Motores vão adotar fibra de carbono
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Motores vão adotar fibra de carbono
Motores vão adotar fibra de carbono
Material estará no Ford Fiesta em 2020 e deve reduzir peso do 1.0 em até 15%Volkswagen/Divulgação
Motor de alumínio do Up! pesa 63 quilos, enquanto o do Ka 1.0 tem 85 quilos
Na busca pela maior eficiência energética, vale reduzir não apenas o peso de itens como chassi e carroceria do veículo, mas também do motor. Tanto que na construção de propulsores o ferro perdeu espaço para o alumínio, que começa a ser substituído por materiais como magnésio ou mesmo plástico.
Até 2020, as fabricantes ganharão um aliado de (baixo) peso nessa empreitada: a fibra de carbono. Segundo a revista britânica Car, em quatro anos a Ford lançará quatro novas versões para a linha Ecoboost, que estreou em 2009 e combina turbo e injeção direta de combustível. Os propulsores prometidos para 2020 trarão, conforme a publicação, partes feitas de fibra de carbono.
Esse material, que ainda é muito caro, passou a ser utilizado em carros de competição a fim de reduzir o peso e aprimorar o desempenho. Aos poucos, chegou aos modelos “de rua”, inicialmente os superesportivos e, mais recentemente, em veículos “comuns”.
Agora, a fibra de carbono estreia nos motores. De acordo com informações da Car, o primeiro a receber partes feitas com esse material será o 1.0 de três cilindros, que equipa o Fiesta, entre outros modelos compactos.
A fibra de carbono estará em partes como o cárter e o cabeçote dos cilindros, por exemplo. Ainda conforme a revista inglesa, com isso o novo motor será até 15% mais leve que o oferecido atualmente, que tem peças feitas de alumínio.
No Brasil, o 1.0 de três cilindros do Volkswagen Up!, por exemplo, tem bloco e diversas outras partes com esse metal e pesa 63 kg. O Ford Ka utiliza o mesmo tipo de propulsor, mas com alumínio apenas no cabeçote. Com isso, seu peso é de 85 kg.
Até o plástico ganhou espaço nos motores. Com a vantagem de aliar leveza a baixo custo, esse material já é utilizado no cárter da picape Ford F-250 e do sedã Mercedes-Benz Classe S.
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