Hyundai e Kia Motors entram em conflito por operação mexicana
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Hyundai e Kia Motors entram em conflito por operação mexicana
Hyundai e Kia Motors entram em conflito por operação mexicana
A relação entre Hyundai e Kia sempre pareceu bem pacífica em nível global, especialmente nos EUA, onde as duas marcas construíram plantas em separado e depois compartilharam as linhas de montagem para obter um crescimento mais consistente no país. No entanto, o mesmo não se pode observar no México.
De acordo com o site Al Volante, as duas operações do grupo Hyundai-Kia no país latino simplesmente entraram em conflito, obrigando a matriz sul-coreana a enviar um “mediador” para que a situação fosse tranquilizada entre as partes. O problema local estaria ligado à filosofia de trabalho das duas partes e características das operações locais.
Antes de chegar ao México, a Hyundai comercializava alguns de seus carros através de um acordo com a Chrysler, que os revendia localmente com a marca Dodge. Mas, este acordo se encerrou há pouco tempo atrás e a sul-coreana passou a adotar sua própria marca.
Sem fábrica no país, a Hyundai vende uma gama interessante de produtos, todos importados, incluindo os indianos Grand i10 e Grand i10 Sedan, além dos coreanos Ioniq, Sonata, Santa Fé, Santa Fé Sport, Accent, Elantra, Tucson e Creta, este último também importado da Índia. Como dito no início do parágrafo, a falta de uma planta local e os benefícios de um custo menor, fazem com que a marca tem uma participação pequena no cenário mexicano, com 2,9% de market share.
Do outro lado, a Kia Motors México fez exatamente o contrário. Ao invés de focar apenas na importação, a marca coreana decidiu pela construção de uma moderna planta de produção em Pesquería, estado de Nuevo Léon, próximo da fronteira com os EUA. A unidade recebeu investimento de US$ 1,5 bilhão e deverá exportar carros não só para os EUA, mas também para o mercado local e América Latina, notadamente o Brasil.
A planta da Kia passou a fazer o compacto Rio e o médio Forte (Cerato), ambos em versões hatch e sedã, além do crossover Sportage. Com essa gama feita localmente e mais os importados Stinger, Soul, Niro, Optima e Sorento, a marca conseguiu melhor posicionamento no mercado mexicano, passando a ter 5,7% de market share, 0,1% abaixo da Honda, por exemplo. Para termos uma ideia, ela supera até a Ford, que tem 5,5%.
Esse posicionamento melhor da Kia se deu também com a presença de carros com melhor imagem junto ao consumidor local, bem como ampliação da rede de revendedores, que é maior que o da Hyundai. Como não tem tarifas de importação por causa da produção local, a Kia se dá muito melhor que a irmã no cenário local. Mas isso estaria incomodando o comando da Hyundai-Kia na Coreia do Sul.
A empresa havia estipulado que cada marca seria independente no México, mas devido ao contraste, Seul determinou a produção do Accent em Pesquería. A partir daí, o conflito entre as filias começou. A Kia México não quis atender a determinação e a Hyundai México insistia no plano da matriz.
Como o impasse se seguiu, a Hyundai-Kia teve que enviar um mediador para que duas partes entrassem num acordo. Nessa situação, houve uma dança de cadeiras com a saídas dos principais executivos – incluindo os presidentes locais – entre os dias 23 e 31 de outubro. Por ora, parece que a situação entrou nos eixos, pois o novo Centro de Distribuição de Peças da Kia México ostenta o nome Hyundai.
E para o Brasil, o que muda? A produção do Accent em Pesquería até poderia beneficiar a gama da Hyundai no Brasil, com um hatch compacto acima do HB20 e um sedã com a mesma proposta, ambos focados em competir com Polo e Virtus, por exemplo. Já no caso da Kia Motors, a operação mexicana beneficiará a operação da empresa no Brasil, impedida de fabricar localmente. Assim, logo teremos o Rio importado do México, assim como Sportage e o Cerato, sem impostos de importação ou IPI adicional.
Aqui, representadas pelos grupos Gandini (Kia) e – parcialmente – CAOA (Hyundai), a relação das duas marcas também não foi das melhores há alguns anos, mas devido as rusgas entre os dois representantes locais, gerando até denúncias contra propagandas no CONAR.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços,
Re: Hyundai e Kia Motors entram em conflito por operação mexicana
A Kia está impedida de fabricar no Brasil? A história com a Ásia Motors não está resolvida?
Renan- Moderador
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