Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

3 participantes

Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Sáb 16 Jan 2016 - 19:36

Boa tarde pessoal do Clube,

Duas semanas atrás estive na busca de um sedã compacto com espaço de médio, para o meu pai, pois ele decidiu finalmente substituir o Renault 19 RT Sedan 1.8 1995 que estava com ele desde 2006.

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  1918sedan

A ideia dele era adquirir um veículo 0 km na faixa dos R$ 50.000,00. Assim, e de acordo com os gostos dele, avaliamos nas concessionárias o Fiat Grand Siena 1.6 16v (versão Essence 2015/2016) e o Renault Logan 1.6 8v (versão Dynamique). Em uma concessionária Toyota, avaliamos um Chevrolet Cobalt 1.8 8v (versão LTZ 2014/2015 com 25 mil km e em garantia + 2 anos).

Renault Logan 1.6 8v Dynamique 2015/2016 (R$ 55.000,00):

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Logan-exclusive-2015-4

Motor: Moderadamente ruidoso, porém com baixo desempenho. Inferior inclusive o RT 19
Posição de dirigir: Relativamente confortável, fácil de acertar os ajustes.
Suspensão: Equivalente à do Picanto Série 2 original, baques secos e dura.
Porta malas: Dentro da média da categoria
Pontos extra: Sistema de GPS integrado à central multimidia original.

Grand Siena 1.6 16v Essence 2015/2016 (R$ 51.000,00):

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Siena-sublime-2016-4

Motor: Relativamente silencioso, em altas rotações se nota ruído um pouco elevado. Bom desempenho, equivalente ao RT 19.
Posição de dirigir: Pouco confortável, provavelmente canse em viagens longas, difícil de acertar os ajustes.
Suspensão: Macia, porém faz o veículo oscilar em demasia no caso de mudanças bruscas de direção.
Porta malas: Acima da média da categoria
Pontos extra: O modelo avaliado contava com uma câmera de ré integrada ao retrovisor interno.

Chevrolet Cobalt 1.8 8v LTZ 2014/2015 (R$ 45.000,00):

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Cobalt-2014-1

Motor: Silencioso em todas as situações (isolamento acústico). Bom desempenho, superior ao RT 19, excelente torque em baixa rotação.
Posição de dirigir: Muito confortável, provavelmente não canse em viagens longas, fácil de acertar os ajustes.
Suspensão: Macia, e não oscila em demasia no caso de mudanças bruscas de direção. Comportamento dinâmico bastante previsível.
Porta malas: Acima da média da categoria
Pontos extra: As colunas "A" são bastante largas, o que dificulta a visibilidade em algumas manobras e em cruzamentos.

A decisão pesou para o Cobalt. Assim que tiver mais impressões, posto aqui, pois estarei usando ele nas próximas semanas.


Última edição por FCelso em Dom 17 Jan 2016 - 10:14, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Adição de fotos)
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por dtyonline Sáb 16 Jan 2016 - 20:54

Ótimo comparativo hein Fabrício, essas informações ajudarão muito aqui que também precisam de um carro desse porte ou como segundo veículo!

Mas me chamou a atenção foram os 10 anos com o Renault 19 RT Sedan 1.8 1995, parabéns a ele! Very Happy

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Sáb 16 Jan 2016 - 23:05

Blz Dani San,

Meu velho roda muito pouco, ele deve ter feito algo em torno de 30 mil km no R19. Então esse Cobalt vai se manter bem nos próximos 10 anos, o que não posso dizsr o mesmo do meu pai, pois esse sim está mais perto do prazo de validade kkk
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por dtyonline Dom 17 Jan 2016 - 20:56

Nosso só 30 mil km em 10 anos Fabrício, uau! Shocked

Praticamente zero. Feliz do próximo dono do Cobalt também!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Seg 18 Jan 2016 - 18:45

A primeira impressão do consumo é promissora...

Uso 100% urbano com ar:

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  20160118_113730_zpsftiiq7xd
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por Renan Seg 18 Jan 2016 - 20:51

Cobalt: ele tem bom torque em baixa rotacao, no desempenho em geral tende a ser inferior ao do 19 e a beber bastante, embora a 80-90 em 5 marcha, seja economico.

Logan: suspensao dura?? Sera que os pneus nao estavam muito cheios?

Nao cogitaram Versa e Etios?
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Sáb 23 Jan 2016 - 16:05

Duas primeiras médias do Cobalt:

- 15,6 km/l (80-90 km/h) e 15,1 km/l (90-110km/h). Na primeira, o CB bateu com a bomba, na segunda a média da bomba foi superior ao CB. Na segunda, ainda, houve diversos momentos de congestionamento.

Em ambos os casos, 4 pessoas, portamalas cheio e trajeto em rodovia, com ar condicionado 100% do tempo.

LOGAN: o TD foi realizado com os ajustes normais do veículo.

Versa e Etios: espaço interno, portamalas e acabamento interno inferiores, com preço superior.
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por Renan Sáb 23 Jan 2016 - 22:46

Ja mediu o consumo em uso exclusivamente urbano?
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Dom 24 Jan 2016 - 22:38

Não consegui ainda 100% urbano pois estou usando o carro em viagem de férias. No momento marca 13,5 km/l no CB, sendo 50% rodovia e 50% cidade com congestionamento (Floripa/Porto Belo/Bombinhas) sempre 100% ar ligado e 5 pessoas.

Minha estimativa é que faça entre 10-12 km/l em Porto Alegre comigo dirigindo (como o motor tem bom torque em baixa rotação, faço as trocas de marcha entre 1300 e 1500 rpm) e entre 7-8 km/l com meu pai dirigindo no interior (motor frio - trajetos curtos, e grandes aclives/declives)
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por Renan Ter 26 Jan 2016 - 23:22

Cara, nao quero jogar agua no teu churrasco, mas esta sendo otimista demais: nao se esqueca que se trata de um motor com tecnologia antiga.

Dirigindo manso na cidade, talvez faca 9 e com seu pai,uns 6-7.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Qua 27 Jan 2016 - 17:44

6-7 km/l pra ele na cidade tá ótimo, com 50 litros dá em torno de 300 km, distância essa que ele deve demorar uns 3 meses pra fazer na cidade. O mercado fica a 300 m de casa, o banco a 500 m e o colégio do neto a 200 m. Ele usa basicamente para ir no mercado 1 x por semana e ao banco ou ao colégio quando chove e/ou está frio.

Em Porto Alegre sem trânsito faria mais km/l com certeza, ainda mais que o torque é em baixa como te disse, então a 40 km/h estou em 4a e 50 km/h estou em 5a (com o Blu a 5a vai a partir de 55 km/h). Minha estimativa é baseada na média que fazia com o Parkinson (2.0 MPFI e taxa de 9,2:1) quando era a gasolina (8 km/l na cidade). Esse motor 1.8 da GM tem taxa de 10,5:1 e é baseado no 1.4.

Em tempo, tenho um colega de Dois Irmãos (cidade com morros) que tem um Cobalt 1.8 LTZ automático, e ele faz 11 km/l na cidade e 16 km/l na estrada (6a marcha). Conversei muito com ele antes de mostrar esse veículo ao meu velho.
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por Renan Qua 27 Jan 2016 - 23:33

O Kadett e mais leve.

Esses 11 km/l nao devem ser de cidade e sim percurso misto.

Os compactos 1.0 e 1.4 mecanicos da marca nao fazem 10 na cidade, nao sera o Cobalt 1.8 At que fara mais.

Esse motor sera economico na estrada, a 80-90; fora disso, acredite : vai beber.

Gostaria de poder de dizer o contrario, mas estaria mentindo.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por FCelso Ter 26 Jul 2016 - 17:15

Informação atualizada:

Média atual do Cobalt 9 km/l de gasolina comum, somente na cidade e em trajetos curtos, usando ar condicionado esporadicamente.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt  Empty Re: Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos