Kia Picanto Clube
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Barulho nas polias e correias - motor trela aos 2000rpm

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Mensagem por thiago_oliv Ter 17 Jun 2014 - 3:10

Estou com o mesmo problema descrito aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Meu carro tem esse problema desde o primeiro dia. Nunca resolveram.

O sintoma é uma leve escorregada na correia (som de apito), seguido de uma trelada próximo aos 2000rpm, como se tivesse uma peça metálica batendo no motor. Dá a sensação que é problema no câmbio, pois o barulho só ocorre em marcha. Mas não é.

Alguém mais teve isso? Parece um problema de design.

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Mensagem por Renan Qui 19 Jun 2014 - 13:49

Tem o ruído que é característica do motor 3 cilindros, mas deves saber disso.

Sugiro que leva na autorizada para ver essa questão específica e entre em contato com o 0800 da Kia.
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Mensagem por thiago_oliv Qui 19 Jun 2014 - 23:54

Agradeço a resposta. O ruído não é normal. Tem dias que sequer escuto. Mas já levei na concessionária 8 vezes por causa desse problema e eles simplesmente não sabem o que fazer.
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Mensagem por Renan Seg 23 Jun 2014 - 17:28

O Picanto usa corrente e não correia de comando, se for a correia de acessórios, vai se manifestar no uso dos equipamentos(acho)como ar cond, etc.

Comentou que tem dias que não se manifesta o barulho, que quando aparece é em marcha, que tem desde o 1º dia.
Citou ainda os 2 mil rpm.

Eu acho que é a correia de acessórios ou algo relacionado à ela, como o rolamento do tensionador da correia de acessórios,deduzo que quando vc não ouve o barulho seja em razão de que não ligou algum item do carro que "movimente " a correia de acessórios, e que ao passar de 2 mil giros, o barulho do motor o abafe.



Esse link é do barulho da correia de acessórios, sim é do Celta e só usei como exemplo.

Pergunto: o pessoal da ccs conseguiu ouvir o barulho? Se manifestou no teste de rodagem?

Sugiro: leve na ccs num dia de menos movimento, como quarta feira.Motivo: quando tem muito movimento, dão menos atenção para ruídos e afins-infelizmente , todos são assim.

Outra coisa: tem mecânicos com ouvido pouco apurado,o que é muito irritante para quem tem ouvido sensivel. Às vezes, é melhor deixar o barulho aumentar para facilitar diagnóstico- mas não acho que seja o seu caso.

No seu lugar, eu iria em outra ccs , anotaria a ordem de serviço,ligaria para o 0800 da marca e enviaria um email para eles.

Queria poder ajudar mais e desculpe se escrevi alguma obviedade, mas às vezes, ao ler um "passo a passo", podemos nos dar conta de algo que possibilite uma melhor identificação do problema.

Poste aqui o andamento do problema.
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Mensagem por thiago_oliv Seg 21 Jul 2014 - 17:10

O barulho é mais no lado esquerdo quando estou dirigindo. O carona escuta menos. Mas isso pode ser uma questão de isolamento do painel e não significar nada.
Eu vi o vídeo e te falo que o barulho não é constante como naquele celta, mas a forma de trelar (a frequência e o tom) é bem parecida.
Já tentei aplicar WD40 genericamente na região da correia de acessórios no meu Picanto e não alterou o comportamento. Vou tentar colocar nas polias e ver no que dá. Quando eu ligo o ar condicionado, realmente o barulho piora.
Se for isso mesmo, pode ser que a troca do jogo de polias resolva.
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Mensagem por thiago_oliv Seg 21 Jul 2014 - 18:19

Testei um pouco agora. Nada de barulho pós-WD40. Amanhã posto mais.
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Mensagem por Renan Ter 22 Jul 2014 - 18:28

O WD40 vai resolver por 2 ou 3 dias, após, possivelmente o barulho retorna..
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Mensagem por thiago_oliv Ter 22 Jul 2014 - 18:52

Sim! Quando o barulho voltar pra valer, vou colocar de novo só pra ter certeza que é o WD40 que está quebrando o galho. Dessa forma, o diagnóstico vai ser confiável. Notei que depois do WD40, a correia tá piando alto - mas não é disso que estou atrás e sim da trelada.
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Mensagem por thiago_oliv Seg 13 Out 2014 - 12:52

Retornando ao tópico, o barulho é nas polias mesmo. Quando coloco WD40 nelas, o barulho cessa. A concessionária KIA quer me cobrar 270 reais pra trocar. É f*da!
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Mensagem por Renan Ter 14 Out 2014 - 23:52

Tenta ir noutra autorizada, se puderes, pode ajudar...
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Mensagem por Dower Leal de Moura Qui 2 Abr 2015 - 22:45

Thiago. O atrito da correia do ar condicionado faz esse barulho quando o motor é acelerado. A troca pode não dar resultado se o compressor fugiu de posição (desalinhamento). Procure uma especializada fora da concessionária. A garantia é fajuta (leia o termo).

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Mensagem por Barigonta Ter 7 Jul 2015 - 11:32

Thiago. Qual foi a polia que você trocou? estou com o mesmo problema, já troquei a polia do virabrequim, correia e o tensor da correia e o barulho continua. Já fiz um teste de andar com o carro (uma voltinha na quadra) e o barulho não apresenta.

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Mensagem por Renan Ter 7 Jul 2015 - 23:22

Talvez seja a correia de acessorios.
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Mensagem por Barigonta Qua 8 Jul 2015 - 10:35

Olá realmente Renan, ontem mesmo troquei a correia por uma original, pois eu tinha colocado uma contitech e conversando com o mecânico da concessionaria analisamos ambas as correias e vimos que o material é diferente, a original é meio "almofadada" evitando assim qualquer vibração da correia, ele comentou também que os Picantos lançados em 2011 e 2012 a correia não possuía esse material especial por isso que tem alguns veículos que apresentam este problema.

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Mensagem por Renan Qua 8 Jul 2015 - 19:38

Entao foi resolvido!
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Mensagem por thiago_oliv Sáb 12 Set 2015 - 23:34

Interessante: com gasolina premium a trelada cessa!! Será que eu estou ouvindo um tipo de grilo de octnagem??

Vou colocar álcool e testar no próximo tanque! O medo de usar álcool puro é que às vezes a injeção "esquece" a configuração e reseta pra gasolina, aí o carro afoga. É um saco desafogar, mas sei resolver.
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Mensagem por dtyonline Dom 13 Set 2015 - 0:47

Faça o teste Thiago e nos relate se pode ser mesmo grilo de octanagem, a priori acredito que não.

Abraços,
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Mensagem por Denis_09 Dom 27 Set 2015 - 15:29

Thiago,
Se o seu caso foi o mesmo do meu, duvido que tenha correlação com a gasolina, o meu o barulho era bem evidente vindo da correia de acessórios, até joguei um WD e vi que cessou por um tempo, mais logo em seguida volta. vou trocar todo o kit da correia essa semana e ver se resolve.
Quanto a questão se jogar pro álcool, tive esse problema rsrs fiquei 1 hora pra conseguir fazer o carro pegar, até descarreguei a bateria de tantas tentativas. Fica a dica ai pro pessoal, jogou pro álcool roda pelo menos 30KM sem parar, se desligar o carro antes disso ta fudido rsrs
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Mensagem por FCelso Qua 30 Set 2015 - 12:37

Denis_09 escreveu:Quanto a questão se jogar pro álcool, tive esse problema rsrs fiquei 1 hora pra conseguir fazer o carro pegar, até descarreguei a bateria de tantas tentativas. Fica a dica ai pro pessoal, jogou pro álcool roda pelo menos 30KM sem parar, se desligar o carro antes disso ta fudido rsrs

Denis,

Usei álcool sem problemas no Blu. Completei o reservatório de partida a frio com gasolina BR Pódium, e quando o tanque normal que estava com gasolina chegou na reserva, completei com álcool. Em dias frios (abaixo de 20oC), caso a injeção perceba que a partida não está atuando logo ao girar a chave, o sistema de partida a frio injeta a gasolina do reservatório e na sequência o combustível do tanque começa a ser admitido, passando então o motor a funcionar com o combustível do tanque. Esse processo, em dias abaixo de 10oC, leva alguns segundos insistindo na ignição, mas o Blu sempre "pegou de primeira" quando usei álcool.

Falow,
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Mensagem por rafaelvcruz Dom 6 Mar 2016 - 16:20

Galera, boa tarde!!

Meu veículo apresenta barulho quando está rodando.
Em baixa velocidade o ruido é pouco, mas conforme vai pegando mais velocidade, por exmplo, em Rodovias, o barulho é insurdescente, parece barulho de avião ou mesmo parece que o carro está rodando em marcha ré! (rs).. Levei em 4 mecanicos para avaliação. O primeiro falou que se tratava de conjunto de embreagem, o segundo - especialista em cambios - falou que poderia se engrenagem tricanda, o terceiro falou novamente do conjunto de embreagem e o quarto enfim disse se tratar do rolamento do diferencial. Resumindo: conforme a avaliação dos dois mecânicos, troquei o bendito conjunto de embreagem, o carro ficou ótimo, porem o barulho persiste. Poderia ser então rolamento do diferencial?
Temo em trocar e ainda continuar o barulho.

Alguem teve o caso parecido?

Grato
Rafael

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Mensagem por dtyonline Ter 8 Mar 2016 - 7:00

Rafael, seja bem vindo!

Apresente-se no tópico de apresentações se não o fez.

Consegue gravar um áudio ou um vídeo para auxiliarmos melhor Rafael?

Abraços e boa sorte!
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Mensagem por Renan Ter 8 Mar 2016 - 21:45

Qual a km e uso do carro?

Grava um vídeo, como o Daniel sugeriu.
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Mensagem por rafaelvcruz Qui 10 Mar 2016 - 13:55

Boa tarde, galera!!

Desculpem a demora. FIz minha apresentação no tópico definido! Tks =)
O meu picanto está com 55000 Km. Consegui fazer o upload do audio. Segue..

A partir do 50" é possível avaliar bem o barulho.



Obrigado a todos.

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Mensagem por dtyonline Qui 10 Mar 2016 - 18:35

Rafael,

Quanto a apresentação ok! Very Happy

Ouvi o áudio.

Para auxiliar melhor, lá no terceiro orçamento que obteve com especialista em câmbio, foi apontada qual engrenagem que estaria trincada?

Pelo som eu não consegui definir se é essa tal engrenagem ou o rolamento do diferencial.

Vamos aguardar mais gente nos auxiliar.

Abraços,
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Barulho nas polias e correias - motor trela aos 2000rpm Empty Re: Barulho nas polias e correias - motor trela aos 2000rpm

Mensagem por Renan Qui 10 Mar 2016 - 19:07

Entre as hipóteses citadas, penso que pode ser o rolamento do diferencial.
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