Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

+4
Renan
djalma.souto
Dower Leal de Moura
hacunha
8 participantes

Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por hacunha Qua 18 Mar 2015 - 17:51

Amigos,

Irei compartilhar aqui o ocorrido com meu Picanto EX4 2011 1.0 Flex.

Tenho este carro a 3 anos e SEMPRE usei Gasolina. Mas olha só o que aconteceu quando absteci com alcool/ethanol.

No dia 6/03, quando a reserva já estava no "cheiro", pela manha abasteci 10L de Alcool/Ethanol, trocando assim o combustivel que sempre usei (gasolina). Andei 25km até o trabalho normalmente.
No dia mesmo dia a noite o carro simplesmente não dava partida. Apos diversas tentativas e forçar muito o carro pegou. Mas morreu sozinho enquanto o mecanico da seguradora fazia a papelada.
Depois, o carro só pegou no tranco (meu carro é manual). Porem o carro morria quando o giro do motor chegava proximo a 2mil rpm.

Logo pensei que o carro não estava reconhecendo o Alcool no tanque, apesar de já ter andado 25km com este combustivel durante os 30 minutos de trajeto no periodo da manha.

Como precisava do carro, fiz pegar no tranco e fui ate um posto de gasolina para abastecer com Gasolina. O motor estava com uma vibração estanha, mas o desempenho aparentemente normal. Porem, a cada partida o carro sozinho dava uma acelerada e depois estabilizava o giro nos 1mil rpm.

Não pensei duas vezes, levei o carro até a unica concessionária Kia em Campinas, SP. O Carro já esta la a 2 dias. Aparentemente a injeção não estava salvando o novo mapeamento quando troca o combustivel, dizem que por conta de um curto que foi eliminado. Vai entender exatamente o que fizeram.

Vocês já tiveram problemas similares?

Para ajudar os demais proprietarios do Picanto, irei atualizar esse topico assim que retirar o carro da concessionaria e testa-lo nos proximos dias.

Abraço e desculpem o longo relato.

@cunhah

hacunha
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 47
Localização : Campinas, Sao Paulo, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Qui 19 Mar 2015 - 12:01

Olha, nunca passei por isso com o Picanto nem com outros flex que tive.

Fiquei intrigado...

Obrigado pelo relato preciso e poste sobre o andamento.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por hacunha Qui 19 Mar 2015 - 13:13

Ontem retirei o carro na concessionaria. De acordo com eles, existia uma falha no aterramento do chicote da Injeção que poderia estar causada a perda da configuração apos a leitura do novo combustivel.
Sai da concessionaria rodando com alcool. Mas, eles informaram que o teste definitivo seria hoje cedo quando eu fosse dar a partida com motor frio com alcool.

Hoje pela manha o carro funcionou normalmente. Aproveitei e enchi o tanque com alcool (sim eu gosto de viver perigosamente) antes de sair para o trabalho. Não notei nada de errado.

Vamos ver se o carro ira funcionar depois do trabalho.

Manterei todos informados.

hacunha
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 47
Localização : Campinas, Sao Paulo, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Sex 20 Mar 2015 - 16:29

Acho que agora esta tudo certo!

Quanto a usar etanol, tem q testar mesmo heheheheh
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por hacunha Sex 20 Mar 2015 - 16:33

Renan,
Ontem o carro funcionou sem problemas.

Entendo que o teste definitivo sera quando acabar por completo o tanque atual com Etanol e eu abastecer o carro com gasolina. Assim confirmaremos se a nova leitura de combustivel foi percebida e gravada pela injeção.

Quando fizer essa nova troca de combustivel informo vocês.

hacunha
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 47
Localização : Campinas, Sao Paulo, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Sex 20 Mar 2015 - 16:36

Blz
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Dower Leal de Moura Ter 12 maio 2015 - 22:02

Uso etanol, nesse carro, desde o final do ano de 2014. Antes usava gasolina. Quando chego no Posto, coloco, hoje, o combustível que me der na telha e nunca tive problemas. Carro flex é para isso. Não faça teste e pura e simplesmente ande. E não esqueça: carro com dentada e à injeção, "não pega no tranco". Você pode deixar a correia "banguela".

Dower Leal de Moura
Membro Experiente
Membro Experiente

Mensagens : 62
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por robsonkobayashi Ter 2 Jun 2015 - 20:42

O meu também não funciona bem com álcool, a primeira vez fui no posto (a pé) e comprei mais gasolina (aditivada) para colocar no tanque e funcionou, na segunda a mesma coisa, meu carro praticamente é a gasolina (modelo 2012/2013). Qdo informei esta situação na concessionária eles disseram que era normal, e que teria que rodar uns 50km pra não ter essas falhas, vou ligar no SAC para averiguar melhor esta situação, afinal eu comprei um carro flex.
robsonkobayashi
robsonkobayashi
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 19
Localização : Campo Grande-MS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por dtyonline Ter 2 Jun 2015 - 23:17

Nossa que absurdo isso de ter que rodar 50 km viu robsonkobayashi, informado pela concessionária. Teoricamente de 5 a 10 km rodados ou 10 minutos em funcionamento solucionaria o problema até a injeção reconhecer qual proporção de combustível contém no tanque.

Poste o resultado após o contato no SAC da Kia.

Abraços,


Última edição por dtyonline em Qua 3 Jun 2015 - 1:49, editado 1 vez(es)
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Ter 2 Jun 2015 - 23:39

50 km???

Que eu saiba, troca o combustivel quando entrar na reserva e basta rodar 6km sem desligar o motor.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por djalma.souto Seg 8 Jun 2015 - 15:25

Boa Tarde,

Também tenho um Kia Picanto, e ontem dia 07/06/2015, resolvi colocar alcool, carro na reserva, coloquei 25 litros Álcool e 1 litro de gas no reservatório, depois rodei 28Km, para não ter problemas, isso pela manhã, a tarde liguei o carro pegou normalmente, coloquei na garagem. Hoje as 06:00 da manhã, foi ligar o carro e não pegou deforma alguma, tentei agora a tarde e nada... Agora carro Flex que não pode usar Alcool/Ethanol!!!

djalma.souto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 1
Localização : Montes Claros-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Seg 8 Jun 2015 - 18:32

Ja tive esse problema no meu, foi necessario trocar uma peca da qual nao lembro o nome
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por dtyonline Seg 8 Jun 2015 - 20:54

Renan, não teve nada a ver com alguma peça próxima aos bicos injetores não né?

Aqui não localizei, pois a busca não ajuda, mas no Facebook, tinha a sugestão de desconectar os bicos injetores e dar partida, caso seja problema de reconhecimento de combustível.

djalma.souto, nos conte da solução do teu caso.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Ter 9 Jun 2015 - 18:37

Nao Daniel, o combustivel era reconhecido mas a partida era dificil.

No meu caso, a gasolina nao era injetada na hora de dar a partida;ai a partida era feita apenas no etanol- por isso que quando o motor estava frio era ruim de ligar.

Vai contando o andamento do caso!
Abracos
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por dtyonline Qua 10 Jun 2015 - 0:32

Entendi Renan, menos mal que o combustível era reconhecido.

Não sei se para facilitar a partida é possível aumentar a vazão da saída de gasolina do tanque de partida a frio, que seria um meio de não armazenar por tanto tempo gasolina no respectivo tanque.

E vamos aguardar a solução do djalma.souto!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por FCelso Qui 12 maio 2016 - 16:27

Opa Renan, tenta lembrar o nome da peça que foi trocada (seria a válvula solenoide?), pois o Blu com álcool nesses dias frios está tendo dificuldade para pegar na primeira partida do dia.

Pensei que pudesse ser etanol de qualidade duvidosa (com mais água que o usual), mas aconteceu nos dias mais frios e com etanol de marcas diferentes.

Em dias não muio frios, duas viradas de chave são suficientes (escuto a bomba injetora do reservatório de gasolina funcionando).

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Renan Qui 12 maio 2016 - 23:40

Fabricio, acho que era essa .

No meu caso, fazia com que o combustivel nao fosse reconhecido (ou/e agasolina nao era injetada )era MUITO dificil dele dar a partida com o motor frio- tinha vezes que so ligava depois de 12 tentativas.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por fys_yukio Qui 30 Jun 2016 - 17:10

Estava pensando, sempre utilizei álcool/etanol, nunca abasteci com gasolina (apenas o tanquinho coloquei gasolina).

Será que poderei ter algum problema se trocar de combustível?
fys_yukio
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 225
Localização : São Paulo/SP

http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por FCelso Qui 30 Jun 2016 - 17:26

Se o veículo está em condições normais de utilização, não deve ocorrer qualquer problema na mistura ou troca de combustíveis. A diferença será na autonomia e no desempenho: álcool puxa mais e bebe mais, e gasolina puxa menos e bebe menos. Em média de 3 a 5 km/l de diferença.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por robsonkobayashi Qua 13 Nov 2019 - 9:54

Salve amigos, e continuando a caça ao problema, esses dias resolvi abastecer com álcool (tbm estou no fórum do hb20 e lá me recomendaram fortemente o uso do álcool), e não deu outra. Abasteci de manhã, rodei 15min. Partida normal na tarde, depois de noite tbm. Mas no dia seguinte, voltou a falhar. Após várias tentativas, desconectei a bateria e já era quase 12h e após insistir pegou. Fui trabalhar e no final da tarde demorou pra pegar, completei com gasolina aditivada. No outro dia não pegou de jeito nenhum, teve que ser rebocado pra concessionária que desconfiou da sonda lambda e fez um orçamento de mais de 1000,00 só pela peça que demoraria 7 dias úteis. Como já haviam feito o remapeamento e estava dando a partida normalmente (tbm já não está em garantia), levei em outra oficina, comprei a peça e trocaram, mas não sei se era isso mesmo. Enfim, vou voltar pra gasolina.
robsonkobayashi
robsonkobayashi
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 19
Localização : Campo Grande-MS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por robsonkobayashi Qui 23 Abr 2020 - 17:43

Apenas para constar, no fórum do HB20, sugeriram esvaziar o tanque de partida a frio, pois parece que ele é o causador do não funcionamento da partida. Vai saber né, mas se não estiver fazendo frio, acho q vale a pena tentar.
robsonkobayashi
robsonkobayashi
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 19
Localização : Campo Grande-MS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por FCelso Qui 23 Abr 2020 - 18:45

Opa Robson,

No MS creio que não esfria né! kkk

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por robsonkobayashi Qui 23 Abr 2020 - 22:50

Dificilmente, nem se compara com o frio do RS.
robsonkobayashi
robsonkobayashi
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 19
Localização : Campo Grande-MS

Ir para o topo Ir para baixo

Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol Empty Re: Picanto EX4 Flex que não anda com Alcool/Ethanol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos