Proteste aponta insegurança em novo teste de cadeirinhas infantis
2 participantes
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Proteste aponta insegurança em novo teste de cadeirinhas infantis
Proteste aponta insegurança em novo teste de cadeirinhas infantis
Segundo a associação de consumidores, pior avaliação neste ano foi a de impacto lateral, que ainda não é obrigatório no Brasil
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou nesta semana os resultados do quinto teste de impacto com cadeirinhas infantis automotivas. A notícia não é boa para pais e mães, já que, dos oito modelos avaliados, somente dois foram de fato considerados bons produtos, com nota 73 de 100.
Os testes foram feitos em dois grupos diferentes. No primeiro, dos chamados bebês-conforto (de 0 a 13 kg), foram avaliadas a Bébé Confort Streety Fix e a Chicco Key Fit, que receberam a melhor classificação, além da Burigotto Touring Evolution (nota 63), além da Cosco CC 2001 (nota 51) e da ABC Design Risus (nota 44).
O segundo grupo, que seriam modelos para crianças maiores (0 a 25 kg), incluiu a Burigotto Matrix Evolution e a Safety 1ST Recline (nota 44), fora a pior classificada Galzerano Futura (nota 18), esta última foi a únida não recomendada para compra.
Embora nenhuma cadeirinha tenha recebido nota máxima e todas tenham sido analisadas com falhas nas informações para a instalação do produto, a associação de consumidores indica o uso dos outros produtos, mesmo com nota mediana. "Na verdade, algumas cadeirinhas se sairam bem em alguns testes e em outros não. Embora os modelos com notas entre 44 e 63 não sejam os melhores produtos, a Proteste recomenda a utilização deles e aconselha aos pais ficarem atentos a qual comprar", afirmou a assessoria de imprensa da empresa à Autoesporte.
Pior resultado
O pior resultado do modelo Galzerano Futura, com nota de apenas 18 de 100, também aconteceu pelo grande deslocamento da cabeça do boneco utilizado em teste nas colisões, além da grande carga no pescoço. O modelo da ABC Design Risus também recebeu uma nota abaixo do esperado, após ter a base com isofix da cadeirinha quebrada nos ensaios - o que mostra a insegurança de usá-lo com este dispositivo de fixação -, fora a cabeça do boneco chocada com a lateral da porta e forte aceleração também no tórax.
Outras falhas na simulação incluíram base quebrada e cadeira rotacionada no modelo Burigotto Matrix Evolution, apoio de cabeça da cadeira quebrado no caso da Safety 1ST Recline, fora as fortes cargas no boneco e considerações ruins no teste de impacto frontal em ambos.
Testes
Para realizar os testes de impacto frontal e lateral, o veículo simulado deve estar a 64 km/h e 28 km/h, respectivamente. Quanto aos itens avaliados no boneco, estão o deslocamento e a aceleração da cabeça, as cargas no pescoço e a aceleração do tórax.
Vale lembrar que a avaliação de impacto lateral, que alcançou apenas a classificação "aceitável" em todos os modelos testados pela Proteste, hoje não tem regulamento que a obrigue a acontecer. Mas, considerando as notas ruins nesse tipo de impacto, a Proteste reforçou ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) o pedido para que a avaliação torne-se obrigatória para obter certificação nas cadeirinhas vendidas no Brasil, como já acontece em outros países.
Para mais detalhes de resultados, preços e recomendações sobre cada modelo, confira abaixo o material disponibilizado pela Proteste:
Resultados do teste em cadeirinhas infantis da Proteste (2015) (Foto: Divulgação)
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços,
Re: Proteste aponta insegurança em novo teste de cadeirinhas infantis
Produto nacional....triste dizer isso, mas nao chega a surpreender.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: Proteste aponta insegurança em novo teste de cadeirinhas infantis
Infelizmente né Renan, em vez da qualidade melhorar, as empresas terem ISO, mas nada.
Abraços,
Abraços,
Tópicos semelhantes
» Cadeirinhas estão suspensas para vans
» Sign - Compartilhe a sua!
» Novo Cerato AT por 69.900
» TESTE: KIA PICANTO 1.0 MANUAL
» Teste pneus 195/50 R15 no Picanto modelo 2012
» Sign - Compartilhe a sua!
» Novo Cerato AT por 69.900
» TESTE: KIA PICANTO 1.0 MANUAL
» Teste pneus 195/50 R15 no Picanto modelo 2012
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|