Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que verificar no picanto de 100 mil km?

5 participantes

Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Seg 8 Jan 2018 - 20:31

Boa noite,
Faz um tempo que estou estudando pegar um picanto e apareceu uma oportunidade com preço bom.
É um Picanto de segunda geração ano 2011/2011 - Que por sinal eu não sabia que era possível existir.

Entretanto, esse veículo está com 110 mil km rodados, o que é bastante comparado com meu uso doméstico de 10milkm/ano.

Levantei um padrão mínimo de avaliação, queria mais algumas orientações do clube.

Levantar capô:
-Olhar pintura dos parafusos do capô e verificar violações
-Olhar vazamentos
-Olhar óleo

Pintura:
-Borrachas das portas soltas ou mal encaixadas,
-Encaixes de capô, portas e porta mala
-Diferença de tom

Mecânica
-Acelerar o carro, olhar fumação preta
-É importante verificar a altura do pedal da embreagem
-olhar pneus

Dirigindo
-Sentir amortecedores
-Direção puxando



obg cheers

aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Tokio Seg 8 Jan 2018 - 21:55

O carro parece bacana nas fotos. A não ser que o dono seja um cara muitíssimo cuidadoso, vc terá algumas coisas para fazer com certeza. Tirando o básico que é troca de óleo e todos os filtros, inclusive de combustível, precisa verificar os amortecedores, pastilhas de freio, pneus, troca de velas e verificação da embreagem. Se for ficar por um bom tempo com o carro, pode colocar tudo isso na conta para ter um carro zerado de mecânica. Amortecedores só se vê a diferença entre o novo e o velho, desmontando e comparando um com o outro. Fluidos de freio e arrefecimento, convém trocar, tbm. Tudo isso é para minimizar prejuízos maiores no futuro. Vc pode pegar o carro e ir usando como está, até dar problema e depois arcar com novos prejuízos, lembrando que um problema gera outro as vezes bem maior. Se o fluido de freio estiver contaminado e der pau no modulo do ABS, senta e chora. Para esse carro, pode pensar em algo próximo de 5 mil reais em um ano, entre peças e mão de obra, para depois ficar por um bom tempo sem fazer nada, além do básico. Estou considerando um valor alto para não ficar nada sem fazer e utilizando peças originais ou da melhor qualidade possível. É exagerado, mas vc ñ vai se iludir. Algumas pessoas irão dizer que tem o carro com km maior e ñ fizeram nada disso. Eu gosto de tudo em ordem e faço manutenção preventiva para ñ ter um carro bomba. Boa sorte!

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Seg 8 Jan 2018 - 22:11

Pra ser sincero eu esperava uma manutenção preventiva de mil reais mais ou menos rs...

aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Tokio Seg 8 Jan 2018 - 22:39

Só os amortecedores saem mais de mil reais, sem considerar mão de obra e outras peças que precisem trocar no conjunto. Não tem como, o carro não é zero e os problemas só irão aparecendo com o tempo. Peguei o da minha esposa com 39 mil e achei que não gastaria quase nada. Gastei mais de 3 mil nos primeiros 5 meses para colocar o carro em ordem, considerando que muita coisa foi eu quem fiz. Vc pode ir priorizando o que deve ser feito para não gastar tudo de uma vez, mas não se iluda!

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Ter 9 Jan 2018 - 7:50

#chateado
hahahahaha

Ta lotado de hb20 nas ruas, pensei que ia rolar uma compatibilidade maior de peças para chegar em uns preços melhores. De qualquer forma, não foge muito do meu Nissan Tiida.

Vou visitar o carro mesmo assim, vai que está melhor que o esperado...

aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Tokio Ter 9 Jan 2018 - 8:00

Pelas fotos o carro parece bem cuidado e achei o preço bom. Estou por fora de preço. Mas se vc gostar do carro, porque ñ investir e ir fazendo as coisas aos poucos? Se o IPVA ñ estiver pago, já pede o desconto.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Ter 9 Jan 2018 - 14:59

Fui ver o carro.
O IPVA eu ja tinha puxado, somando os seguros e tal da 1100.
Os pneus estão bons, a embreagem é nova (me informaram que é a mesma do hb20).

O cara me disse que essa versão do carro veio para ser exibida em feirão de carro logo no lançamento, se era pra me animar, não funcionou hahahaha pois eu preferia que fosse um carro normal mesmo.

Me chamou a atenção as borrachas da janela da porta do motorista e passageiro lado direito, estarem completamente desencaixadas e atrapalhando a subida dos vidros. Talvez se eu passar em uma vistoria, acuse que os vidros foram trocados.

Pelo visto o cara não está tendo sucesso pra vender, mas como é rico não tá nem aí. Talvez eu mande uma contraproposta.

aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Tokio Ter 9 Jan 2018 - 16:46

Se não é o dinheiro que faz a diferença para o cara, manda 18 mil. Vc acaba ficando com 2 mil para fazer o que tiver que fazer no carro, inicialmente. Vc já estava separando 1 mil. Pelo valor da FIPE seria um ótimo valor a ser pago no carro.
Provavelmente em uma loja, devem oferecer de 15 a 17 mil pra ele.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por FCelso Ter 9 Jan 2018 - 17:20

aprior,
Eu tentaria achar um menos rodado e, principalmente, versão usual, pois essa ao que indica tem freio a disco na traseira... não são peças comuns de achar. De Picanto já é chato/caro de encontrar peças originais ou de qualidade, imagina nessa versão mais rara...
Pelas fotos esse aí tem roda de aço com calotas, os mais comuns da mesma geração vêm com rodas de liga leve aro 14...

A estimativa de custo de manutenção que o Tokio mencionou é bastante otimista. Veja o caso do Blu: comprei ele com 24 mil km em junho/2015 e hoje ele está com 73 mil km, tendo gasto em torno de R$ 4 mil durante esse período/quilometragem (30 meses / 49 mil km) apenas em manutenção do motor e elétrica (corretiva/preventiva/preditiva), sem contar suspensão, freios (troquei apenas o fluido 2x), pneus e acessórios.

Se tens orçamento restrito para a questão de manutenção, te sugiro pensar no Fiat Uno, que é bem mais em conta...

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Qua 10 Jan 2018 - 16:39

Vou oferecer os 18mil, se ele topar vou até lá novamente e farei uma vistoria completa + mecanico.

aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por aprior Qui 11 Jan 2018 - 16:08

Fechamos o valor em R$18.500,00. Os problemas com as borrachas do vidro, ele disse ter solucionado.
Esqueci de comentar, provavelmente é algo inédito. Tem o botão do controle de estabilidade...
Sobre os projetores do farol, no dele não tem xenônio. É assim mesmo?
Vou para lá na segunda e levarei o carro em uma oficina mecânica. Vou avaliar o sistema de freio, barulhos do motor e etc... Alguma orientação???
Tudo indica que seguimos à fechar negocio na próxima visita.


aprior
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 39
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Renan Seg 22 Jan 2018 - 21:44

Checa a caixa e coluna de direção .
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por bsantucci Dom 18 Fev 2018 - 11:38

Eu sou um cara de sorte o meu 2008 comprei em 2013 , com 60 mil troquei as correias todas filtro de ar , gás, pastilhas , cabo da embreagem, velas, pneus, bomba de gasolina, nada mais estou estou hoje com 130 mil e é usado por mim e meus dois filhos ainda reboca um pequeno veleiro. Quem anda nele parece zero.Fui na concessionária ver o 2018 lindo R$ 58.000,00

bsantucci
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 55
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que verificar no picanto de 100 mil km? Empty Re: O que verificar no picanto de 100 mil km?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos