,05; 0,10; 0,15; ....; 1,00mm)

MÃO DE OBRA:
1° - Desmontar toda a parte de ar da admissão;
2° - Desligar alguns sensores por perto;
3° - Tirar a capada correia dentada com chave 10;
4° - Retirar a tampa de válvulas de alumínio, com cuidado para que a junta não saia do lugar e deixá-la com a boca pra cima;
5° - Para cada cilindro são 2 válvulas para admissão e uma para escape, utilize a chave 17 para girar o comando de válvulas e ver quais as válvulas de admissão que estão sendo fechadas, dar mais um giro e verificar se as válvulas não se movem, e depois fazer a regulagem usando a fita 0,10mm
6° - Depois de regulado todas as válvulas, faça a ordem inversa que vc fez para montar tudo.

O PICANTO FICA ZERO DE NOVO!!!
afro

leandro
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 15
Localização : Brasilia DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por crackboy Sex 10 Dez 2010 - 22:41

Muito bom... Dica pra galera...

No manual de serviços informa que elas são automaticamente reguláveis... mas com o tempo deve afrouxar mesmo daí só ajustando na mão.

P.S. : Bater Pino NAO tem nada a ver com os tuchos! Batida de pino é pré-ignição dentro da camara de combustão antes da cabeça do pistão alcançar o ponto máximo de compressão.... =)

Abraços!
crackboy
crackboy
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por Fernando Sex 10 Dez 2010 - 23:54

Muito bom! Very Happy

Fernando
Administrador
Administrador

Mensagens : 534
Localização : SP

http://www.kiapicantoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por iury ramos Dom 15 Jun 2014 - 15:56

O meu ta apresentando esse barulho, mas é so em marchar específicas. Na terceira e quarta marcha com 2 mil rotções. Eu vou trocar a correia dentada dele agora (40000km) sera se eles fazer esse ajuste de valvula junto com a troca da correia?

iury ramos
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 20
Localização : petrolina

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por Renan Qui 19 Jun 2014 - 13:44

Pede para ver e comenta sobre o vídeo. Smile 
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por marcosbweb Qui 18 Fev 2016 - 6:52

Qual a folga das válvulas de escape?

marcosbweb
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por fys_yukio Ter 19 Jul 2016 - 20:02

Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.



É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.
fys_yukio
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 225
Localização : São Paulo/SP

http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por marcosbweb Ter 19 Jul 2016 - 23:31

fys_yukio escreveu:Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.



É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.

Ele é fera mesmo.

Mas para todos terem noção segundo o Manual técnico do Picanto 1.0 Motor G4HE as folgas de válvulas são conforme abaixo:

Admissão: 22 a 25
Escape: 30 a 33

marcosbweb
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por jsbett Dom 4 Set 2016 - 19:26

Alguém fez essa regulagem? Resolveu mesmo?

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por marcosbweb Dom 4 Set 2016 - 19:34

Eu regulei as válvulas do meu picanto. E ficou ótimo.
Utilizei 0,25 Na admissão e 0,30 nas de escapamento.

marcosbweb
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por jsbett Dom 4 Set 2016 - 22:44

Ola Marcos, o seu fazia algum barulho nas válvulas? Se fazia, depois que regulou parou/melhorou?

Abs

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Manual de serviço

Mensagem por k1w3l Qua 14 Set 2016 - 8:47

crackboy escreveu:Muito bom... Dica pra galera...

No manual de serviços informa que elas são automaticamente reguláveis... mas com o tempo deve afrouxar mesmo daí só ajustando na mão.

P.S. : Bater Pino NAO tem nada a ver com os tuchos! Batida de pino é pré-ignição dentro da camara de combustão antes da cabeça do pistão alcançar o ponto máximo de compressão.... =)

Abraços!

Tem o manual de serviço? Estou procurando a muito tempo e não consegui encontrar. Poderia me enviar Very Happy Very Happy

k1w3l
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por k1w3l Qua 14 Set 2016 - 8:48

marcosbweb escreveu:
fys_yukio escreveu:Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.



É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.

Ele é fera mesmo.

Mas para todos terem noção segundo o Manual técnico do Picanto 1.0 Motor G4HE as folgas de válvulas são conforme abaixo:

Admissão: 22 a 25
Escape: 30 a 33

Tem o manual Marcos? Procuro a muito tempo sem sucesso. Se puder me enviar agradeço muito Very Happy Very Happy

k1w3l
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por k1w3l Qua 14 Set 2016 - 8:49

marcosbweb escreveu:Eu regulei as válvulas do meu picanto. E ficou ótimo.
Utilizei 0,25 Na admissão e 0,30 nas de escapamento.

A regulagem possui uma ordem correta a seguir?

k1w3l
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por jsbett Qua 14 Set 2016 - 11:03

Eu vi no manual de garantia do carro. A cada 40.000km as válvulas devem ser reguladas e aos 80.000km mencionam um serviço nas válvulas mas nao especifica o que é. No manual de serviços deve ter o procedimento e as folgas. Outra coisa que seria bom ver no manual de serviços, seria o torque e a sequencia de aperto da tampa de válvulas, assim evita vazamento futuro.

O Marcosweb usou 0.25 na admissão e 0.30 no escape, mas nao disse se obteve isso nas concessionaria ou em algum manual especifico.

Se alguem conhecer alguem que tem acesso ao DoutorIE pode dar uma olhada, la as vezes tem o processo e as folgas.

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!! Empty Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos