Apresentação Nacional: Kia Optima 4.ª Geração (Portugal)
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Apresentação Nacional: Kia Optima 4.ª Geração (Portugal)
Apresentação Nacional: Kia Optima 4.ª Geração
Depois de uma fase inicial em que era o volume de vendas que interessava, a sul-coreana Kia procura, agora, elevar o seu posicionamento no Velho Continente, assumindo-se como - palavras dos seus responsáveis - um "semi-premium". Objectivo para o qual procura contribuir a quarta geração do topo-de-gama Optima, agora lançado em Portugal, e que tendo as referências alemãs como exemplo, pretende oferecer imagem, qualidade e estatuto... a preços acessíveis.
Procurando dar continuidade ao sucesso - comercial, mas não só! - da estratégia iniciada com a contratação do "pai" do Audi TT, o alemão Peter Schreyer, a sul-coreana Kia prossegue a sua ofensiva de conquista do mercado do Velho Continente, agora e depois de uma fase em que o objectivo era conseguir volumes de vendas, reformulando um pouco aquele que era o seu posicionamento no mercado - já não apenas um fabricante automóvel capaz de produzir produtos fiáveis, bem equipados e com preços competitivos, mas também capaz de oferecer qualidade, tecnologia, elegância... um posicionamento 'quase premium'!
Assim e numa altura em que os resultados não podiam ser mais positivos, com a marca a alcançar, em Março último, o seu melhor resultado mensal de sempre no Velho Continente (50 mil carros vendidos, dos quais 600 em Portugal, o fabricante entra de forma declarada em "domínio proibido", intrometendo-se numa guerra (quase) exclusivamente alemã - a do segmento D, vulgo familiares médio-grandes. Sector em que a Kia entra com quarta geração do seu topo-de-gama Optima, modelo que, aproveitando o know-how adquirido com as propostas alemãs, pretende agora com elas rivalizar, oferecendo argumentos semelhantes, com preços mas acessíveis.
Também já disponível no mercado nacional, cerca de meio ano após ter sido lançado no mercado europeu, este Novo Optima assume-se, em termos exteriores, como uma evolução da linguagem de design desvendada com a anterior geração, apresentada em 2010, embora ainda mais arrojada e desportiva. Especialmente concebidas para clientes que, vocacionados para um segmento inquestionavelmente conservador, pretendem algo de diferente.
A marcar, precisamente, a diferença, a já tradicional grelha frontal tiger nose, faróis compridos e amplos que se prolongam pelas laterais, pára-choques dianteiro de ângulos rectos e arrojados, jantes em liga leve de 16 a 18", luzes traseiras em LED tipo auréola, tampa da bagageira projectada em altura com a forma de um spoiler, além de um pára-choques traseiro do qual sobressaem um difusor de aspecto desportivo e saídas de escape ovais.
Num corpo de dimensões exteriores ligeiramente mais compridas (4,855 m), altas (1,460 m) e largas (1,680 m), uma maior distância entre eixos (2,805 m), menos peso (-8,6 kg) e um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,29 Cd que torna este Optima o mais aerodinâmico até à data, realce, já no interior, para um habitáculo promissoramente mais amplo e confortável (maior, inclusivamente e segundo os responsáveis da marca, que a referência VW Passat), resultado também de bancos reformulados - não só mais leves 2,6 kg, como também mais resistentes.
Mais espaço também ao nível da cabeça (+5 mm em altura nos lugares dianteiros, +15 mm no traseiros), dos ombros (+ 20 mm nos bancos da frente, +17 mm nos de trás) e, nos lugares traseiros, ao nível das pernas (+25 mm), com o sedan japonês a garantir ainda e segundo o próprio fabricante, um aumento da qualidade perceptível, um design mais moderno e um maior requinte. Isto, além de uma bagageira cuja capacidade aumentou ligeiramente dos 505 para 510 litros (VDA), tendo visto igualmente aumentar a funcionalidade, graças ao compartimento sob o piso e à nova entrada da bagageira, ampliada relativamente ao antecessor.
Procurando dar uma maior atenção no condutor (a consola central, por exemplo, apresenta uma inclinação de 8,5 graus na direcção do condutor), o Novo Optima anuncia igualmente uma maior atenção ao pormenores, num ambiente de design mais limpo e moderno, marcado desde logo por um painel de instrumentos concebido num plano mais horizontal, acompanhado de um consola central mais ampla, ambos perfeitamente divididos entre uma parte superior onde estão os ecrãs contendo todas as informações, incluindo o ecrã táctil de 8", a que a marca chama de "exibição"; e uma parte inferior onde se localizam todos os botões (embora agora em menor número), que o fabricante designa de zona de "comandos".
De resto e no caso do Optima "português", mercado onde o modelo surge com um único nível de equipamento (TX), elogios para a extensa lista de equipamento de série e que deixa de fora apenas a pintura metalizada (289,71€) e o tecto de abrir panorâmico (950,00€). Englobando, pelo contrário e sem quaisquer custos acrescidos para o cliente, elementos como o ABS, airbags frontais/laterais/de cortina (os do passageiro dianteiro com função de desactivação), Sistema de Assistência à Travagem (BAS), Direcção Eléctrica Assistida (MDPS), Controlo Electrónico de Estabilidade (ESC), Sinalização de Travagem de Emergência (ESS), Assistência ao Arranque em Subidas (HAC), Imobilizador, sensor de chuva, Indicador da Pressão dos Pneus (TPMS), faróis de nevoeiro dianteiros e traseiros (os da frente em LED), Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS), Informação do Limite de Velocidade, Alarme, Ar Condicionado Automático com ventilação traseira, banco do condutor com ajuste eléctrico, memória e apoio lombar, banco traseiro rebatível 60/40, Coluna de direcção de ajuste telescópico, Cruise Control, Computador de bordo com ecrã 4,3" LCD, Sistema de modos de condução (Normal, Comfort e Sport), sistema de botão Start e chave inteligente, Bluetooth Mãos Livres, Ligações USB + Aux, Sensor de Luz, Sensores de Parqueamento (à frente e atrás), Câmara de Auxílio ao Estacionamento, Bancos em Tecido e Pele, Espelho Retrovisor Electrocrómico, pneu suplente temporário, pedais de alumínio, Cortinas Pára-sol traseiras, jantes em liga leve de 18", luzes LED dianteiras e traseiras e luzes direccionais em curva.
Ainda no domínio da tecnologia, referência especial para o novo sistema de direcção assistida com motor eléctrico montado na cremalheira (R-MDPS), de série nos modelos com o turbodiesel 1.7 CRDi; o opcional sistema de suspensão com controlo electrónico e válvulas internas (ECS) que permite adaptar a resposta da mesma à condução, à aceleração e às condições do piso; o sistema de navegação audiovisual de última geração com Kia Connected Services, conjunto de informações actualizadas e direccionadas para a condução (gratuito nos primeiros 7 anos de vida do veículo); o opcional sistema Harman Kardon Premium Sound de 590 W com 10 altifalantes, amplificador externo e tecnologia de restauração de MP3 Clari-Fi; ou ainda o carregador sem fios para telemóveis localizado na base da consola central.
Em termos de motores, o Novo Optima surge entre nós, para já, apenas com uma única motorização (a caminho está a versão híbrida), um renovado 1.7 CRDi agora com 141 cv (+5 cv que na versão anterior) e 340 Nm de binário (325 Nm no antecessor), que tanto pode estar acoplado a caixa manual de seis velocidades como a uma transmissão automática de dupla embraiagem de 7 relações. E que, além de apresentar melhorias em termos de prontidão de resposta, binário (elevado) a baixas rotações, eficiência de consumo, ruído, aspereza e vibração, anuncia ainda uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos (11 s com transmissão automática DCT), uma velocidade máxima de 203 km/h (o mesmo com caixa DCT), consumos de 4,2 l/100 km (4,4 l/100 km) e emissões de CO2 de 110 g/km (11 6g/km) em trajecto combinado e já com o contributo de um sistema Stop&Start (Idle Stop/Go, na terminologia Kia).
Com a confirmação de todos estes números e sensações adiados para um próximo ensaio, já que do evento de introdução do modelo no mercado nacional não fez parte qualquer experiência de condução, resta apenas divulgar os preços daquele que passa a ser o novo topo-de-gama da marca sul-coreano no mercado nacional, e que começam nos 31.271,88€. Valor, é certo, da versão com caixa manual, mas que ainda assim não deixa de ser surpreendente face ao produto oferecido. Que, conforme também foi dito atrás, pode ainda incluir uma caixa automática de 7 velocidades, componente que faz subir o preço final para os 33.361,88€.
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Abraços,
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