Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pequenino Branco 10/11 AT

5 participantes

Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Sex 9 Set 2016 - 19:57

Depois de muito procurar um Picanto AT para ser o primeiro da minha esposa, fechamos um branquinho que estava zerado por fora e por dentro, com apenas 40 mil km. Andei com o carro e não batia nada, não fazia barulho, estava alinhado, pneus meia vida, carro de mulher, que rodava pouco e sem filhos. Me deixei levar pela aparência. Apesar de tudo, o carro estava muito abandonado e só fui descobrir quando peguei o manual do carro e vi que apenas a 1ª revisão tinha sido feita na ccs. Os outros 30 mil km, só Deus sabe como foi feita a manutenção. Dica: sempre peçam para olhar os comprovantes de revisões feitas na ccs ou comprovantes das manutenções feitas em oficina de confiança. Eu tenho o histórico de todos os meus carros e passo para a pessoa que esta comprando o mesmo.
Após constatar que as revisões não foram feitas, comecei a checar os itens básicos de manutenção. Filtro de ar e de cabine imundos e filtro do óleo que não era o correto para o carro, por ai já vi que teria muita coisa que não é aparente para fazer. Consultando o manual do carro, resolvi fazer tudo que o manual pede para a kilometragem do carro.
Assim começou minha saga pela busca de peças e preços.
Segue tudo que foi trocado e suas respectivas marcas:
Filtro de óleo do motor - TecFil W5
Filtro de Ar - Wega
Filtro de Cabine - Wega
Jogo de Velas - NGK (Padrão Original KIA)
Correia Dentada - Gates (Padrão Original KIA)
Tensor da Correia - Original Kia
Correia A/C - Contitech
Correia Alternador - Contitech
Filtro de Gasolina - Japan Parts
Palheta do Limpador - Trico
Fluido de Freio - Lubrax DOT4 Sintético
Flush do motor - STP
Óleo de motor - Total Quartz 7000 Future 5W30 (Padrão Original KIA)
Flush do Radiador - Bardhal Rad Flush
Fluido do Radiador - Total Coolelf Supra 50 Concentrado (Padrão Original KIA)
Descarbonizante para limpar o corpo de borboleta - Car80
Água Desmineralizada para radiador.

Duas semanas após a aquisição do carro e com a manutenção em dia, colocamos o pequenino na estrada para ir assistir as Olimpíadas no Rio. Após o 1º pedágio da Ayrton Sena o carro deu um tranco e não trocava mais as marchas. Peguei a primeira saída da rodovia e ascendeu a luz da injeção. Voltei no carro com o cambio em modo de emergência sem forçar.
Levei o carro para oficina, onde o mecânico constatou mal contato nos conectores elétricos do cambio. Buscando os pontos de conexão externo, foi encontrado um conector com folga.
O mecânico fixou e pediu que andasse com o carro para saber se o problema estava resolvido, antes de abrir o cambio e verificar os conectores internos.
No dia em que o carro foi transferido de proprietário, apresentou o mesmo problema de cambio e eu já desanimei. Já estava pensando em orçamentos de mais de 10 mil reais para resolver o problema e na bomba que tinha comprado.
O carro voltou para a oficina e logo o mecânico me tranquilizou, dizendo que o problema era simples, mas teria que abrir o cambio. Após a abertura, o mecânico encontrou mal contato no chicote (Cod. da peça - 4630832000) interno das válvulas solenóides.
Ai começou a saga 2. Se encontrasse a peça, o carro teria sido entregue no mesmo dia que entrou na oficina. Liguei em muitas oficinas de cambio automático e ninguém tinha a peça ou até me ignoravam, qdo falava que era para o cambio AT do Picanto. Preparei o coração e parti para ccs. Preço R$830,00 num fio, chorei. Primeiro pedido, o chicote chegaria em 5 dias úteis. Após esse prazo a ccs me informou que a previsão de faturar a peça seria no dia 07/novembro, mas não era garantido. Revolta total com uma marca que não tem estoque das peças dos carros que comercializa no Brasil. Depois descobri que não era só no Brasil.
Depois da reclamação no 0800, começaram a rastrear em todas as ccs do Brasil para achar a peça. Nisso, desde que o carro foi adquirido, já estava mais tempo parado do que rodando.
Continuei procurando a peça na internet e não encontrava em lugar nenhum do mundo. Apelei para um amigo que mora na Europa e esta vindo para o Brasil na semana que vem. Ele procurou por la e não encontrou, foi na Kia de la e deram o prazo de 2 meses para a chegada da peça. (Kia nunca mais). Depois de tanto procurar, o Mercado Livre começou a me taguear e enviar peças do mesmo seguimento toda vez que eu entrava na internet. Para minha surpresa, apareceu um corpo de valvulas do I30, que na foto era igual ao meu. Comecei a pesquisar o mesmo e encontrei um usado com o bendito chicote que na foto era igual ao meu. Tirei uma foto e enviei para o mecânico que prontamente falou compra. Detalhe, o do I30 não quis vender apenas o chicote, comprei de um HB20 e notei que o da Santa Fé é muito parecido, tbm. Chicote, óleo e filtro de cambio trocado, carro entregue e funcionando perfeitamente. O carro é muito gostoso de dirigir e faz curva que é um beleza. Fui para Mairiporã que tem uma serra ótima para testar o cambio. Foi perfeito. Infelizmente a Kia é uma marca que nunca mais estará nas minhas opções de compra de carro. O atendimento foi bom, mas esperar uma semana por uma peça que não se encontra no mercado paralelo já é um absurdo, esperar 2 meses é desrespeito total com o consumidor. Não estou dizendo que outras montadoras são melhores, mas essa é uma que não arrisco mais.

Trocas no cambio:
Óleo de cambio AT - Total Fluide XLD FE (Padrão Original KIA)
Filtro de óleo do cambio - Original Kia
Chicote do corpo de válvulas - Hyundai HB20 (obs.: o chicote tem o logo da KIA e Hyundai)

Esse final de semana, vou instalar o protetor de cárter e o módulo de trava da porta por deslocamento. Depois postarei se funcionou e se ficou bom.

Fora a manutenção no cambio que foi realizada pelo meu mecânico, o restante foi tudo feito e substituído por mim mesmo.

Para quem mora em São Paulo e região, tenho um ótimo mecânico para mexer em seus pequenos. O cara trabalhou por só 17 anos na KIA de onde saiu como mecânico chefe da oficina. Por vários momentos duvidei do diagnóstico dele, que o problema era de mal contato, mesmo após eu ter comprado o chicote. Só com o carro entregue e funcionando perfeitamente bem, acreditei no diagnóstico dele.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por dtyonline Sáb 10 Set 2016 - 5:30

Tokio, aprendizado para os mais desatentos na compra de um carro seminovo/usado de não só comprar o carro pela aparência externa e interna, mas se atentar pelas manutenções preventivas e corretivas que o carro sofreu/passou.

Ainda mais para quem mora em na Grande São Paulo é uma péssima logística e indisponibilidade de peças pela Kia, também passamos por isso na aquisição do nosso Picanto, mais informações no diário de bordo do Silver Squad na minha assinatura.

E bom saber dessa dica do mecânico Kia.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Renan Sáb 10 Set 2016 - 9:55

Pena cara... infelizmente isso é um mal que aflige o pôs venda de um modo geral...
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por FCelso Qua 2 Nov 2016 - 12:58

Das minhas experiências com manutenção, para o Peugeot 206 1.4 flex 2006 sempre tem peças de pronta entrega e a preço compatível, e o Ford Focus 2.0 16v Zetec as peças estão disponíveis mas a um preço beeem salgado. Para o Picanto modelo 2012 câmbio manual, tenho usado a concessionária Hyundai e lojas de autopeças genéricas e tem me atendido bem.
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Jogo de vela

Mensagem por Rafael Ben Sex 11 Nov 2016 - 2:08

Sabe se o jogo de vela para Picanto 2011 serve no Picanto 2010/2011. Os modelos são semelhantes. Será que tem problema?

Rafael Ben
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por dtyonline Sex 11 Nov 2016 - 2:17

Rafael, se for até o Picanto 2011/2011 sim, que é a vela NGK BKR6ES-11

Agora o 2011/2012 que é a geração atual não serve, que é a vela NGK LKR7D-DE.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Sex 25 Nov 2016 - 17:51

Pessoal vou colocar um relato que me surpreendeu. Foi feita a troca de óleo do carro e nessa troca adicionei Militec1 no motor com a única intenção de proteger o mesmo. Já foram abastecidos dois tanques de combustível e eu não estava acompanhando o consumo porque o carro fica com minha mulher. Como usei o carro um dia para trabalhar parei para abastecer e quando fui atualizar no aplicativo de gastos do carro levei um susto qdo vi que o último consumo registrado tinha passado de 13,4 km/l, antes da troca de óleo para 14,2 km/l após a troca. Logo imaginei que ela tivesse alimentado o aplicativo com algum dado errado. Quando alimentei com os dados do último abastecimento o aplicativo atualizou para 14km/l. Essa pequena queda, se deve pela forma de condução minha, que é pé embaixo no milzinho.
Galera, não estou defendendo o Militec1 como economizador de combustível, mas não acredito que minha esposa tenha mudado a forma de condução após a troca de óleo. Mas que o carro esta mais econômico ele está.
Vou continuar avaliando essa melhora no consumo e vou falando para vcs. O carro é sempre abastecido no mesmo posto com gasolina aditivada e pedimos para parar na primeira parada da bomba.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por dtyonline Sáb 26 Nov 2016 - 0:02

Acredito que os créditos sejam ao lubrificante novo, não sei quanto o Militec contribui não Tokio.

Quanto ao abastecimento sigo essa regra que julgo correta de parar o abastecimento no primeiro estágio da bomba, faço o mesmo.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Sáb 24 Jun 2017 - 20:42

Manutenções realizadas hoje:
Troca de óleo - Lubrax Valora 5W30 SN sintético ILSAC 5
Filtro de óleo Mann W7023
Filtro de Ar Wega JFA - OK11
Filtro de Cabine Wega AKX 1988
Limpeza do corpo de borboleta
Verificação do nível do líquido de arrefecimento e freio, ambos dentro do nível

Obs.: As duas vezes que troquei o óleo perto dos 10 mil km, o mesmo estava com resíduo um pouco pastoso no fundo da bacia. Qdo. troquei com 5 mil km o óleo saiu sem resíduo algum. Vou trocar sempre com 5 mil daqui pra frente. Como o carro roda só na cidade, vou considerar como uso severo.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Renan Dom 25 Jun 2017 - 17:50

Ou o dono anterior era desleixado com o óleo ...

Chegaste a fazer flush nele?
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Dom 25 Jun 2017 - 18:41

Fiz o flush na primeira troca de óleo e realmente o óleo tinha saído bem mais pastoso que dessa vez, nunca tinha visto o óleo dessa forma nos meus carros anteriores. Depois do flush e da troca de óleo, rodei 5 mil km e troquei o óleo novamente, tinha normalizado, óleo apenas preto que é o normal, nessa troca o carro rodou 8 mil km e já estava um pouco pastoso no fundo da bacia. Pouco coisa, comparado com a primeira troca do carro na minha mão. Por via das dúvidas vou trocar só com 5 mil. Não vale a pena arriscar. Na próxima troca, coloco o relato da situação aqui. A vantagem de se fazer as coisas em casa é que da para analisar a situação. Se tivesse trocado em algum lugar, não teria notado essa situação.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Sáb 19 Ago 2017 - 23:44

Manutenção de hoje: Troca do cano intermediário do escapamento. R$225,00 com a mão de obra e uma abraçadeira inclusa.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Renan Qua 23 Ago 2017 - 17:14

Achei o preço bom!
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por FCelso Qua 23 Ago 2017 - 19:45

O preço está na média, mas é do intermediário. A surdina final que me preocupa o preço, pois é de aço inoxidável...
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Dom 22 Out 2017 - 5:22

Troca de óleo com pouco mais de 5mil km rodado. Nenhuma anormalidade notada visualmente no óleo. Valora 5W30 R$14,00 o litro e filtro Mann R$26,00. Vou fazer próxima troca com 6 mil km para avaliar visualmente o estado do óleo e encontrar um meio termo entre 5 e 10 mil km.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por FCelso Dom 22 Out 2017 - 12:53

Tokio,

Costumo trocar com 7 mil km no máximo (óleo sintético 5w30 Total Quartz), e nunca saiu com viscosidade elevada ou partículas presentes, apenas com a coloração mais escura, que é comum no óleo usado.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Sex 18 maio 2018 - 0:08

Dia 06/05, precisei fazer a primeira troca de pastilhas dianteira, desde que o carro foi adquirido. Foi feita a retifica dos discos com a ProCut, máquina que retifica os discos sem precisar ser removidos. Isso garante quase zero de empeno.
As pastilhas foram colocadas da Litton que comprei no ML como sendo de fibra Cerâmica. Sinceramente, não tenho certeza que seja de cerâmica, porque está soltando um pó preto como todas as pastilhas normais. Não encontrei nada escrito na caixa e no manual, dizendo que a pastilha seja de cerâmica. Por enquanto, parece que a pastilha é boa e não está dando barulho. Coloquei de cerâmica no meu carro e a pastilha não solta pó preto. Outro detalhe, no meu carro fiz a retifica dos discos fora do carro em máquina própria para esse serviço e qdo. montei e fiz a aferição, estava empenado na mesma medida que estava antes da retífica. Achei a Roda Mais Pneus aqui em Guarulhos, que realizava a retifica com a Procut. O serviço ficou top com 2 centésimos de empeno bem abaixo do máximo tolerado para meu carro. A mão de obra ficou um terço do valor de um disco novo. Lembrando que um disco novo tem aproximadamente 2 centésimos de empeno. Dependendo da marca tem mais de 6 centésimos. A loja Roda Mais é top e recomendo a todos que moram em Guarulhos ou nas proximidades. Só ferramenta top para deixar o carro padrão de fábrica.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por FCelso Sex 18 maio 2018 - 14:41

Pois é Tokio, o ruim do ML é que os caras anunciam do jeito que querem, e a gente pode acabar comprando gato por lebre...

Pelo que vi no Ebay, tem uns modelos de pastilhas cerâmicas para o Picanto da marca EBC, que é conhecida no mercado internacional. Essa é a minha intenção para quando chegar a hora.

A propósito, quantos quilômetros duraram as pastilhas originais no teu Picanto?

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Tokio Seg 21 maio 2018 - 1:58

Fabrício, ñ sei se eram originais, porque peguei o carro usado, mas o carro rodou 29 mil km com as pastilhas que estavam. Vamos ver qto. vai durar essa pastilha. As pastilhas do meu carro que eram originais, rodaram 50 mil km, porém 95% do uso em estrada. Agora estou usando de cerâmica. A principal diferença que notei foi o fato de não sujar a roda com pó preto.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por FCelso Seg 21 maio 2018 - 9:50

Pois é Tokio,

O Blu sou o segundo dono, ele estava com 23 mil km de uso majoritariamente urbano quando comprei, e hoje com 78 mil km segue com as mesmas pastilhas originais, acho que ainda tem uns 40%. E meu uso é majoritariamente rodoviário...

Detalhe, as pastilhas originais não liberam fuligem escura também...

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Renan Ter 22 maio 2018 - 19:24

O meu estava com as pastilhas originais até os 55 mkm.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pequenino Branco 10/11 AT Empty Re: Pequenino Branco 10/11 AT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos