Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por sete lugares
2 participantes
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por sete lugares
Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por sete lugares
A recém-chegada Grand Carnival mede forças com a veterana Town & Country, referência entre as minivans de sete lugaresMinivans: mesmo conceito, mas estilos bem diferentes | Crédito: Marco de Bari
Todo lançamento tem obrigação de superar os rivais há mais tempo no mercado. A razão para isso é óbvia: o projeto que chega depois pode se valer dos acertos e dos erros dos antecessores. A recém-lançada minivan da Kia Grand Carnival ilustra bem essa situação, diante da Chrysler Town & Country, veterana que é a referência do segmento.
A vantagem mais evidente está no design. A Carnival tem estilo mais atual, com dianteira baixa e faróis menores. De lado, a área envidraçada menor fez com que ela perdesse o visual de pão de fôrma típico das minivans. No que diz respeito à construção, a Kia também é superior, com sua suspensão traseira multilink, enquanto a Chrysler ainda usa eixo de torção.
Kia vem com rodas aro 18, enquanto a Chrysler tem rodas de 17 polegadas | Crédito: Marco de Bari
A diferença de idade entre as duas é grande. A Carnival que estreia agora no Brasil foi lançada em 2015. A Town & Country é de 2008 e deve ganhar uma nova geração somente na linha 2017 (que será apresentada neste ano nos Estados Unidos). Neste comparativo, no entanto, nem sempre a vida da Carnival foi moleza, como você pode acompanhar a seguir.
O trilho da porta deslizante se esconde na base do vidro traseiro | Crédito: Marco de Bari
Por dentro, há diferenças que podem ser creditadas às idades dos projetos. Um exemplo disso é o design dos painéis. A Town & Country tem linhas verticais, com áreas delimitadas para motorista, console e passageiro. A Carnival adota um perfil horizontal que é a tendência atual. Existem pontos, porém, em que as diferenças são determinadas pelo DNA das marcas. A Chrysler instalou a alavanca do câmbio no painel, junto ao volante, e liberou espaço entre os bancos dianteiros, onde existe um console deslizante, enquanto a Kia colocou o câmbio na posição tradicional. No acabamento, a Chrysler abusou dos cromados em contraste com o piano black da Kia.
Acabamento em preto brilhante da Kia contrasta com os cromados da Chrysler | Crédito: Marco de Bari
Na Town & Country, alavanca de câmbio fica no painel, próximo ao volante, bem ao gosto americano | Crédito: Marco de Bari
No que diz respeito ao espaço interno, a Carnival garante vaga para oito pessoas, contra os sete lugares da Town & Country. A diferença acontece porque a van da Kia tem duas filas de três assentos, enquanto a Town & Country conta com dois assentos centrais e três traseiros. Em compensação, a Town & Country oferece vantagem nas distâncias para ombros e pernas dos ocupantes – e isso ocorre não só pelo fato de ter um posto a menos, mas também porque sua cabine é ligeiramente maior.
Grand Carnival traz teto solar duplo | Crédito: Marco de Bari
Revestimento de couro em dois tons | Crédito: Marco de Bari
Terceira fileira tem cintos de segurança subabdominais | Crédito: Marco de Bari
Até aqui a Kia tem ligeira vantagem na disputa por conta da sua concepção mais moderna. Mas a Chrysler ameaça com seu conteúdo. As duas vêm com faróis de xenônio, seis airbags, central multimídia com GPS, DVD, câmera de ré e abertura elétrica do porta-malas. Mas quando se compara a lista de itens exclusivos, a Town & Country se mostra mais completa. Apesar de levar menos ocupantes, a vida deles é mais fácil: ela oferece bancos dobráveis e rebatíveis em todas as posições (exceto a do motorista), sendo que na terceira fila a movimentação é elétrica, enquanto a rival conta com rebatimento apenas na terceira fila e sem assistência.
Além disso, a Chrysler traz vidros traseiros basculantes, retrovisores com desembaçador, duas telas de DVD na traseira (com leitor de Blue-Ray e fones de ouvido sem fio), sensores de chuva, luz de pressão dos pneus e pedais com ajuste elétrico de altura. Seus cintos são de três pontos em todas as posições, enquanto os da Carnival são subabdominais na terceira fila. E seu sistema de som conta com nove alto-falantes e um subwoofer, contra quatro alto-falantes de dois tweeteres da rival.Os destaques da Carnival são sistema de detecção de pontos cegos e teto solar.
[b]Bancos dianteiros da Town & Country têm ajustes elétricos | Crédito: Marco de Bari
Segunda fileira possui assentos individuais | Crédito: Marco de bari
Na Kia, assento do meio da segunda fileira pode ser rebatido e transformado em console central | Crédito: Marco de Bari
Town & Country traz duas telas de DVD para os passageiros dos assentos traseiros | Crédito: Marco de Bari
No dia a dia, a Carnival avança mais algumas casas em relação à rival, apresentando comportamento dinâmico mais equilibrado e ágil. Sua direção é mais leve e sua suspensão, mais firme e eficiente. Tirando proveito da modernidade de seu projeto, a Kia vence o confronto. Mas não só por isso. Além de ter oito lugares, ela custa menos (R$ 244.900, contra R$ 269.900), tem garantia de fábrica mais longa (cinco anos contra três)e rede de concessionárias maior (130 contra 46) que a concorrente.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio: O motor da Town & Country é maior e gera mais torque e potência. Mas, na prática, as duas apresentaram o mesmo rendimento.
Dirigibilidade: A Carnival é mais ágil, estável e fácil de manobrar (em ruas e estradas), enquanto a concorrente privilegia o conforto.
Segurança: A Kia oferece detector de pontos cegos. Mas a Chrysler tem sensores de luz, chuva e pressão nos pneus, cintos de três pontos para todos e encostos de cabeça ativos.
Seu bolso: Com preço menor, garantia mais longa e maior rede de assistência, Carnival é a compra mais interessante.
Conteúdo: Entre os itens de conforto exclusivos, a Town & Country traz bancos rebatíveis elétricos na terceira fila e sistema de som e entretenimento, contra apenas o teto solar duplo da rival.
Vida a bordo: As duas tratam bem seus ocupantes. A Chrysler é ligeiramente mais espaçosa. Mas a Kia oferece oito lugares.
Qualidade: Neste aspecto, também há equilíbrio entre as rivais, que contam com materiais selecionados e acabamento bem cuidado.
VEREDICTO QUATRO RODAS
A Town & Country é mais bem equipada. Mas a Carnival leva a melhor porque tem oito lugares visual mais moderno, comportamento dinâmico mais equilibrado e melhor relação custo-benefício.
Teste de Pista e Ficha Técnica vide abaixo na fonte.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços,
Última edição por dtyonline em Sáb 26 Mar 2016 - 0:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção no texto)
Re: Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por sete lugares
A Carnival e linda!
A Town Country, de fato, e a a referencia do segmento; ambas sao otimas escolhas para que gosta desse tipo de carro.
A Town Country, de fato, e a a referencia do segmento; ambas sao otimas escolhas para que gosta desse tipo de carro.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: Kia Grand Carnival x Chrysler Town Country: a briga por sete lugares
Verdade Renan e vamos aguardar 2017 para ver se a Carnival desbanca ou ainda mantém a liderança da Town & Country até lá.
Abração,
Abração,
Tópicos semelhantes
» Hyundai e Kia terão sete lançamentos globais em 2017
» Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt
» Picanto e Grand Vitara vendem mais que Evoque em setembro
» Fiat Grand Siena vs Logan Dynamique vs Chevrolet Cobalt
» Picanto e Grand Vitara vendem mais que Evoque em setembro
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|