Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

+2
FCelso
gupieroni
6 participantes

Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni Sex 12 Jan 2018 - 22:37

Boa noite !

Adiquiri um Picanto 1.0 automático 12/13 com 60 mil km, , e o consumo dele me decepcionou. Li em alguns lugares que ele costuma fazer 12km/l na cidade.
Pois bem, todo no meu Picanto sempre em baixa velocidade em 90% do tempo, a luz ECO no painel fica acesa quase o tempo todo, ar condicionado uso pouco, e ainda assim, ele da uma média de 9,7km/l na cidade. Achei muito pouco para um carro 1.0, mesmo que automático.
Será que ele tem algum problema ? Pode ser vela ?

Alguém possui esse modelo e tem uma média semelhante ou melhor ?

Obrigado

gupieroni
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Localização : Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por dtyonline Sáb 13 Jan 2018 - 1:21

Gustavo seja bem vindo!

Consumo é relativo devido diversas variantes, faz quanto tempo que tem o Picanto? E da tua parte o que foi feito das manutenções?

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio Sáb 13 Jan 2018 - 12:21

Como o Dani San falou, existem muitas variáveis que influenciam no consumo e você não informou nem uma pista para tentarmos ajuda-lo. Vamos começar pelo básico. Os pneus estão todos calibrados de forma correta, qual o tipo de combustível vc esta usando, já deu uma olhada no filtro de ar, já teve carro automático antes, você mora e circula em local plano, a distancia que vc percorre a partir do momento que sai de casa, costuma ser mais de 15 km? Fora isso, ainda tem muitas outras coisas que podem influenciar.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni Sáb 13 Jan 2018 - 16:43

dtyonline escreveu:Gustavo seja bem vindo!

Consumo é relativo devido diversas variantes, faz quanto tempo que tem o Picanto? E da tua parte o que foi feito das manutenções?

Abraços,

Boa tarde !

A Picanto é ano 2012/2013. Estou com ele há 6 meses, e a revisão de 60 mil km foi feita na CSS Inde foi trocado filtro de ar, óleo, etc.

gupieroni
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Localização : Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni Sáb 13 Jan 2018 - 16:50

Tokio escreveu:Como o Dani San falou, existem muitas variáveis que influenciam no consumo e você não informou nem uma pista para tentarmos ajuda-lo. Vamos começar pelo básico. Os pneus estão todos calibrados de forma correta, qual o tipo de combustível vc esta usando, já deu uma olhada no filtro de ar, já teve carro automático antes, você mora e circula em local plano, a distancia que vc percorre a partir do momento que sai de casa, costuma ser mais de 15 km? Fora isso, ainda tem muitas outras coisas que podem influenciar.

Boa tarde !

A Picanto é ano 2012/2013. Estou com ele há 6 meses, e a revisão de 60 mil km foi feita na CSS Inde foi trocado filtro de ar, óleo, etc.

Os pneus estão sempre calibrados, toda semana eu calibro. Alterei q medida original dos pneus para 175 65 R14 - Michelin. O carro ficou mais macio e o consumo de gasolina não foi alterado.

Abasteço sempre com gasolina tipo comum. Nunca abasteci com aditivada. O filtro de ar está novo.

Meus pais possuem Fit e City ambos 2015 e automático, desempenho bem superior ao Picanto e média de 11,5 km/l - 12km/l

90% do trajeto diário é plano, e não chego a rodar mais de 15km quando saio de casa na maioria da vezes. ( lembrando que não rodo acima de 60km/h quase nunca, e a luz ECO no painel fica acesa quase o tempo todo )

A média de 9,5km/l é normal para a maioria ?


gupieroni
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Localização : Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio Dom 14 Jan 2018 - 10:01

Se essas médias passadas dos Hondas, ñ foram feitas por vc no seu trajeto, vc pode fazer o primeiro teste, usando um dos carros do seus pais para fazer o mesmo trajeto que vc faz, por uma semana e ver qual a média com esses carros. O ideal seria o carro rodar no mínimo 20 km após por trajeto. A partir dessa distância que qualquer carro consegue fazer as melhores médias. A partir dos 60 mil km ñ faz mais diferença fazer revisão na ccs, exceto pela garantia do carro. O seu já deve ter saído ou esta saindo da garantia, então encontre um mecânico bom e de confiança para fazer as manutenções. A ccs faz só o básico e tem muita coisa que precisa ser checada e trocada que a ccs não faz. Eu sempre procuro as oficinas Bosch Car Service, pelo profissionalismo e por ser uma oficina bem equipada. Ai em Sete Lagoas tem duas. Pode mandar fazer uma limpeza de corpo de borboleta e pede para fazer um diagnóstico para ver se o carro esta tudo em ordem. Provavelmente essas velas ainda ñ foram trocadas. Use o óleo 5W30. Acredito que seja esse, visto que foi feito a troca na ccs. Peça para olhar a qualidade do líquido de arrefecimento, principalmente o funcionamento da válvula termostática e da bomba dagua, verificar e trocar o filtro de combustível. Outra coisa que vc deve fazer é trocar o óleo do cambio e fluido de freio. Já passou da hora de trocar, compre o óleo original que é o da Total, precisa ver e especificação correta. O litro do óleo é caro e ñ precisa ser comprado na ccs, vale a pena trocar para ñ ter dor de cabeça depois. Se o City e o FIT já estiverem com mais de 40 mil, pode trocar, tbm. Qualquer concerto nesses cambios partem de 7 mil reais, vc pode ñ trocar e segurar essa bucha no futuro. Todo cambio automático tem filtro de óleo, que deve ser trocado, tbm. A KIA ñ recomenda trocar o óleo de cambio, mas tive um problema no cambio com 41 mil km. Era um cabo elétrico dentro cambio que custava 1 mil reais e demora 40 dias para chegar. Era um simples fio, vc ñ acredita que pode custar tanto, olhando para ele. Para isso, precisou abrir o cambio e o mecânico me mostrou o óleo e o filtro. Estavam extremamente sujo e cheio de limalha. Ele era mecânico da KIA e falou que na ccs eles ñ trocam, mas o correto deveria realizar a troca a cada 40 mil. Geralmente os cambios dão problema depois que o carro saiu da garantia. Ai a bucha fica com o dono do carro. Tem vários vídeo no Youtube falando sobre a necessidade e recomendação de troca. Um muito bom é o TEOMAVE CAMBIO AUTOMATICO. Se depois de tudo isso o carro continuar gastando, precisa fazer uma reprogramação no seu pé. Minha esposa atravessa São Paulo no horário de pico e faz 12,3 a 13 com gasolina. Eu pego o carro dela, faço quase o mesmo trajeto e faço de 10,5 a 11, porque afundo o pé no acelerador, mesmo.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por gupieroni Dom 14 Jan 2018 - 22:22

Tokio escreveu:Se essas médias passadas dos Hondas, ñ foram feitas por vc no seu trajeto, vc pode fazer o primeiro teste, usando um dos carros do seus pais para fazer o mesmo trajeto que vc faz, por uma semana e ver qual a média com esses carros. O ideal seria o carro rodar no mínimo 20 km após por trajeto. A partir dessa distância que qualquer carro consegue fazer as melhores médias. A partir dos 60 mil km ñ faz mais diferença fazer revisão na ccs, exceto pela garantia do carro. O seu já deve ter saído ou esta saindo da garantia, então encontre um mecânico bom e de confiança para fazer as manutenções. A ccs faz só o básico e tem muita coisa que precisa ser checada e trocada que a ccs não faz. Eu sempre procuro as oficinas Bosch Car Service, pelo profissionalismo e por ser uma oficina bem equipada. Ai em Sete Lagoas tem duas. Pode mandar fazer uma limpeza de corpo de borboleta e pede para fazer um diagnóstico para ver se o carro esta tudo em ordem. Provavelmente essas velas ainda ñ foram trocadas. Use o óleo 5W30. Acredito que seja esse, visto que foi feito a troca na ccs. Peça para olhar a qualidade do líquido de arrefecimento, principalmente o funcionamento da válvula termostática e da bomba dagua, verificar e trocar o filtro de combustível. Outra coisa que vc deve fazer é trocar o óleo do cambio e fluido de freio. Já passou da hora de trocar, compre o óleo original que é o da Total, precisa ver e especificação correta. O litro do óleo é caro e ñ precisa ser comprado na ccs, vale a pena trocar para ñ ter dor de cabeça depois. Se o City e o FIT já estiverem com mais de 40 mil, pode trocar, tbm. Qualquer concerto nesses cambios partem de 7 mil reais, vc pode ñ trocar e segurar essa bucha no futuro. Todo cambio automático tem filtro de óleo, que deve ser trocado, tbm. A KIA ñ recomenda trocar o óleo de cambio, mas tive um problema no cambio com 41 mil km. Era um cabo elétrico dentro cambio que custava 1 mil reais e demora 40 dias para chegar. Era um simples fio, vc ñ acredita que pode custar tanto, olhando para ele. Para isso, precisou abrir o cambio e o mecânico me mostrou o óleo e o filtro. Estavam extremamente sujo e cheio de limalha. Ele era mecânico da KIA e falou que na ccs eles ñ trocam, mas o correto deveria realizar a troca a cada 40 mil. Geralmente os cambios dão problema depois que o carro saiu da garantia. Ai a bucha fica com o dono do carro. Tem vários vídeo no Youtube falando sobre a necessidade e recomendação de troca. Um muito bom é o TEOMAVE CAMBIO AUTOMATICO. Se depois de tudo isso o carro continuar gastando, precisa fazer uma reprogramação no seu pé. Minha esposa atravessa São Paulo no horário de pico e faz 12,3 a 13 com gasolina. Eu pego o carro dela, faço quase o mesmo trajeto e faço de 10,5 a 11, porque afundo o pé no acelerador, mesmo.

Boa noite, Tokio !

Obrigado pelas recomendações, vou levar o carro no Centro Automotivo Bosch, não sabia que em Sete Lagoas tinha.

A garantia do carro acaba em 08/03/18.

Neste período que estou com ele, já deu problema no compenssor do ar condicionado, que foi trocado pela CSS e ficou muito bom, e logo depois um barulho no câmbio automático, que também foi sabado pela CSS.
Atualmente ele está com um barulho na direção, ao girar o volante ( parece que dá um pequeno tranco) , não sei se é o início de uma folga na direção. Vou levar na CCS antes da garantia acabar.

No seu ponto de vista, o carro fazer 9,5 km/l ( cidade ) está na média para um 1.0 automático, 3 cilindros ?

Grato pela ajuda !


gupieroni
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 7
Localização : Sete Lagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio Seg 15 Jan 2018 - 10:16

Cara, com base no carro da minha mulher que é uma versão anterior, 4 cilindros, somente a gasolina e andando no trânsito de SP, o seu esta gastando um pouco sim. Porém, o fato de ser Flex, talvez possa influenciar um pouco, não sei. Nosso amigo Fabricio, aqui do canal, consegue fazer ótimas médias, mas o carro dele é manual. O manual sempre faz média melhor que o automático. Teoricamente esse motor de 3 cil. era pra ser mais econômico que o 4 cil. anterior. Tenta andar da forma mais suave possível. Depois disso, se melhorar consideravelmente o consumo do carro, vc avalia se vai querer andar bem boa e econômico ou ser mais agressivo e gastar mais combustível. O carro é 1.0 se vc sair da imobilidade, sempre afundando o pé, ele vai beber. Tenta rodar na faixa entre 2 e 3 mil RPM. Mas, da uma olhada nas velas e filtro de ar, que fáceis de checar. Da uma olhada no FCelso ou no Blue que é o carro dele. Ele detalha várias coisas sobre manutenção e consumo.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por FCelso Dom 21 Jan 2018 - 21:07

Opa Gui,

Conforme o Tokio falou, as médias boas que consigo são com câmbio manual. E, além disso, pé suave. Troco de marcha antes dos 2000 rpm, acelerando de modo gradativo (nunca afundo o pé), e rodo geralmente trechos de 55 km direto (10 km de cidade e 45 km de estrada) mantendo velocidade constante em 5a marcha e mantendo abaixo de 2500 rpm o máximo possível (geralmente 70 km/h @ 2100 rpm). O ar condicionado, utilizo apenas quando realmente necessário. Na maioria das vezes, apenas nos 55 km de ida uso ar condicionado, pois saio à tarde, e no retorno não uso ar condicionado pois é tarde da noite.

Sobre a manutenção, também reforçando o que o Tókio mencionou, corpo da borboleta limpo, velas, filtros, óleos e fluido de arrefecimento são fundamentais para o bom funcionamento do veículo e consumo dentro do esperado.

Conforme o site Carros na Web, o consumo esperado para o teu Picanto na cidade seria 11,4 km/l com gasolina. Podes comparar com o consumo esperado para os demais carros da sua família. No meu caso, sempre consigo consumo mais alto do que o informado pelo site, geralmente 2 km/l. Já testei com diversos modelos. Isso é bom para uma referência, e também para um fator de correção de acordo com o modo de condução de cada pessoa.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Val Dom 18 Fev 2018 - 11:14

Queria eu fazer isso. Aqui no meu 14-15 faço 8-8.5 km/L de sorte, mas... rodo na ida/volta para o trabalho 8 km, com várias paradas em semáforos e trânsito lento em alguns pontos no horário que saio de casa. Ar ligado praticamente 100% do tempo, mas no inverno quando não uso tanto o ar, não vejo grande diferença no consumo.
Val
Val
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 339
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por FCelso Seg 19 Fev 2018 - 10:06

Val, é outro padrão de uso. No meu caso são 55 km até o trabalho, 90% em rodovia.

Se eu estivesse a 8 km do trabalho, ia de bike! Very Happy

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Val Sáb 31 Mar 2018 - 18:24

FCelso escreveu:Val, é outro padrão de uso. No meu caso são 55 km até o trabalho, 90% em rodovia.

Se eu estivesse a 8 km do trabalho, ia de bike! Very Happy

Falow,
Fabrício

Laughing Laughing Laughing Acredite! É melhor que eu vá de qualquer coisa, menos bicicleta. A última vez que andei de bike quase fiz uma cirurgia de mudança de sexo num cidadão. Nunca mais! Laughing
Val
Val
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 339
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por dtyonline Dom 1 Abr 2018 - 4:33

huahuahua Laughing
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Baguá R Qua 4 Abr 2018 - 19:02

Eu tbm fiquei decepcionado com o consumo do Picanto 2011/at. Rodando somente em estrada, pneus medidas originais, gasolina comum estou tirando 10/L tenho uma Strada 2004 1.8 no mesmo trajeto consigo o mesmo valor!

Enviado pelo Topic'it
Baguá R
Baguá R
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Tokio Qua 4 Abr 2018 - 22:36

Baguá, carro automático de 4 marchas, ñ da pra fazer milagre. O Picanto automático gasta mais na estrada que na cidade. Economico mesmo é o cambio manual. Tem que escolher entre conforto e economia.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Baguá R Qua 4 Abr 2018 - 23:05

É meu amigo da próxima vou pela economia.

Enviado pelo Topic'it
Baguá R
Baguá R
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 18

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Val Sex 20 Abr 2018 - 12:19

Eu queria dizer só que o meu picanto faz em torno de 8 km/l na cidade. Na estrada, a última vez que usei, ele fez ao redor de 16 km/l, que é o mesmo consumo do meu primeiro Picanto, ainda movido à gasolina.

Recentemente, graças ao post de outra pessoa com problema semelhante ao meu - tanque da metade para baixo despenca - me dei conta que de fato meu AT tem um consumo decente até meio tanque (rodo entre 120 e 130 km com 14 L) e ridículo abaixo disso (70-80 km), até a hora que a luz de combustível acende.

Já reclamei na KIA, reprogramaram a injeção, mas sem sucesso. Agora abasteço no meio tanque para ter um rendimento/km melhor.
Val
Val
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 339
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT Empty Re: Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos