MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
+4
Gabriel Naiff
telles0808
crackboy
leandro
8 participantes
Página 1 de 1
MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
Utilizei o mesmo procedimento do, mas no meu utilizei fita metálica.
Comprado em casa para ar-condicionados:
1 - Fita Metálica p/ Ar-Condicionado
1 - Tubo de 2 metros de Poliuretano
1 - Tesoura = Para abrir o POLIURETANO ao meio para abraçar o tubo do carro(ela é anti-chamas).
Acompanhem nas fotos que é moleza mas leva algum tempo...
o problema que tive foi que quando ela é aberta ela não cabe na mangueira de borracha grossa, mas foi resolvido, quando vc utiliza outro pedaço e corta o tamanho que falta.
Saiba desligar alguns conectores, e depois religá-los. Eu desliguei dois da tampa de válvulas, um do radiador do ar, e outro do condensador do ar.
Imagens erradas retiradas!!!
Comprado em casa para ar-condicionados:
1 - Fita Metálica p/ Ar-Condicionado
1 - Tubo de 2 metros de Poliuretano
1 - Tesoura = Para abrir o POLIURETANO ao meio para abraçar o tubo do carro(ela é anti-chamas).
Acompanhem nas fotos que é moleza mas leva algum tempo...
o problema que tive foi que quando ela é aberta ela não cabe na mangueira de borracha grossa, mas foi resolvido, quando vc utiliza outro pedaço e corta o tamanho que falta.
Saiba desligar alguns conectores, e depois religá-los. Eu desliguei dois da tampa de válvulas, um do radiador do ar, e outro do condensador do ar.
Imagens erradas retiradas!!!
Última edição por leandro em Sex 17 Dez 2010 - 11:10, editado 1 vez(es)
leandro- Membro Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Brasilia DF
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
Muito bom... ficou melhor que o meu visualmente...
Porem os tubo H ( HOT ) não tem necessidade de isolar, o motor já é quente e nao precisa chegar MAIS quente ao compressor...
ligue o ar e coloque a mão nos tubos, os que ficarem gelados, coloque a manta... os que ficarem quentes, deixe como estão...
desse jeito voce fez o ar ficar a mesma coisa que antes, já que os tubos quentes nao estão dissipando... =)
P.S. : DEIXEI bem CLARO no meu Blog que voce tem que usar tubo 22/10 para ele abraçar perfeitamente ser ter que fazer outro corte para fechar =) só ler! =)
Abraços!
Porem os tubo H ( HOT ) não tem necessidade de isolar, o motor já é quente e nao precisa chegar MAIS quente ao compressor...
ligue o ar e coloque a mão nos tubos, os que ficarem gelados, coloque a manta... os que ficarem quentes, deixe como estão...
desse jeito voce fez o ar ficar a mesma coisa que antes, já que os tubos quentes nao estão dissipando... =)
P.S. : DEIXEI bem CLARO no meu Blog que voce tem que usar tubo 22/10 para ele abraçar perfeitamente ser ter que fazer outro corte para fechar =) só ler! =)
Abraços!
crackboy- Membro Sênior
- Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
pqp, onde vc consegue esses tubos de poliuretano??
telles0808- Membro Sênior
- Mensagens : 121
Localização : Curitiba
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
telles0808 escreveu:pqp, onde vc consegue esses tubos de poliuretano??
Em loja de assitência técnica de ar condicionado ou que venda produtos de refrigeração tem
Gabriel Naiff- Membro Frequente
- Mensagens : 35
Localização : Belém
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
melhorou muito a eficiencia de vocês?
final de semana vou tentar fazer isso.
final de semana vou tentar fazer isso.
telles0808- Membro Sênior
- Mensagens : 121
Localização : Curitiba
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
PARABENS...
VOCE VAI QUEBRAR O COMPRESSOR :
FAVOR VER ESSE TOPICO... SEU ISOLAMENTO ESTÁ ERRADO!!!!!!
VOCE VAI QUEBRAR O COMPRESSOR :
FAVOR VER ESSE TOPICO... SEU ISOLAMENTO ESTÁ ERRADO!!!!!!
crackboy- Membro Sênior
- Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
é isso ae... valeu ae.
vou arrancar aquele que passa o ar quente...
vou arrancar aquele que passa o ar quente...
leandro- Membro Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Brasilia DF
Iniciando minha participação
Como minha atividade profissional é exatamente climatização, posso colaborar neste tópico.
O Rafael está correto quando ensina a isolar somente os tubos que ficam frios após alguns minutos de funcionamento do sistema de ar condicionado.
É correto isolar o trecho de tubulação após a válvula de expansão até a sucção do compressor.
O restante das tubulações, não devem ser isoladas. A perda de calor nestes tubos é benéfica para o sistema.
A imagem em anexo é um esquema simplificado do funcionamento de um ar condicionado automotivo e mostra os tubos que devem ser isolados (azuis) e os que não devem (vermelhos).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O material utilizado deve ser incombustível e adequado para as temperaturas elevadas do cofre do motor. Recomendo o uso de espuma elastomérica
Armaflex AF que atende esta classificação.
Os isolantes mais baratos que são usados na instalação de splits "pegam fogo e propagam chama".
Link do Armaflex para quem tiver interesse em conhecer melhor o produto que também é vendido em casas de produtos para refrigeração.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço.
O Rafael está correto quando ensina a isolar somente os tubos que ficam frios após alguns minutos de funcionamento do sistema de ar condicionado.
É correto isolar o trecho de tubulação após a válvula de expansão até a sucção do compressor.
O restante das tubulações, não devem ser isoladas. A perda de calor nestes tubos é benéfica para o sistema.
A imagem em anexo é um esquema simplificado do funcionamento de um ar condicionado automotivo e mostra os tubos que devem ser isolados (azuis) e os que não devem (vermelhos).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O material utilizado deve ser incombustível e adequado para as temperaturas elevadas do cofre do motor. Recomendo o uso de espuma elastomérica
Armaflex AF que atende esta classificação.
Os isolantes mais baratos que são usados na instalação de splits "pegam fogo e propagam chama".
Link do Armaflex para quem tiver interesse em conhecer melhor o produto que também é vendido em casas de produtos para refrigeração.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço.
rburatto- Membro Novato
- Mensagens : 3
Localização : RS
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
Ainda não fiz essa mudança no meu picanto porque ninguem afirmou que houve alguma melhora. Há alguma melhora no ar-condicionado ? Se afirmativo, melhorou o quê ?
george- Membro Novato
- Mensagens : 3
Localização : fortaleza
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
No meu caso usei isolamento de tubulação de ar condicionado split + abraçadeiras de plástico para isolar a tubulação gelada e adicionei Alfa-x.
Este mesmo material usei no meu Ford Focus e funcionou legal!
Melhorou significativamente...
Este mesmo material usei no meu Ford Focus e funcionou legal!
Melhorou significativamente...
Franklimperatriz- Membro Experiente
- Mensagens : 75
Localização : IMPETRATRIZ
Re: MELHORANDO O AR-CONDICIONADO
como dica, vale sempre verificar o estado do filtro de ar da cabine
o filtro sujo (obstruído) gera uma queda de performance no sistema de ventilação
o filtro sujo (obstruído) gera uma queda de performance no sistema de ventilação
Tópicos semelhantes
» AR-CONDICIONADO
» ar condicionado
» Ar condicionado falhando
» ar condicionado pifado?
» Filtro de Ar-condicionado e Ar do motor
» ar condicionado
» Ar condicionado falhando
» ar condicionado pifado?
» Filtro de Ar-condicionado e Ar do motor
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos