Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Realizada ontem, 05/07/2017, a revisão dos 70 mil km (aos 68.794 km)
- Filtro de óleo (Hyundai): R$ 30,15 (subiu R$ 8,41)
- Filtro de ar do motor (Hyundai): Verificado e limpo, OK - sem troca
- Filtro de ar condicionado (VOX): R$ 30,50 (subiu R$ 6,50)
- Fluido de arrefecimento (Total Glacelf 2L): R$ 167,00 (comprado no Mercado Lire com frete - subiu R$ 77,00)
- Água desmineralizada (Radiex 3L): R$ 22,00
- Fluido de freio (RadnaQ 0,5L): R$ 42,00
- Óleo do motor (Total Quartz 9000 GF5 3L): R$ 120,00
- Mão de obra (Exclusive Auto Service - Porto Alegre RS): R$ 130,00
Total:R$ 541,65
Na próxima revisão estão previstos:
- Troca da correia do alternador;
- Troca do filtro de combustível;
- Troca das velas;
- Limpeza da TBI (corpo da borboleta) e dos bicos injetores. Verifiquei a TBI e se encontra um pouco contaminada por carbonização, vou usar um ou dois tanques de álcool e ver se ajuda na limpeza, caso contrário desmontarei a TBI e vou limpá-la em casa mesmo com Car80.
Falow,
Fabrício
- Filtro de óleo (Hyundai): R$ 30,15 (subiu R$ 8,41)
- Filtro de ar do motor (Hyundai): Verificado e limpo, OK - sem troca
- Filtro de ar condicionado (VOX): R$ 30,50 (subiu R$ 6,50)
- Fluido de arrefecimento (Total Glacelf 2L): R$ 167,00 (comprado no Mercado Lire com frete - subiu R$ 77,00)
- Água desmineralizada (Radiex 3L): R$ 22,00
- Fluido de freio (RadnaQ 0,5L): R$ 42,00
- Óleo do motor (Total Quartz 9000 GF5 3L): R$ 120,00
- Mão de obra (Exclusive Auto Service - Porto Alegre RS): R$ 130,00
Total:R$ 541,65
Na próxima revisão estão previstos:
- Troca da correia do alternador;
- Troca do filtro de combustível;
- Troca das velas;
- Limpeza da TBI (corpo da borboleta) e dos bicos injetores. Verifiquei a TBI e se encontra um pouco contaminada por carbonização, vou usar um ou dois tanques de álcool e ver se ajuda na limpeza, caso contrário desmontarei a TBI e vou limpá-la em casa mesmo com Car80.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Checagem de pneus e freios
Ainda na revisão de ontem, pude constatar o desgaste irregular dos pneus traseiros (provavelmente devido à largura 185), com a presença de descamação e o aparecimento de fissuras em todos os pneus.
Dessa forma, estou avaliando a aquisição de novos pneus, possivelmente os Dunlop 175/60R15
A boa notícia é que as pastilhas de freio dianteiras estão com baixo desgaste, aproximadamente na metade da vida útil. Com quase 70 mil km, é um bom sinal.
Falow,
Fabrício
Dessa forma, estou avaliando a aquisição de novos pneus, possivelmente os Dunlop 175/60R15
A boa notícia é que as pastilhas de freio dianteiras estão com baixo desgaste, aproximadamente na metade da vida útil. Com quase 70 mil km, é um bom sinal.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Fabricio, usar etanol como combustível não ajudara na limpeza da TBI, porque o combustível não passa pelo TBI. No TBI só passa o ar admitido pelo filtro e os vapores do motor. É por esse motivo que ele fica carbonizado. São vapores de óleo. O TBI nunca é bom desmontar para fazer a limpeza. Ele só precisa estar limpo onde a borboleta abre e fecha, o resto não afeta em nada no desempenho do carro. Você pode limpar com o carro ligado, acelerando e dando umas borrifadas de produto. Caso esteja muito carbonizado, você pode usar um pano de micro fibra umedecido em produto próprio, tomando muito cuidado ao abrir a borboleta para não quebrar as engrenagens internas. O ideal é fazer com scaner para abrir e fechar a borboleta sem danifica-la. De preferencia para produtos de secagem ultra rápida. Se o produto escorrer para o eixo da borboleta ele pode dar curto nos circuitos internos do TBI. No caso do Picanto da minha esposa, o TBI é mecânico, acionado por cabo. Acredito que seu carro já tenha acelerador eletrônico. O Car80 é muito bom para limpeza, mas a secagem não é tão rápida.
Tokio- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Buenas Tokio, talvez tenha me expressado mal, o que quis dizer é que pretendo retirar a TBI para fazer a limpeza, assim como observei fazerem na oficina com o PUG 206 da patroa. Eles retiraram a TBI, lavaram com Car80 e depois com água, secando em seguida. Junto com a troca de velas e limpeza dos bicos injetores, a média melhorou 1 km/l.
Falow,
Fabrício
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Um detalhe que consegui investigar foi a provável causa do problema com o esguicho do limpador traseiro. O problema parece estar relacionado ao não funcionamento da bomba elétrica de acionamento, que no caso do Picanto MK2, tem os dois sistemas de esguicho (dianteiro e traseiro) com bombas individuais, diferente da versão anterior onde a mesma bomba atua nos dois esguichos.
Para confirmar o código da peça preciso ter um tempo para retirar a capa interna do paralamas dianteiro direito e analisar a bomba que é instalada no reservatório do fluido do parabrisa e vidro traseiro. No Ebay, a peça identificada como 985102S100 é a candidata, com preço em torno de R$ 100,00 já com envio.
Falow,
Fabrício
Para confirmar o código da peça preciso ter um tempo para retirar a capa interna do paralamas dianteiro direito e analisar a bomba que é instalada no reservatório do fluido do parabrisa e vidro traseiro. No Ebay, a peça identificada como 985102S100 é a candidata, com preço em torno de R$ 100,00 já com envio.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Por essa ( 2 esguichos) não esperava...
Renan- Moderador
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
De fato, as pastilhas do meu nem davam sinal de desgaste - isso aos 55 mkm.
Pneus : qual a relação das fissuras com a largura ?
Pneus : qual a relação das fissuras com a largura ?
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
A largura não influencia nas fissuras. Fissura indica envelhecimento do pneu, que é acelerado no caso de ficar exposto ao sol. O que pode contribuir também é a fórmula do composto usado pra fabricar a parte externa do pneu. Geralmente as fissuras costumam aparecer a partir do 4o ano do pneu... 5 anos é o prazo de validade.
Falow,
Fabrício
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Realizada ontem, 26/07/2017, a troca dos 4 pneus do Blu.
Desta vez os escolhidos foram os Dunlop Sport LM704 175/60 R15 81H. As primeiras impressões é que ficou mais macio, embora siga firme, desse modo não dando tantas pancadas secas quando passa pelos buracos. Ainda não andei na estrada para avaliar o ruído, mas da experiência anterior com os mesmos pneus, espero que sejam silenciosos.
Mas como nem tudo são flores, foi feita cambagem dianteira e notei que o eixo traseiro realmente necessita cambagem. A cambagem incorreta foi que causou o desgaste prematuro na parte interna dos pneus traseiros.
O lado esquerdo está mais empenado do que o lado direito.
Deixo aqui o slideshow pois o Photobucker não permite mais colocar os links das fotos embebidos em outros sites...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Dessa forma, agendei o serviço de alinhamento na Autolongarina em Porto Alegre, pela bagatela de R$ 750,00
Falow,
Fabrício
Desta vez os escolhidos foram os Dunlop Sport LM704 175/60 R15 81H. As primeiras impressões é que ficou mais macio, embora siga firme, desse modo não dando tantas pancadas secas quando passa pelos buracos. Ainda não andei na estrada para avaliar o ruído, mas da experiência anterior com os mesmos pneus, espero que sejam silenciosos.
Mas como nem tudo são flores, foi feita cambagem dianteira e notei que o eixo traseiro realmente necessita cambagem. A cambagem incorreta foi que causou o desgaste prematuro na parte interna dos pneus traseiros.
O lado esquerdo está mais empenado do que o lado direito.
Deixo aqui o slideshow pois o Photobucker não permite mais colocar os links das fotos embebidos em outros sites...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Dessa forma, agendei o serviço de alinhamento na Autolongarina em Porto Alegre, pela bagatela de R$ 750,00
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Como que empenou ???
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Renan escreveu:Como que empenou ???
Nem ideia, pode ser que veio assim de fábrica, ou o primeiro dono... o primeiro jogo de pneus que usei nele por longa distância foi esse Achilles... E não recordo de ter feito qualquer sobrecarga nele que justifique empenamento A não ser que seja efeito dos "power cushion"... A cambagem está negativa, ou seja, aberta, onde gasta os pneus mais por dentro:
/ \
Falow,
Fabrício
Última edição por FCelso em Qua 27 Set 2017 - 19:55, editado 1 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Mas nas geometrias anteriores não apontaram isso....por isso a pergunta ...
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Nas geometrias anteriores e nessa última também, estavam todas dentro das tolerâncias...
Vai dizer o quê...
Vai dizer o quê...
Última edição por FCelso em Seg 11 Set 2017 - 18:06, editado 2 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Realizado o serviço de alinhamento do eixo traseiro e substituição do cubo traseiro direito, pois o rolamento estava apresentando sinal de desgaste (ruído).
Segundo o pessoal da Autolongarina, o que pode ter causado o empenamento do eixo traseiro foi algum solavanco durante o uso do veículo. No uso diário do Blu isso acontece com frequência, pois há grandes desníveis na BR 448, e mesmo sem carga, a suspensão sofre bastante. Além disso, nas viagens ao litoral de SC pela BR 290 e BR 101, também existem desníveis, e geralmente o Blu vai carregado nessas situações. Assim, provavelmente o que entortou o eixo foi o uso ao longo do tempo, e não um evento isolado.
A minha impressão é que os pneus Achilles utilizados anteriormente contribuíram também com o entortamento do eixo nessas situações, pois os pneus são bastante rígidos, transferindo muito da energia para as molas, que são Eibach, e portanto bastante rígidas e assim, passando a energia para o eixo, que é a parte que sofreu o dano. Espero que com os atuais Dunlop, que aparentam ser mais flexíveis, esse problema não retorne a ocorrer.
Custo do serviço: R$ 750,00
Custo do cubo traseiro completo (com rolamento integrado): R$ 370,00
Falow,
Fabrício
Segundo o pessoal da Autolongarina, o que pode ter causado o empenamento do eixo traseiro foi algum solavanco durante o uso do veículo. No uso diário do Blu isso acontece com frequência, pois há grandes desníveis na BR 448, e mesmo sem carga, a suspensão sofre bastante. Além disso, nas viagens ao litoral de SC pela BR 290 e BR 101, também existem desníveis, e geralmente o Blu vai carregado nessas situações. Assim, provavelmente o que entortou o eixo foi o uso ao longo do tempo, e não um evento isolado.
A minha impressão é que os pneus Achilles utilizados anteriormente contribuíram também com o entortamento do eixo nessas situações, pois os pneus são bastante rígidos, transferindo muito da energia para as molas, que são Eibach, e portanto bastante rígidas e assim, passando a energia para o eixo, que é a parte que sofreu o dano. Espero que com os atuais Dunlop, que aparentam ser mais flexíveis, esse problema não retorne a ocorrer.
Custo do serviço: R$ 750,00
Custo do cubo traseiro completo (com rolamento integrado): R$ 370,00
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Blu fechou 70 kkm hoje:
Seguindo o ritmo dos 2000 rpm
Falow,
Fabrício
Seguindo o ritmo dos 2000 rpm
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Como avalia o custo de manutenção e resistência dele em comparação aos demais carros que já teve ?
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Boas Renan,
É difícil uma comparação direta, pois todos os outros carros eram mais rodados e certamente não eram de 1o dono.
PUG 106: 80 mil km (trocamos pelo Civic com 105 mil km)
Civic: 175 mil km (a patroa trocou com 192 mil km)
Palio com GNV: 120 mil km (troquei pelo Focus com 152 mil km)
Focus com GNV: 107 mil km (troquei pelo Blu com 246 mil km)
PUG 206: 22 mil km em 2011 (atualmente 85 mil km)
Blu: 24 mil km em 2015 (atualmente 70 mil km)
Mas comparando com o PUG 206 que é mais ou menos equivalente ao Blu (somos 2o dono e km equivalente, embora o PUG seja 5 anos mais velho), dá pra dizer que gasto menos na manutenção do Blu.
O detalhe é que o PUG é usado quase que 100% na cidade, fazemos umas 4 ou 5 viagens de 1000 km com ele por ano. Isso desgasta mais, principalmente suspensão e freios. O Blu roda quase que exclusivamente na estrada e/ou asfalto em boas condições. Outro fator que colabora com o PUG dar mais manutenção é o estilo ostensivo de direção da patroa, ela passa nos buracos, sobe cordão de calçada e demais peripécias de motoristas impetuosos, e isso fatalmente cobra mais caro na manutenção. As bieletas (Cofap) dianteiras por exemplo, são trocadas de pelo menos 1 x por ano (10 mil km).
No caso específico do Blu, o custo de peças é bastante variável, pois o cubo de roda traseiro (R$ 350,00) que precisou ser trocado, é bem mais caro do que outros modelos onde se troca o rolamento (R$ 80,00), mas o motor do vidro elétrico (usado) ficou na faixa equivalente a outros modelos (R$ 170,00), assim como as válvulas PCV e solenóide do sistema de partida a frio, também bem equivalentes à outros modelos.
Os itens de revisão, como óleo, filtros, correia, fluido de freio e fluido de arrefecimento, todos tem custo bastante acessível.
O que já pesquisei e vai sair um pouco mais caro do que modelos equivalentes é o kit de suspensão (amortecedores, batentes, coifas, etc), porém o custo do kit de embreagem, pastilhas e demais itens de freio, me parecem ser bem compatíveis com a classe do modelo.
No geral, o Blu está cabendo tranquilo no meu bolso, e isso me deixa bastante satisfeito e duvidoso quanto a trocar ele, pelo menos no curto prazo (6 meses a 1 ano).
OBS 1: em comparação, o Kadett por exemplo, tem as peças infinitamente mais baratas do que todos os outros modelos mencionados acima... O caso é que, se alguém for comprar um Kadett hoje, ou vai pagar caro (muito acima da FIPE) por um realmente inteiro, ou vai ter que reformar... Mas pra manter, quando inteiro, é super tranquilo.
OBS 2: Com base nos dados que tenho inseridos no Spritmonitor.de, os custos relativos exclusivamente à manutenção do Palio, do Focus e do Blu são os seguintes:
Palio: R$ 0,17/km
Focus: R$ 0,31/km
Blu: R$ 0,15/km
A título de comparação, o custo de manutenção da NMax que comprei 0 km (atualmente com 9 mil km): R$ 0,03/km
Falow,
Fabrício
É difícil uma comparação direta, pois todos os outros carros eram mais rodados e certamente não eram de 1o dono.
PUG 106: 80 mil km (trocamos pelo Civic com 105 mil km)
Civic: 175 mil km (a patroa trocou com 192 mil km)
Palio com GNV: 120 mil km (troquei pelo Focus com 152 mil km)
Focus com GNV: 107 mil km (troquei pelo Blu com 246 mil km)
PUG 206: 22 mil km em 2011 (atualmente 85 mil km)
Blu: 24 mil km em 2015 (atualmente 70 mil km)
Mas comparando com o PUG 206 que é mais ou menos equivalente ao Blu (somos 2o dono e km equivalente, embora o PUG seja 5 anos mais velho), dá pra dizer que gasto menos na manutenção do Blu.
O detalhe é que o PUG é usado quase que 100% na cidade, fazemos umas 4 ou 5 viagens de 1000 km com ele por ano. Isso desgasta mais, principalmente suspensão e freios. O Blu roda quase que exclusivamente na estrada e/ou asfalto em boas condições. Outro fator que colabora com o PUG dar mais manutenção é o estilo ostensivo de direção da patroa, ela passa nos buracos, sobe cordão de calçada e demais peripécias de motoristas impetuosos, e isso fatalmente cobra mais caro na manutenção. As bieletas (Cofap) dianteiras por exemplo, são trocadas de pelo menos 1 x por ano (10 mil km).
No caso específico do Blu, o custo de peças é bastante variável, pois o cubo de roda traseiro (R$ 350,00) que precisou ser trocado, é bem mais caro do que outros modelos onde se troca o rolamento (R$ 80,00), mas o motor do vidro elétrico (usado) ficou na faixa equivalente a outros modelos (R$ 170,00), assim como as válvulas PCV e solenóide do sistema de partida a frio, também bem equivalentes à outros modelos.
Os itens de revisão, como óleo, filtros, correia, fluido de freio e fluido de arrefecimento, todos tem custo bastante acessível.
O que já pesquisei e vai sair um pouco mais caro do que modelos equivalentes é o kit de suspensão (amortecedores, batentes, coifas, etc), porém o custo do kit de embreagem, pastilhas e demais itens de freio, me parecem ser bem compatíveis com a classe do modelo.
No geral, o Blu está cabendo tranquilo no meu bolso, e isso me deixa bastante satisfeito e duvidoso quanto a trocar ele, pelo menos no curto prazo (6 meses a 1 ano).
OBS 1: em comparação, o Kadett por exemplo, tem as peças infinitamente mais baratas do que todos os outros modelos mencionados acima... O caso é que, se alguém for comprar um Kadett hoje, ou vai pagar caro (muito acima da FIPE) por um realmente inteiro, ou vai ter que reformar... Mas pra manter, quando inteiro, é super tranquilo.
OBS 2: Com base nos dados que tenho inseridos no Spritmonitor.de, os custos relativos exclusivamente à manutenção do Palio, do Focus e do Blu são os seguintes:
Palio: R$ 0,17/km
Focus: R$ 0,31/km
Blu: R$ 0,15/km
A título de comparação, o custo de manutenção da NMax que comprei 0 km (atualmente com 9 mil km): R$ 0,03/km
Falow,
Fabrício
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Entendido.
Valeu pelo ótimo relatório!!!
Valeu pelo ótimo relatório!!!
Renan- Moderador
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Com a revisão dos 10 mil km na NMax, o custo de manutenção subiu para R$ 0,07/km .
Falow,
Fabrício
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
No feriado de Ano Novo troquei a bomba do limpador traseiro (em torno de R$ 100,00), mas não funcionou. Estou cogitando levar numa auto elétrica, pois pode ser um relé ou a própria haste de comando que estejam com problema...
Falow,
Fabrício
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Hoje aos 73205 km troquei duas lâmpadas H4 (uma havia queimado).
Anteriormente eram Osram Night Breaker Unlimited e agora se chamam Osram Night Breaker Laser. O preço que não me agradou: R$ 180,00 em uma loja de baterias e lâmpadas da Av. Azenha em Porto Alegre. Certamente no Mercado Livre se consegue mais em conta...
Aproveitei pra trocar também as duas luzes de posição, que estavam queimadas.
Falow,
Fabrício
Anteriormente eram Osram Night Breaker Unlimited e agora se chamam Osram Night Breaker Laser. O preço que não me agradou: R$ 180,00 em uma loja de baterias e lâmpadas da Av. Azenha em Porto Alegre. Certamente no Mercado Livre se consegue mais em conta...
Aproveitei pra trocar também as duas luzes de posição, que estavam queimadas.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Qualquer lampada Philips, Osram ou GE que não seja as amarelas originais estão nessa faixa de preço. Subiu muito e o pior é que vamos gastar mais para deixar do jeito que a gente quer. Com essa lei do farol, as lampadas irão durar menos.
E não adianta colocar xingling, que a iluminação é um lixo e dura menos ainda. Se for comprar Philips, compre somente as made in Germany. As que são feitas na Polônia ou na China, não duram nada.
E não adianta colocar xingling, que a iluminação é um lixo e dura menos ainda. Se for comprar Philips, compre somente as made in Germany. As que são feitas na Polônia ou na China, não duram nada.
Tokio- Membro Sênior
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Re: Blu - 11/12 Azul [GARAGEM ENCERRADA]
Pois Tokio, essa Osram é feita na Alemanha... Na própria embalagem informa que "rendem" mais mas duram menos
O negócio vai ser importar pelo Ebay, e ter sempre em estoque.
Falow,
Fabrício
O negócio vai ser importar pelo Ebay, e ter sempre em estoque.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
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