Kia Picanto Clube
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Aditivo Radiador Picanto

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Alan Arthur
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Aditivo Radiador Picanto - Página 2 Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por Tokio Sex 16 Set 2016 - 9:22

Pessoal, realizei a substituição do liquido de arrefecimento do Picanto. Utilizei o Total Coolelf Supra Concentrado. Dilui na proporção de 35% do produto, principalmente considerando que o clima frio ja acabou.
Existe um dreno na parte de baixo do radiador, não é necessário soltar a mangueira. Eu fiz os dois, mas abri o dreno primeiro, qdo soltei a mangueira, não saiu mais nada. Abra a tampa do radiador para facilitar o escoamento do sistema. Fiz tudo isso com o carro frio, de manhã antes de usar o mesmo. O meu não tem o reservatório de expansão separado, o mesmo fica ao lado do radiador. O líquido desse reservatório, foi retirado com um bomba manual comprada em auto peças.
Ja tinha drenado o radiador uns dias antes e tinha colocado água pura para diluir e retirar o resto que ainda tinha ficado no sistema. Sem uma maquina, dificilmente se consegue retirar todo o liquido velho do sistema, mas o que fica é pouco. Não fique com preciosismo, querendo retirar tudo do sistema, o importante é trocar de tempos para não ter problemas. Utilizar a mangueira para lavar o sistema, irá colocar água da rua no sistema e será difícil de tirar. Optei por não fazer isso. Lembre-se que na troca de óleo, nunca se consegue escoar 100% do óleo velho.
Após escoar tudo pelo dreno, ligue o carro deixe até ligar o primeiro ventilador. Não esqueça de deixar o ar quente aberto para sair o liquido do sistema. Assim que acionar a ventoinha, de algumas aceleradas no carro que sairá o resto liquido.
Atenção: não fique acelerando por muito tempo e nem fique com o carro ligado por muito mais tempo após esse procedimento. Voce poderá danificar o motor do carro. Deixe o carro parado e vá fazer outra coisa que seja demorada, evite de colocar a agua e o aditivo com o motor ainda quente. Pode acontecer um choque térmico. Se estiver com pressa, vc pode esquentar a agua e o fluido, procedimento muito trabalhoso e desnecessário. Misture os líquidos na proporção que achar melhor, dentro dos limites minimo e máximo recomendados pela montadora e adicione ao radiador com o carro ligado. Coloque no reservatório até o nível maximo. Nos dois ou tres dias seguintes, conforme o carro vai sendo utilizado, recomenda-se verificar o nível pelo reservatório de expansão, nunca pela tampa do radiador. Completar se necessário, sempre na proporção que foi utilizada. Conforme manual, o nível deve ser verificado com o carro em local plano e motor frio. Evite ficar abrindo a tampa do radiador para olhar. Não existe necessidade alguma.
Essa foi a forma que eu fiz, mas a recomendação é que seja feito por um profissional de confiança. Lembrando que ninguém ficará limpando seu radiador com água desmineralizada, nem a ccs. Não se iludam com isso. Irão utilizar água de torneira mesmo e talvez utilizarão água desmineralizada na hora de encher o sistema. Basta olhar no Canal High Torque, onde o ADG procura fazer o serviço mais padrão possível, mas não utiliza água desmineralizada na troca do fluido. Cada um com seu preciosismo e no manual esta bem claro para que não utilize água de torneira.

Tokio
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Mensagem por k1w3l Sex 16 Set 2016 - 21:48

Parabéns pelo tutorial, sem um equipamento próprio realmente é impossível retirar toda água do sistema. Lembrando que se deve colocar o líquido novo no radiador bem devagar ao mesmo tempo que pressiona as mangueiras para retirar ao máximo o ar do sistema. Não cheguei a confirmar se o Picanto possui, mas existem carros que possuem um dreno no bloco do motor também, sendo possível retirar quase todo o líquido restante por lá.

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Mensagem por FCelso Seg 19 Set 2016 - 16:34

Água torneiral (de torneira! KKK) contém cloro e sais minerais que comprometem a durabilidade dos metais, devido a aumentar a velocidade de corrosão, por isso a importância de usar água desmineralizada junto com o aditivo.

Apenas uma questão: você disse que o frio já passou, mas no próximo ano não terá frio novamente? Ou você troca o fluido a cada mudança de estação (quente-frio)?

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Mensagem por Tokio Ter 20 Set 2016 - 19:27

Fabricio, pretendo trocar uma vez por ano e pela recomendação do manual, não seria necessário aumentar essa proporção para o território brasileiro, mesmo para as cidades mais frias do Sul. Se for necessário, para o próximo inverno posso acrescentar um pouco mais do produto concentrado, sem misturar com água, mas não acredito que será preciso a não ser que entremos na era glacial.

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Mensagem por FCelso Qua 21 Set 2016 - 11:50

Se não chegar abaixo de 5oC, creio que não haverá problema. Abaixo disso, se houver incidência de vento, pode ocasionar o congelamento da água/fluido de arrefecimento, então é bom ter cuidado. Aqui no Sul, especialmente nas regiões serranas do RS e SC, chega a -5oC no inverno, como vento pode chegar ao equivalente a -25oC.
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