Dirigir economizando combustível
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Nilson
marcosfguimaraes
Caio_Reinhardt
crackboy
Fernando
dirceulippi
thathycosta
Helo
12 participantes
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Dirigir economizando combustível
Então pessoal, qual o melhor jeito de se dirigir para economizar combustível?
Tem gente que diz que é melhor usar bem todas as marchas para daí sim trocar.
Outros dizem que é melhor trocar mais rápido para não subir tanto a rotação do motor.
E aí.. o que vocês acham?
Sou leiga nesse assunto, se cometi alguma gafe, por favor me corrijam.
Abraços
Tem gente que diz que é melhor usar bem todas as marchas para daí sim trocar.
Outros dizem que é melhor trocar mais rápido para não subir tanto a rotação do motor.
E aí.. o que vocês acham?
Sou leiga nesse assunto, se cometi alguma gafe, por favor me corrijam.
Abraços
Helo- Membro Frequente
- Mensagens : 34
Localização : São José dos Pinhais - PR
Re: Dirigir economizando combustível
eu tb quero saber, acho q um dos melhores pra responder eh o rafael valente...
Rafaeeeeeel, cade vc??????
Rafaeeeeeel, cade vc??????
thathycosta- Membro Profissional
- Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro
Re: Dirigir economizando combustível
Aproveitando o "tópico" poderiam fazer um comparativo legal sobre os tipos de gasolinas... Podium, Normal, Alta Octanagem, etc! Por enquanto meu picantinho só tomou gasolina normal!
dirceulippi- Membro Experiente
- Mensagens : 60
Localização : São Paulo
Re: Dirigir economizando combustível
O meu bebe VPower e a cada uns 5 tanques da aditvada, faço 2 de Podium.
O segundo tanque de Podium é sempre o que conseigo melhor média (estranhamente o primeiro registra sempre uma das piores)
O segundo tanque de Podium é sempre o que conseigo melhor média (estranhamente o primeiro registra sempre uma das piores)
Re: Dirigir economizando combustível
E Aih Helo,
Então... o que eu faço é acelerar moderadamente sem fazer o giro subir rapido e passar a marcha no max 3.000 rpm, e quando chegar a velocidade desejada, deixar a marcha entre 2.000 a.2500 rpm com o pé mais leve possivel.
Se vir o semáforo bem a frente vermelho, já tira o pé e deixa o carro engranado até quase parar para desengrenar, dessa forma voce entra em cut-off e nao usa 1 gota da gasosa até chegar no semáforo.
Só isso...
Gasolina, eu só uso pódium, usava V-Power, mas de tanta mutreta que existe nos postos, eu só coloco no posto BR do maracana na frente da petrobras, mesmo posto onde a diretoria da BR usa para colocar gasosa, ou seja, nao tem como ser "batizada".
Abraços!
Então... o que eu faço é acelerar moderadamente sem fazer o giro subir rapido e passar a marcha no max 3.000 rpm, e quando chegar a velocidade desejada, deixar a marcha entre 2.000 a.2500 rpm com o pé mais leve possivel.
Se vir o semáforo bem a frente vermelho, já tira o pé e deixa o carro engranado até quase parar para desengrenar, dessa forma voce entra em cut-off e nao usa 1 gota da gasosa até chegar no semáforo.
Só isso...
Gasolina, eu só uso pódium, usava V-Power, mas de tanta mutreta que existe nos postos, eu só coloco no posto BR do maracana na frente da petrobras, mesmo posto onde a diretoria da BR usa para colocar gasosa, ou seja, nao tem como ser "batizada".
Abraços!
crackboy- Membro Sênior
- Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa
Re: Dirigir economizando combustível
Valeu pessoal!
Vou usar as dicas de vocês.
E agora eu já sei o que é um cut-off automobilístico! hehe
Muito bom.. vou usar mesmo!
abraços.
Vou usar as dicas de vocês.
E agora eu já sei o que é um cut-off automobilístico! hehe
Muito bom.. vou usar mesmo!
abraços.
Helo- Membro Frequente
- Mensagens : 34
Localização : São José dos Pinhais - PR
Re: Dirigir economizando combustível
A gasolina que a gente sempre coloca é aditivada, de vez em quando pódium...
O problema é que São Paulo e andar a 120km/h aumenta um pouco o consumo...
O problema é que São Paulo e andar a 120km/h aumenta um pouco o consumo...
Última edição por Caio_Reinhardt em Qua 17 Nov 2010 - 20:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : :scratch:)
Caio_Reinhardt- Membro Sênior
- Mensagens : 100
Localização : São Paulo, SP
Re: Dirigir economizando combustível
Eu uso um tanque a cada 4 dias - por mais que eu queria, é inviável por Podium sempre...
Re: Dirigir economizando combustível
Fernando escreveu:Eu uso um tanque a cada 4 dias - por mais que eu queria, é inviável por Podium sempre...
É froids mesmo, o preço aqui é de 3.09 / litro... é caro, mas é garantido que é a melhor coisa que temos para colocar no picanto e manter o motor bonitinho.
É o mais próximo do que existe lá fora de gasolina boa...o unico ruim é o ethanol... por mim ela deveria ser pura.
No pain, No gain...
Abraços!
crackboy- Membro Sênior
- Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa
Re: Dirigir economizando combustível
rvalente escreveu:Fernando escreveu:Eu uso um tanque a cada 4 dias - por mais que eu queria, é inviável por Podium sempre...
É froids mesmo, o preço aqui é de 3.09 / litro... é caro, mas é garantido que é a melhor coisa que temos para colocar no picanto e manter o motor bonitinho.
É o mais próximo do que existe lá fora de gasolina boa...o unico ruim é o ethanol... por mim ela deveria ser pura.
No pain, No gain...
Abraços!
Não faço idéia quanto custa o litro da Podium aqui em Sampa City, vou parar para ver se compensa... mas pago na normal algo em torno de R$2,78
abs
dirceulippi- Membro Experiente
- Mensagens : 60
Localização : São Paulo
Re: Dirigir economizando combustível
Sobre a modo de dirigir para economizar combustivel, faço igual ao rvalente.
Troco as marchas cedo, nao passando de 3 mil rpm.
As vezes estou a 50 km/h em quinta marcha.
Troco as marchas cedo, nao passando de 3 mil rpm.
As vezes estou a 50 km/h em quinta marcha.
marcosfguimaraes- Membro Sênior
- Mensagens : 225
Localização : Curitiba/PR
Re: Dirigir economizando combustível
marcosfguimaraes escreveu:Sobre a modo de dirigir para economizar combustivel, faço igual ao rvalente.
Troco as marchas cedo, nao passando de 3 mil rpm.
As vezes estou a 50 km/h em quinta marcha.
idem
thathycosta- Membro Profissional
- Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro
Re: Dirigir economizando combustível
Eu uso gasolina V-Power. Abasteço num posto Shell que fica dentro de um Carrefour. É mais barato e nunca deu problema.
Quanto ao modo de dirigir, também faço uso direto do cut-off, saio na manha sem forçar, troco as marchas entre 2.000 e 3.000 (nas ladeiras estico um pouco mais pra quando trocar a marcha, o conta-giros voltar perto da faixa do torque máximo). Costumo andar na faixa dos 2.000 ~ 2.500 rpm e a 5ª marcha eu só coloco quando o trânsito tá fluindo para andar acima dos 60 km/h.
Uma dica para economizar é sempre antecipar o que vem à frente, se o semáforo tá fechado ou se o transito tá parado lá na frente já vou desacelerando (cut-off), tem gente que acelera até onde der e freia em cima da hora.
Quanto ao modo de dirigir, também faço uso direto do cut-off, saio na manha sem forçar, troco as marchas entre 2.000 e 3.000 (nas ladeiras estico um pouco mais pra quando trocar a marcha, o conta-giros voltar perto da faixa do torque máximo). Costumo andar na faixa dos 2.000 ~ 2.500 rpm e a 5ª marcha eu só coloco quando o trânsito tá fluindo para andar acima dos 60 km/h.
Uma dica para economizar é sempre antecipar o que vem à frente, se o semáforo tá fechado ou se o transito tá parado lá na frente já vou desacelerando (cut-off), tem gente que acelera até onde der e freia em cima da hora.
Nilson- Membro Frequente
- Mensagens : 31
Localização : São Paulo - SP
Re: Dirigir economizando combustível
Eu venho pagando R$2,89 na Podium quando coloco no Mini...
A comum sai por 2,49 por aqui...
A comum sai por 2,49 por aqui...
Caio_Reinhardt- Membro Sênior
- Mensagens : 100
Localização : São Paulo, SP
Re: Dirigir economizando combustível
Bem por ai...
Tem que prever o que pode acontecer a sua frente.
No caso do final ficar vermelho, além de desacelerar, o carro vai diminuindo a velocidade gradativamente e quando estiver próximo, não vai precisar freiar com tanta pressão, ou seja, tbem economiza o sistema de freio (discos e pastilhas).
Tem que prever o que pode acontecer a sua frente.
No caso do final ficar vermelho, além de desacelerar, o carro vai diminuindo a velocidade gradativamente e quando estiver próximo, não vai precisar freiar com tanta pressão, ou seja, tbem economiza o sistema de freio (discos e pastilhas).
marcosfguimaraes- Membro Sênior
- Mensagens : 225
Localização : Curitiba/PR
Economia significativa!
Sou novo no clube e já me apresentei antes. Bem, tenho um Picanto 2011 EX MT e quando saí da concessionária o vendedor me falou que nunca deveria usar gasolina aditivada. Também não me disse o porque. Comecei a passar as marchas com o conta-giros chegando a 3.000 rpm, sempre. Um amigo meu me indicou passar as marchas com 2.500 rpm. Não é que melhorou significativamente o consumo de gasosa.... E só uso gasolina comum!!!!!
Abraço
Abraço
Kiko Neto- Membro Novato
- Mensagens : 5
Localização : Salvador/Bahia
Re: Dirigir economizando combustível
Sou novo por aqui tb. Segundo uma avaliação do Uol Best Cars o melhor é sempre andar com o giro mais baixo possível. Mesmo que pra isso precise abrir bastante o acelerador em certas situações.
MLP- Membro Novato
- Mensagens : 7
Localização : Poa
Re: Dirigir economizando combustível
Por gentileza, alguém tire essa dúvida, eu tenho um Picanto 2013 AT com eco driving, esse (eco on) funciona mesmo para economizar combustível???
Megalover- Membro Novato
- Mensagens : 5
Localização : manaus - am
Re: Dirigir economizando combustível
Encontrei a explicação abaixo, espero que ajude!
A nova geração do Picanto vem equipada com “ECO Driving” , de série (transmissão manual ou automática)
Funcionalidade:
Trata-se de um dispositivo que indica (se habilitado pelo condutor), se o mesmo esta conduzindo o carro de forma “econômica” ou não - emitindo consequentemente menos CO2.
É importante ressaltar que isso independe do sistema instalado no carro, ou seja, o simples fato do motorista habilitar esta função no comando TRIP (ECO ON), o carro “sozinho” não economizará ou consumirá mais ou mesmo combustível, indicará apenas se o motorista esta dirigindo corretamente o carro.
Versões com transmissão manual
No Picanto com transmissão manual, o funcionamento do sistema se aplica da seguinte forma:
[1] Habilitando o ECO Driving , indicação “ECO ON”, a medida que o veículo é colocado em movimento , surgirá no painel digital, a indicação de marcha a ser trocada (acima ou abaixo) – caso o motorista esteja (por exemplo), esticando a marcha atual. Assim que trocada a marcha, a indicação digital do painel com esse número , apagará.
[2] Desabilitando o ECO Driving, indicação “ECO OFF”, nenhuma informação para trocas de marchas surgirá no painel.
Versões com transmissão automática
No Picanto com transmissão automática, o funcionamento do sistema se aplica da seguinte forma:
[1] Habilitando o ECO Driving , indicação “ECO ON”, a medida que o veículo é colocado em movimento , surgirá no painel de instrumentos (fora do display digital), a indicação “ECO” na cor verde – caso o motorista esteja conduzindo o carro de forma econômica. Em situação contraria - o motorista estiver dirigindo de forma esportiva com acelerações bruscas (kick down), a indicação “ECO” , apagará.
[2] Desabilitando o ECO Driving, indicação “ECO OFF”, nenhuma informação será mencionada no painel de instrumentos.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A nova geração do Picanto vem equipada com “ECO Driving” , de série (transmissão manual ou automática)
Funcionalidade:
Trata-se de um dispositivo que indica (se habilitado pelo condutor), se o mesmo esta conduzindo o carro de forma “econômica” ou não - emitindo consequentemente menos CO2.
É importante ressaltar que isso independe do sistema instalado no carro, ou seja, o simples fato do motorista habilitar esta função no comando TRIP (ECO ON), o carro “sozinho” não economizará ou consumirá mais ou mesmo combustível, indicará apenas se o motorista esta dirigindo corretamente o carro.
Versões com transmissão manual
No Picanto com transmissão manual, o funcionamento do sistema se aplica da seguinte forma:
[1] Habilitando o ECO Driving , indicação “ECO ON”, a medida que o veículo é colocado em movimento , surgirá no painel digital, a indicação de marcha a ser trocada (acima ou abaixo) – caso o motorista esteja (por exemplo), esticando a marcha atual. Assim que trocada a marcha, a indicação digital do painel com esse número , apagará.
[2] Desabilitando o ECO Driving, indicação “ECO OFF”, nenhuma informação para trocas de marchas surgirá no painel.
Versões com transmissão automática
No Picanto com transmissão automática, o funcionamento do sistema se aplica da seguinte forma:
[1] Habilitando o ECO Driving , indicação “ECO ON”, a medida que o veículo é colocado em movimento , surgirá no painel de instrumentos (fora do display digital), a indicação “ECO” na cor verde – caso o motorista esteja conduzindo o carro de forma econômica. Em situação contraria - o motorista estiver dirigindo de forma esportiva com acelerações bruscas (kick down), a indicação “ECO” , apagará.
[2] Desabilitando o ECO Driving, indicação “ECO OFF”, nenhuma informação será mencionada no painel de instrumentos.
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Renan- Moderador
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