CONSUMO PICANTO
+28
Jackson-RS
Williamvarani
diegopoton
Tokio
fys_yukio
softue
ovr788
dtyonline
Rafael Zeni
Valter José Fernandes Jr
rechtenwald
Elson Duarte
Lucas Rodrigues
Thiago Kaizer
caioioshida
RBylaardt
Renan
Cesar Inoue
Juvenal
nosrednasantos
marcellatwck_
leileane_santos
marcel.cordeiro
Val
ranagonion
berr
jorge.junior
evandrodetoledo
32 participantes
Página 6 de 13
Página 6 de 13 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13
Re: CONSUMO PICANTO
Últimos 3 abastecimentos do Blu:
11/11/2015
324 km com 20,90 l = 15,50 km/l (misto com ar)
18/11/2015
434 km com 29,16 l = 14,88 km/l (misto com ar)
25/11/2015
460 km com 30,48 l = 15,09 km/l (misto com ar)
Falow,
Fabrício
11/11/2015
324 km com 20,90 l = 15,50 km/l (misto com ar)
18/11/2015
434 km com 29,16 l = 14,88 km/l (misto com ar)
25/11/2015
460 km com 30,48 l = 15,09 km/l (misto com ar)
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
O Meu Czerwien (Picanto Aut. 2016) está fazendo na média 8km /litros com Álcool.
Estou fazendo o registro de todos os abastecimentos com o Carrorama, e o melhor dos casos deu 9,8km p/ litro.
Estou gostando muito do carro mas estou achando bem beberrão.
Estou fazendo o registro de todos os abastecimentos com o Carrorama, e o melhor dos casos deu 9,8km p/ litro.
Estou gostando muito do carro mas estou achando bem beberrão.
Thiago Kaizer- Membro Novato
- Mensagens : 2
Localização : Salto
Re: CONSUMO PICANTO
Thiago, o consumo em si depende de vários fatores... e aqui no fórum há um tópico aberto a respeito do consumo dos automáticos. Te sugiro começar a comparação por lá.
O Blu no álcool e circuito misto, fez 11,5 km/l comigo.
Falow,
Fabrício
O Blu no álcool e circuito misto, fez 11,5 km/l comigo.
Falow,
Fabrício
Última edição por FCelso em Qui 26 Nov 2015 - 11:01, editado 1 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Fiz 9,85 com alcool na cidade; no inicio o consumo e mais elevado.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Últimos 2 abastecimentos do Blu:
01/12/2015
440 km com 28,72 l = 15,32 km/l (misto com ar)
09/12/2015
478 km com 30,30 l = 15,78 km/l (misto com ar)
Falow,
Fabrício
01/12/2015
440 km com 28,72 l = 15,32 km/l (misto com ar)
09/12/2015
478 km com 30,30 l = 15,78 km/l (misto com ar)
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Renan escreveu:Blu bebe com moderacao!
Maneirando no acelerador, ajuda bastante!
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Últimos 5 abastecimentos do Blu:
15/12/2015
343 km com 25,95 l = 13,22 km/l (misto com ar 100% e congestionamento)
18/12/2015
168 km com 15,54 l = 10,81 km/l (cidade com ar 100% do tempo - e pedi para encher até o talo, pois saía para viagem) PIOR CONSUMO ATÉ HOJE
18/12/2015
470 km com 28,78 l = 16,33 km/l (Blu carregado = 2 pessoas + traseira furgão, estrada com ar 100% do tempo, trânsito livre a 100-110 km/h na BR 101 - POA/RS - Porto Belo/SC)
26/12/2015
181 km com 13,31 l = 13,60 km/l (misto com ar 100% do tempo e congestionamento em Florianópolis SC - OBS: Gasolina Marca Diabo "posto sem bandeira" )
26/12/2015
357 km com 26,31 l = 13,57 km (Blu carregado = 2 pessoas + traseira furgão, estrada com ar 100% do tempo, trânsito livre a 100-110 km/h na BR 101 - Porto Belo/SC - POA/RS) SUSPEITO QUE A GASOLINA MARCA DIABO TENHA COLABORADO COM A MÉDIA TERRÍVEL NA ESTRADA
Falow,
Fabrício
15/12/2015
343 km com 25,95 l = 13,22 km/l (misto com ar 100% e congestionamento)
18/12/2015
168 km com 15,54 l = 10,81 km/l (cidade com ar 100% do tempo - e pedi para encher até o talo, pois saía para viagem) PIOR CONSUMO ATÉ HOJE
18/12/2015
470 km com 28,78 l = 16,33 km/l (Blu carregado = 2 pessoas + traseira furgão, estrada com ar 100% do tempo, trânsito livre a 100-110 km/h na BR 101 - POA/RS - Porto Belo/SC)
26/12/2015
181 km com 13,31 l = 13,60 km/l (misto com ar 100% do tempo e congestionamento em Florianópolis SC - OBS: Gasolina Marca Diabo "posto sem bandeira" )
26/12/2015
357 km com 26,31 l = 13,57 km (Blu carregado = 2 pessoas + traseira furgão, estrada com ar 100% do tempo, trânsito livre a 100-110 km/h na BR 101 - Porto Belo/SC - POA/RS) SUSPEITO QUE A GASOLINA MARCA DIABO TENHA COLABORADO COM A MÉDIA TERRÍVEL NA ESTRADA
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Estranho essa marca.... possivelmente foi a gasolina.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Vamos ver Renan, sigo monitorando...
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Últimos 3 abastecimentos do Blu:
01/01/2015
403 km com 28,70 l = 14,04 km/l (misto com ar 100% - Gasolina Ipiranga Aditivada)
07/01/2015
254 km com 22,22 l = 11,43 km/l (cidade com ar 100% e congestionado - Shell V Power)
OBS: DETESTO CIDADE CONGESTIONADA...
29/01/2015
416 km com 26,46 l = 15,72 km/l (misto com ar 100% - Shell V Power)
OBS: NESSE ÚLTIMO ABASTECIMENTO COMPLETEI COM IPIRANGA COMUM. O PISO É INCLINADO ONDE PAREI PARA ABASTECER E, EMBORA TENHA FICADO CHEIO, CREIO QUE AINDA PODERIAM COLOCAR UNS 2-3 LITROS.
01/01/2015
403 km com 28,70 l = 14,04 km/l (misto com ar 100% - Gasolina Ipiranga Aditivada)
07/01/2015
254 km com 22,22 l = 11,43 km/l (cidade com ar 100% e congestionado - Shell V Power)
OBS: DETESTO CIDADE CONGESTIONADA...
29/01/2015
416 km com 26,46 l = 15,72 km/l (misto com ar 100% - Shell V Power)
OBS: NESSE ÚLTIMO ABASTECIMENTO COMPLETEI COM IPIRANGA COMUM. O PISO É INCLINADO ONDE PAREI PARA ABASTECER E, EMBORA TENHA FICADO CHEIO, CREIO QUE AINDA PODERIAM COLOCAR UNS 2-3 LITROS.
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Congestionament na cidade e ar : welcome to my life!
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Consumo médio, e agora também velocidade média
Últimos abastecimentos do Blu:
DESDE O PENÚLTIMO ABASTECIMENTO COMECEI A ANOTAR TAMBÉM A VELOCIDADE MÉDIA
12/02/2016
313 km com 26,09 l = 12,00 km/l (cidade com ar) - gasolina comum Ipiranga
20/02/2016
339 km com 26,98 l = 12,56 km/l (cidade com ar) - gasolina comum Ipiranga
25/02/2016
463 km com 31,78 l = 14,57 km/l (misto com ar) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 39,67 km/h
03/03/2016
495 km com 31,97 l = 15,48 km/l (misto com ar) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 43,61 km/h
Falow,
Fabrício
DESDE O PENÚLTIMO ABASTECIMENTO COMECEI A ANOTAR TAMBÉM A VELOCIDADE MÉDIA
12/02/2016
313 km com 26,09 l = 12,00 km/l (cidade com ar) - gasolina comum Ipiranga
20/02/2016
339 km com 26,98 l = 12,56 km/l (cidade com ar) - gasolina comum Ipiranga
25/02/2016
463 km com 31,78 l = 14,57 km/l (misto com ar) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 39,67 km/h
03/03/2016
495 km com 31,97 l = 15,48 km/l (misto com ar) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 43,61 km/h
Falow,
Fabrício
Última edição por FCelso em Sáb 5 Mar 2016 - 20:25, editado 1 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Nos postos ipiranga, tb notei queda no consumo.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Queda no consumo ou na média?
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Dois últimos consumos com gasolina Shell comum, o primeiro ainda não 100% implementada a bike na cidade, o segundo com a bike usada quando deslocamento 100% em cidade. Notem A DIFERENÇA também em relação ao uso do ar condicionado e à velocidade média
14/03/2016
491 km com 30,80 l = 15,94 km/l (misto com ar 50% do tempo) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 43,76 km/h
18/03/2016
438 km com 25,83 l = 16,96 km/l (misto com ar 20% do tempo) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 51,35 km/h
OBS: ESSE TRAJETO MISTO, CORRESPONDE A 15,1% CIDADE E 84,9% ESTRADA; GERALMENTE COM TRÂNSITO LIVRE
Dados: 110 km (ida e volta); 7,7 km da cidade A + 0,7 km da cidade B na ida e 1,8 km da cidade B e 6,6 km da cidade A na volta. E 93,4 km correspondem à trechos de BR (entre 60 e 90 km/h).
Falow,
Fabrício
14/03/2016
491 km com 30,80 l = 15,94 km/l (misto com ar 50% do tempo) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 43,76 km/h
18/03/2016
438 km com 25,83 l = 16,96 km/l (misto com ar 20% do tempo) - gasolina comum Shell
Velocidade média: 51,35 km/h
OBS: ESSE TRAJETO MISTO, CORRESPONDE A 15,1% CIDADE E 84,9% ESTRADA; GERALMENTE COM TRÂNSITO LIVRE
Dados: 110 km (ida e volta); 7,7 km da cidade A + 0,7 km da cidade B na ida e 1,8 km da cidade B e 6,6 km da cidade A na volta. E 93,4 km correspondem à trechos de BR (entre 60 e 90 km/h).
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
A prova que velocidade baixa nao signifca necessariamente o melhor consumo.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Minha impressão é que o melhor consumo é atingido em 5a marcha e ente 60-70 km/h. Acima de 90 km/h gasta mais, pois a caixa tem relações curtas e as rpm's são elevadas.
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Creio que em 5marcha a 70.
Ultima media do Huguinho fechou em 10,16km/l, ar e cidade, com etanol.
Meu professor de fisica do ensino medio, dizia que os carros atingem seu melhor consumo na metade de sua velocidade maxima. Procede?
Tb ja ouvi que a faixa de melhor rendimento de um carro e na rpm de seu torque maximo. O consumo nao estaria incluso no conceito de rendimento?
Ultima media do Huguinho fechou em 10,16km/l, ar e cidade, com etanol.
Meu professor de fisica do ensino medio, dizia que os carros atingem seu melhor consumo na metade de sua velocidade maxima. Procede?
Tb ja ouvi que a faixa de melhor rendimento de um carro e na rpm de seu torque maximo. O consumo nao estaria incluso no conceito de rendimento?
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Renan escreveu:Creio que em 5marcha a 70.
Ultima media do Huguinho fechou em 10,16km/l, ar e cidade, com etanol.
Meu professor de fisica do ensino medio, dizia que os carros atingem seu melhor consumo na metade de sua velocidade maxima. Procede?
Tb ja ouvi que a faixa de melhor rendimento de um carro e na rpm de seu torque maximo. O consumo nao estaria incluso no conceito de rendimento?
Acho que a melhor média ficaria na 5a marcha a 60 km/h, pois as rotações ficam num regime abaixo de 2000 rpm (1500 rpm, se não me engano).
Melhor consumo na metade da velocidade máxima, é uma bela teoria, mas nunca ouvi falar, muito menos vi comprovação...
Se o melhor rendimento ocorre nas rotações do torque máximo, para os nossos, seria a 4500 rpm; nesse caso seria aproveitamento da energia do combustível transformado pelo motor em energia mecânica, e não menor consumo.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Obrigado pelo esclarecimento!
Fabricio, em tese rotacoes muito baixas nao forca o motor e faria consumir mais?
Ex: subir uma ladeira em 3 marcha a 30km/h, quando o motor " pede" a 2 marcha( em que pese da luz do painel nao avisar para reduzir)?
Fabricio, em tese rotacoes muito baixas nao forca o motor e faria consumir mais?
Ex: subir uma ladeira em 3 marcha a 30km/h, quando o motor " pede" a 2 marcha( em que pese da luz do painel nao avisar para reduzir)?
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: CONSUMO PICANTO
Buenas Renan,
No caso de uma subida (ladeira acima), para vencer essa adversidade faz sentido essa sua colocação, ainda mais se o veículo estiver carregado e por algum motivo é necessário reduzir a velocidade.
Mas em se tratando de economizar combustível, o mais adequado é "embalar" o veículo antes da subida. Faço isso diariamente na saída para a o trabalho subindo a Mariano de Mattos, então estico a terceira marcha a quase 70 km/h e chego antes do topo colocando a 4a marcha, isso na situação mais leve: sozinho e sem carga nem ar ligado. Caso esteja com o ar ligado, com o Blu carregado e um ônibus subindo na frente, não tem jeito, aí é reduzir e manter velocidade de cruzeiro em segunda...
Rotações muito baixas: quantas rpm seriam baixas para você?? Em geral depende do carro em questão, devido ao acerto de motor e câmbio, especialmente a relação de marchas. No caso do nosso Picanto, creio que em torno dos 1500 rpm seria a rotação de menor consumo, sem "forçar" o motor e considerando a velocidade de cruzeiro.
Note na foto abaixo que a quase 60 km/h em 5a marcha, o motor já está em quase 2000 rpm. A 50 km/h em 5a marcha fica próximo dos 1500 rpm, e acredito ser essa a condição mais econômica desse veículo, pois a 5a é especialmente curta, provavelmente por ser um carro planejado para uso urbano.
No Focus, próximo dos 80km/h em 5a marcha, o motor fica a 1800 rpm , e a 90km/h em 5a marcha, o motor fica nos 2200 rpm.
Atualmente estou avaliando o consumo do Blu mantendo a velocidade de cruzeiro nos 70km/h, na metade do trajeto diário. Vamos ver como fica.
No caso de uma subida (ladeira acima), para vencer essa adversidade faz sentido essa sua colocação, ainda mais se o veículo estiver carregado e por algum motivo é necessário reduzir a velocidade.
Mas em se tratando de economizar combustível, o mais adequado é "embalar" o veículo antes da subida. Faço isso diariamente na saída para a o trabalho subindo a Mariano de Mattos, então estico a terceira marcha a quase 70 km/h e chego antes do topo colocando a 4a marcha, isso na situação mais leve: sozinho e sem carga nem ar ligado. Caso esteja com o ar ligado, com o Blu carregado e um ônibus subindo na frente, não tem jeito, aí é reduzir e manter velocidade de cruzeiro em segunda...
Rotações muito baixas: quantas rpm seriam baixas para você?? Em geral depende do carro em questão, devido ao acerto de motor e câmbio, especialmente a relação de marchas. No caso do nosso Picanto, creio que em torno dos 1500 rpm seria a rotação de menor consumo, sem "forçar" o motor e considerando a velocidade de cruzeiro.
Note na foto abaixo que a quase 60 km/h em 5a marcha, o motor já está em quase 2000 rpm. A 50 km/h em 5a marcha fica próximo dos 1500 rpm, e acredito ser essa a condição mais econômica desse veículo, pois a 5a é especialmente curta, provavelmente por ser um carro planejado para uso urbano.
No Focus, próximo dos 80km/h em 5a marcha, o motor fica a 1800 rpm , e a 90km/h em 5a marcha, o motor fica nos 2200 rpm.
Atualmente estou avaliando o consumo do Blu mantendo a velocidade de cruzeiro nos 70km/h, na metade do trajeto diário. Vamos ver como fica.
Última edição por FCelso em Sáb 26 Mar 2016 - 18:41, editado 1 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
- Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS
Re: CONSUMO PICANTO
Entendo como baixa rpm aquele em que o carro "rateia"/ vibra antes de ter folego para se deslocar, claro, depende do carro e da circunstancia.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Página 6 de 13 • 1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13
Tópicos semelhantes
» AUTOMATICOS -> CONSUMO AQUI!
» Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT
» picanto consumo absordo
» Consumo aumentou
» Kia Picanto 2018: preço, consumo, equipamentos
» Desapontado com o consumo do meu Picanto 1.0 AT
» picanto consumo absordo
» Consumo aumentou
» Kia Picanto 2018: preço, consumo, equipamentos
Página 6 de 13
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|