Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
3 participantes
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
Com a chegada do HB20 1.0 turbo, surge mais uma opção para quem busca um carro "mil". Conheça todas elas!Além de pertencerem ao segmento de compactos, Kia Picanto, Hyundai HB20 e HB20S, Volkswagen Up!, Gol, Voyage e Fox, Ford Ka e Nissan March compartilham outro ponto comum: a adoção de motor 1.0 três cilindros. Volkswagen e Hyundai foram além e já trataram de equipar seus "populares" com sistema turbo, o que comprova a evolução deste tipo de motor ao longo dos anos no mercado brasileiro. Confira a atual configuração deste segmento e eleja o seu modelo!
1. Fiat Mobi/Uno/Palio/Palio Fire/Siena EL
O recém-lançado Fiat Mobi exibe um visual bastante inovador, mas traz sob o capô um velho conhecido dos brasileiros: o motor 1.0 Fire Evo que já equipa o Uno e o Palio. Esse propulsor flex de oito válvulas rende 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina ou 75 cv e 9,9 kgfm, respectivamente, com etanol. Já no Palio Fire e no Siena EL está o 1.0 Fire que entrega os mesmos números de potência e torque. Em todos os modelos, a única opção de câmbio que acompanha o 1.0 é manual de cinco marchas.
2. Volkswagen up!/Gol/Voyage/Fox
Na linha 2017, Gol e Voyage passaram a ser equipados com o mesmo motor 1.0 de 12 válvulas e três cilindros do up! e do Fox, capaz de entregar 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina ou 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol. Nos modelos Gol, Voyage e Fox, a única opção de câmbio para esse motor é o manual de cinco velocidades. Já o up! pode ser equipado com o automatizado I-Motion de cinco velocidades a partir da configuração Move up!.
3. Volkswagen up! TSI
Pioneiro no Brasil, o up! TSI foi o primeiro carro no País a oferecer motor 1.0 12V flex de três cilindros turbo. Mas para acomodar o turbo e a potência extra, a Volks informou que praticamente todo o motor foi modificado, restando pouquíssimas peças em comum. Ele rende 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol, com torque máximo de 16,8 kgfm com ambos os combustíveis. Nas configurações TSI, a transmissão é sempre manual de cinco marchas.
4. Hyundai HB20/HB20S
O motor 1.0 flex do Hyundai HB20 – chamado Kappa - também possui 12 válvulas e três cilindros, sendo capaz de render 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O torque máximo é de 9,4 kgfm e 10,2 kgfm, respectivamente. Tanto o hatch como o sedã HB20S trazem sempre câmbio manual de cinco marchas nos modelos 1.0.
5. Hyundai HB20/HB20S turbo
Há menos de um mês, a marca sul-coreana também lançou um motor 1.0 12V flex turbo, que pode equipar o hatch HB20 ou o sedã HB20S, sendo duas versões disponíveis em cada modelo. Esse Kappa 1.0 de três cilindros com turbo desenvolve um pouco mais do que seu “irmão” aspirado, com 98 cv com gasolina e 105 cv com etanol e torque máximo de 13,8 kgfm e 15 kgfm, respectivamente. Com esse propulsor, a única opção de transmissão é a manual de seis marchas, mas com o diferencial 10% mais longo em relação aos modelos 1.0 aspirados.
6. Kia Picanto
Mais um modelo 1.0 12V flex de três cilindros no mercado brasileiro, o Kia Picanto entrega 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina ou 80 cv e 10 kgfm com etanol. A transmissão do Picanto pode ser manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades. Dessa forma, o hatch da Kia é o único que une câmbio automático e motor 1.0 dos carros à venda no País.
7. Chevrolet Classic
A Chevrolet ainda não entrou no mundo dos três cilindros, assim como a Fiat. O sedã Classic possui o antigo 1.0 VHC flex que rende 77 cv e 9,5 kgfm com gasolina ou 78 cv e 9,7 kgfm com etanol. Vendido em versão única, ele traz apenas câmbio manual de cinco marchas.
8. Chevrolet Onix/Prisma
Oriundos de projetos mais recentes da marca, o hatch Onix e o sedã Prisma têm versões com motor 1.0 flex de quatro cilindros e oito válvulas que entregam 78 cv e 9,5 kgfm com gasolina ou 80 cv e 9,8 kgfm com etanol. Ambos são equipados apenas com transmissão manual de cinco velocidades.
9. Ford Ka/Ka+
A Ford possui apenas dois modelos em seu catálogo equipados com motor 1.0. Trata-se do hatch Ka e do sedã Ka+, ambos com propulsor 1.0 TiVCT flex de três cilindros e 12 válvulas. Ele rende 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, com torque máximo de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm, respectivamente. Mais uma vez, o câmbio é sempre manual de cinco marchas.
10. Renault Clio/Sandero/Logan
Modelo de entrada da Renault, o Clio possui motor 1.0 16V Hi-Power que rende 77 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol. O torque máximo é de 10,2 kgfm e 10,5 kgfm, nessa mesma ordem. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Esse mesmo conjunto equipa ainda as versões básicas do hatch Sandero e do sedã Logan.
11. Nissan March/Versa
A Nissan também aderiu ao 1.0 12V flex de três cilindros nos modelos March e Versa. Ele desenvolve 74 cv de potência com gasolina e 77 cv com etanol, com torque máximo de 10 kgfm com ambos os combustíveis. Eles são oferecidos apenas com transmissão manual de cinco marchas.
12. Chery QQ
Único dessa lista a não ser flex, o Chery QQ conta com motor 1.0 Acteco 12V de três cilindros movido apenas a gasolina que entrega 69 cavalos de potência e torque máximo de 9,3 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços,
Re: Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
Boas Dani San,
Na minha opinião, faltou o consumo de cada um dos veículos nessa reportagem.
Isso porque o consumo do motor será diferente de acordo com o carro no qual ele será instalado (relação de peso/torque, e ainda, o escalonamento do câmbio).
E, ainda, porque nessa classe de veículo, o que se busca, em geral é economia de $.
Falow,
Fabrício
Na minha opinião, faltou o consumo de cada um dos veículos nessa reportagem.
Isso porque o consumo do motor será diferente de acordo com o carro no qual ele será instalado (relação de peso/torque, e ainda, o escalonamento do câmbio).
E, ainda, porque nessa classe de veículo, o que se busca, em geral é economia de $.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
Up e Hb20 , com o 1.0 turbo, sao exemplos do downsizing.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
E o PUG 208 1.2 com 3 canecos também. Deixaram para trás o 1.0 que virou 1.4 e depois 1.5, todos com o mesmo bloco de base...
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: Motor 1.0? Confira quais são as opções do mercado
Verdade Fabrício, só quiseram listar as opções e a força que cada 1.0 entrega, bem observado.
Abração,
Abração,
Tópicos semelhantes
» Confira os 50 carros mais econômicos
» Carros legais que o mercado ignorou
» Os itens de série mais ridículos do mercado brasileiro
» Carros dos quais ninguém se lembra
» Quais são as vantagens do comando de válvulas variável?
» Carros legais que o mercado ignorou
» Os itens de série mais ridículos do mercado brasileiro
» Carros dos quais ninguém se lembra
» Quais são as vantagens do comando de válvulas variável?
Kia Picanto Clube :: Geral :: Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos