Kia Picanto Clube
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Líquido de arrefecimento

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Mensagem por Jean fuzari Seg 12 Dez 2016 - 18:17

Pessoal quem puder me ajudar eu agradeço.presciso trocar o líquido de arrefecimento do meu Picanto e gostaria de saber quantos litros vou gastar de água desmineralizada e aditivos .blz

Jean fuzari
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Mensagem por Tokio Seg 12 Dez 2016 - 23:10

Capacidade total de 4,7 litros para o modelo até 2010. Não sei qual o ano do seu carro. Pode comprar 2 litros de fluido concentrado e 3 litros de água desmineralizada. A proporção mínima é de 35% de fluido e 65% de água. O máximo é 50/50. As duas marcas recomendadas pela KIA são o Pentosin Longtime ou o Total Glaself Supra. Não esquecer de acionar o ar quente no momento da troca. O produto usado não pode ser descartado na natureza. Não recomendo fazer a troca em casa, pode empenar ou queimar a junta do cabeçote.

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Mensagem por dtyonline Qua 14 Dez 2016 - 4:54

Jean lembro que comentou da dúvida se o Picanto possuía correia dentada e nos contou que o teu Picanto é 12/13.

De acordo com o Manual do Proprietário versão português Portugal informa que são 5,1 L (página 8 / 5): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços,
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Mensagem por k1w3l Seg 2 Jan 2017 - 8:01

Tokio escreveu:Capacidade total de 4,7 litros para o modelo até 2010. Não sei qual o ano do seu carro. Pode comprar 2 litros de fluido concentrado e 3 litros de água desmineralizada. A proporção mínima é de 35% de fluido e 65% de água. O máximo é 50/50. As duas marcas recomendadas pela KIA são o Pentosin Longtime ou o Total Glaself Supra. Não esquecer de acionar o ar quente no momento da troca. O produto usado não pode ser descartado na natureza. Não recomendo fazer a troca em casa, pode empenar ou queimar a junta do cabeçote.

Só vai queimar a junta se deixar o carro super aquecer, se ficar cuidando a temperatura não.

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Mensagem por Tokio Seg 2 Jan 2017 - 11:39

Não sei se o Picanto novo tem marcador de temperatura, mas até 2010 não tinha, sem scanner não da para controlar a temperatura e existe a possibilidade de algo dar errado. É necessário deixar o carro acionar a válvula termostática para sair o máximo de água possível. Para isso o carro precisa esquentar e depois que ele esquenta e aciona a válvula não existe mais água o suficiente para refrigerar o motor. Ai que pode acontecer problemas. Carros que tem apenas a luz de aviso, a mesma só acende qdo a temperatura esta muito alto.

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Mensagem por k1w3l Seg 2 Jan 2017 - 13:49

Tokio escreveu:Não sei se o Picanto novo tem marcador de temperatura, mas até 2010 não tinha, sem scanner não da para controlar a temperatura e existe a possibilidade de algo dar errado. É necessário deixar o carro acionar a válvula termostática para sair o máximo de água possível. Para isso o carro precisa esquentar e depois que ele esquenta e aciona a válvula não existe mais água o suficiente para refrigerar o motor. Ai que pode acontecer problemas. Carros que tem apenas a luz de aviso, a mesma só acende qdo a temperatura esta muito alto.

O meu é o 2010 tbm, quando disse para cuidar a temperatura me referi justamente ao uso de um leitor obd2 para isso, utilizo um e é uma mão na roda para tudo inclusive trocar o líquido de arrefecimento.

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Mensagem por FCelso Ter 3 Jan 2017 - 12:27

Tokio escreveu:Não sei se o Picanto novo tem marcador de temperatura, mas até 2010 não tinha, sem scanner não da para controlar a temperatura e existe a possibilidade de algo dar errado. É necessário deixar o carro acionar a válvula termostática para sair o máximo de água possível. Para isso o carro precisa esquentar e depois que ele esquenta e aciona a válvula não existe mais água o suficiente para refrigerar o motor. Ai que pode acontecer problemas. Carros que tem apenas a luz de aviso, a mesma só acende qdo a temperatura esta muito alto.

A partir de 2016 o Picanto passou a contar com indicador da temperatura do fluido de arrefecimento do motor.

Foto do painel (modelo 2016)

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