Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aditivo Radiador Picanto

+5
Alan Arthur
dtyonline
bsantucci
R2_
jsbett
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qua 24 Jun 2015 - 12:32

Ola,

Preciso completar o liquido de arrefecimento do meu Picanto (a famosa agua do radiador). O procedimento correto é misturar agua desmineralizada com o aditivo de arrefecimento correto indicado para o carro, nunca colocar agua pura e ainda mais da torneira.

Também é incorreto usar o aditivo pela cor (verde, vermelho, amarelo, etc). O correto é usar o composto pelo tipo: por exemplo: mineral, orgânico, com etilenoglicol, etc...

Finalmente, a proporção correta indicada no manual deve ser seguida 50% agua desmineralizada/50% aditivo ou 60%/40%, etc...

Aqui fica a minha duvida... Eu quero comprar o aditivo correto para o meu carro, e liguei para a concessionaria Stern aqui em São Paulo no setor de peças. A pessoa que me atendeu limitou-se a dizer que o correto é da marca Total, porem nao soube dizer com certeza qual dos aditivos é o correto... rs

Alguém sabe!? A única informação que tenho ate o momento é que atualmente no meu reservatório de expansão, o liquido é verde, mas nao da para comprar o primeiro verde que achar e completar.

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por FCelso Qua 24 Jun 2015 - 16:07

A maioria dos fluidos de arrefecimento no mercado hoje são produzidos à base de etilenoglicol, considerando que os radiadores têm sua construção em ligas de alumínio. Provavelmente para o Picanto se utilize essa mesma especificação, que deve estar no manual do carro (acho que já vi algo a esse respeito, mas não estou com o manual em mãos). Dá uma olhada no manual. Não cheguei a ir muito fundo nessa questão do fluido de arrefecimento porque pretendo trocar na concessionária na revisão dos 30 mil km.

No manual (versão digital de Portugal) que tenho no computador, página 7-28, diz o seguinte:

"Líquido de refrigeração do motor recomendado

• Quando adicionar o líquido de refrigeração no seu veículo, utilize apenas água desionizada ou uma água macia e nunca misture uma água dura no líquido de refrigeração de origem, colocado na fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.

• O motor do seu veículo tem peças de alumínio e tem de ser protegido por um líquido de refrigeração à base de etilenoglicol para impedir a corrosão e a congelação.

• NÃO UTILIZE líquido de refrigeração de álcool ou metanol nem os misture com o líquido de refrigeração indicado.

• Não utilize uma solução que contenha mais de 60% ou menos de 35% de
anticongelante. Isso reduziria a eficácia da solução."

Te recomendo utilizar água destilada E deionizada, é a mais garantida para evitar a corrosão. A proporção de água e fluido vai depender da temperatura ambiente onde o carro vai ser utilizado. No Canadá, por exemplo, usava 65% de aditivo e 35% de água, para não congelar o fluido na temperatura ambiente (-45oC).

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por FCelso Qua 24 Jun 2015 - 16:34

No Kadett estamos usando esse verde da foto, e não tem dado qualquer inconveniente desde setembro de 2013.

Aditivo Radiador Picanto P8d8

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qua 24 Jun 2015 - 17:39

Ola Fabricio,

Obrigado pela dica. Realmente vou dar uma olhada no meu manual.

Acredito que o Picanto use aditivo com etilenoglicol sim, ate porque o carro e vendido em diversos países frios que necessitam do composto para evitar o congelamento do liquido de arrefecimento. E os nossos carros por terem bloco de alumínio, sofrem pouco ataque do etilenoglicol.... diferente dos blocos de ferro fundido.

Aqui no Brasil, por ter temperaturas mais amenas, acredito que a mistura seja mais próxima de 50/50 (no meu Azera por exemplo a mistura recomendada pela Hyundai é essa).

So queria mesmo ter certeza da marca e especificação correta, para evitar completar o meu reservatório de expansão com algo diferente do que ja esta la dentro. As vezes 2 aditivos diferentes podem provocar reações químicas indesejáveis, mesmo tendo a mesma base.

Vou dar uma consultada no manual para evitar receber informação errada, mas acredito que o jeito vai ser ir na concessionaria que fiz a troca do liquido e conversar com o chefe da oficina para ver que especificação e marca ele usou, ai eu compro a mesma.

Abs,

Jose

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qua 24 Jun 2015 - 19:00

Ola,

Liguei no 0800 da KIA. Fui informado que o recomendado pela montadora é o Total Coolelf-Supra.

Eu procurei para comprar no MercadoLivre e so achei 1 vendedor, possivelmente vendem nas concessionarias.

O que achei bastante no MercadoLivre é o Total Coolelf-Supra 50 que nada mais que a mistura do aditivo Coolelf-Supra e Agua Desmineralizada na proporção de 50%.

Vou dar uma olhada no manual sobre a proporção recomendada. Se for 50%, vale a pena comprar o Coolelf-Supra 50 para completar o reservatório de expansão pois não precisa ficar procurando o aditivo e depois a agua para misturar.

Abs,

Jose

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Qua 24 Jun 2015 - 19:44

jsbett, muito obrigado pela informação do aditivo.

Já ia pensar em usar de uma marca concorrente que conheço como Honda e Toyota.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por FCelso Qui 25 Jun 2015 - 8:21

Total/Elf é o mesmo que usam na PSA (Renault/Citroën/Peugeot), pode valer a pena cotar em outras concessionárias.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qui 25 Jun 2015 - 10:33

Isso mesmo Fabricio! No MercadoLivre, ao anunciarem esse aditivo, mencionaram a linha francesa.

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qui 25 Jun 2015 - 10:55

Ola,

Consultei o manual do meu Picanto para verificar a mistura correta de aditivo na agua. O manual na pagina 7-14 mostra a seguinte tabela:

  ºC     Aditivo     Agua
-15º     35%         65%
-25º     40%         60%
-35º     50%         50%
-45º     60%         40%

Na tabela acima, mostra na primeira coluna a temperatura mínima na região que o carro roda e a "dose" de aditivo a misturar na agua desmineralizada. Como o Brasil raramente chega a 0ºC, ou no máximo um dia ou outro uma região como uma Serra Catarinense chega a -5ºC, acredito que a proporção correta seja mesmo 35% Aditivo/65% Agua desmineralizada.

Considerando esse racioncinio, eu vou comprar o Total Coolelf-Supra mesmo (não o Total Coolelf-Supra 50 que vem na proporção 50%). Ate poderia usar o 50... mesmo que aqui nao chegue a -35ºC, ta tabela permite que o carro rode com essa mistura. Porem se eu comprar o Total Coolelf-Supra (que e a versão concentrada) vou economizar mais $$$ a principio e no longo prazo, vou economizar mais com manutenção no motor, pois quanto menos etilenoglicol usar no carro melhor (vou explicar isso em uma nova postagem abaixo para quem quiser ler).

Abs,

José


Obs: So para ter referencia sobre o manual, o meu Picanto é ano de fabricação 2010 e modelo 2011... modelo antigo mas com o farol de milha reestilizado no para choques. Se o seu Picanto e mais antigo ou mais novo, vale a consulta no seu manual para ver se muda algo.

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qui 25 Jun 2015 - 11:21

Ola,

Falei acima: quanto menos etilenoglicol usar no carro melhor. Deixa explicar isso...

O etilenoglicol é um anticongelante. Sua única função é abaixar a temperatura de solidificação (congelamento) da água para níveis baixíssimos. Por este motivo, ele é usado na indústria automobilística (e em diversas outras) misturado a agua. Em países frios no hemisfério norte por exemplo, ate a agua usada para lavar o para brisas tem etilenoglicol misturada, se não tivesse congelaria no inverno.

No caso do sistema de arrefecimento/radiador, caso não houvesse essa mistura, sempre que a temperatura caísse abaixo de 0ºC a agua congelaria dentro do bloco do motor/mangueiras/radiador, e ao congelar a agua se expande, o que ocasionaria rachaduras pelo sistema como um todo. Uma catástrofe!

Entretanto, o etilenoglicol tem o seu lado negativo. Sua composição química tende a atacar determinadas peças metálicas/plásticas/borrachas no médio/longo prazo, diminuindo a vida útil de algumas e gerando corrosão acelerada em outras. Por isso, é importante respeitar o intervalo da troca do liquido de arrefecimento do seu carro. 

No Brasil, na realidade o uso do etilenoglicol não é absolutamente indispensável. Aqui raramente as temperaturas caem abaixo dos 0ºC e outros compostos químicos conseguem mitigar o efeito do congelamento a contento. Por este motivo, algumas marcas nacionais tem investido em aditivos a base de polímeros que conseguem proteger melhor o motor da corrosão, elevam o ponto de ebulição, evitam cavitação e atacam menos pecas.

Como a maioria das montadoras são estrangeiras, as mesmas adotam marcas de aditivos globais e padrões com etilenoglicol, pois as atendem no mundo inteiro.

Eu prefiro manter o padrão da montadora e usar o mínimo possível de aditivo com etilenoglicol, ate porque o meu carro ainda esta na garantia. Mas algumas montadoras no Brasil como Fiat e VW ja estão vendendo carros com baixíssima concentração, creio que em alguns anos podem aderir aos aditivos a base de polímeros ate.

Se alguém tiver alguma informação a mais ou contraditória, fique a vontade.

Abs,

Jose

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Qui 25 Jun 2015 - 16:50

Ótimas informações detalhadas, parabéns mais uma vez Jose!

Muito obrigado!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por FCelso Qui 25 Jun 2015 - 20:13

Jose,

Especificamente o produto da Total tem uma durabilidade de 5 anos ou 250 mil km, conforme o fabricante.

Se você verificar aqui a Ficha Técnica, poderá notar que a corrosão é inibida para diversas ligas e metais.

Além do etilenoglicol, esses produtos são fabricados com aditivos inibidores de corrosão e antiespumantes, entre outros, para justamente evitar a corrosão prematura dos metais em contato com o fluido (água + aditivo).

Em tempo, diversos polímeros (exemplo polietilenoglicol) são parentes próximos do monoetilenoglicol. A composição química é muito semelhante, o que muda é a viscosidade em meio aquoso.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Qui 25 Jun 2015 - 21:39

Otimas informacoes Fabricio!

Eu nao tenho muito receio de usar o aditivo no Picanto pois o bloco do motor e de aluminio. Agora experimenta usar um aditivo com etilenoglicol em um Rocam com bloco de ferro, quando fizer a troca a agua sai marrom de ferrugem.

Abs

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por jsbett Ter 30 Jun 2015 - 15:29

Ola,

Eu ja tinha dado meio que encerrado o tema... Porem quando fui comprar o aditivo da Total Coolelf-Supra indicado pela KIA, vi que ele é amarelo e no meu carro, na ultima revisão foi colocado um verde na concessionaria Stern em São Paulo. Para evitar misturar aditivos, pedi para a minha esposa passar por la e ver com eles por que as cores são diferentes e se é possível misturar (na minha opinião, não é recomendado).

La, ficamos sabendo que além do aditivo da Total Coolelf-Supra a concessionaria também usa o aditivo Radflu Verde RF004 que ja vem pronto para uso (ja vem misturado com agua, não precisa diluir em agua desmineralizada).

Algumas considerações:

- Esse não é um aditivo recomendado pela KIA. Isso não quer dizer que não seja um bom aditivo... Entrei no site da Radflu e achei muito pobre em informações, nao diz praticamente nada sobre o produto; bastante comercial e pouco técnico.

- Não consegui ver se o produto tem adição de etilenoglicol, o máximo que consegui, foi ver um site que tinha o produto a venda e que diz que "um produto desenvolvido com polímeros semissintéticos de alta performance" que vai um pouco de encontro ao que eu disse em post anterior, quando digo que aqui no Brasil a indústria esta abandonando o etilenoglicol e indo para esse lado, pois as temperaturas raramente caem abaixo de 0ºC.

- Pelo menos na internet, é muito difícil acha-lo para comprar. Eu fiz uma busca no google e achei apenas em um site para venda. No MercadoLivre, não achei.

- O preço é realmente barato! O único site que achei para venda, custava R$ 5,90/litro. O aditivo da Total por exemplo nao achei por menos de R$ 20,00.

Em resumo achei que há pontos positivos e negativos aqui.

O lado ruim: Por ser uma empresa local, sempre fica aquela duvida quanto a qualidade do produto. Enquanto a Total e uma multi nacional e que tanto a Kia, quanto a Renault/Peugeot, etc adotam como padrão garantindo o produto, a Radflu apenas a concessionaria da Stern e achei para vender em apenas 1 site. Isso deixa a gente meio preocupado no longo prazo... será que usar esse aditivo vai proteger de fato o motor? Realmente há bons produtos empregados em sua fabricação ou a concessionaria adota apenas para economizar? Usar coisa ruim no motor, você as vezes demora para sentir, mas quando sente gasta bastante.

O lado bom: Se realmente não usar etilenoglicol acho super bom! Se conseguir bons resultados no aditivo apenas com polímeros semissintéticos, há pecas no motor que irão se beneficiar no longo prazo. O preço também e um ponto positivo, um carro que leva 5 ou 6l de liquido no motor, você resolve com no máximo R$ 40,00.

Se alguém conhecer a marca ou tiver algo a acrescentar/questionar, agradeço.

Abs!

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Ter 30 Jun 2015 - 15:50

Vixe não conheço esse da Radflu.

Pelo menos o Total ainda é bem mais barato que o da Honda e Toyota eu pretendia substituir como citei acima.

Se encontrar mais informações eu complemento, busquei agora pouco e também encontrei nada além do que citou Jose!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por bsantucci Ter 28 Jul 2015 - 13:44

Radflu RF004 é um produto desenvolvido com polímerossemi-sintéticos de alta performance, para proteger todo o sistema de arrefecimento de motores, evitar corrosão, cavitação e aumentar sua vida útil. Protege os metais presentes no sistema, como alumínio, solda, aço, ferro fundido, etc.
Apresenta uma ótima estabilidade em situações severas. Seu tempo de vida útil é nitidamente superior ao dos líquidos convencionais, podendo ser em veículos leves e pesados, nacionais e importados.
Modo de usar:
Se necessário, limpe o sistema de arrefecimento com o Limpa Radiador Radflu RF043. Adicione o fluído Rafdlu RF004 até o nível indicado no reservatório de expansão. EX: Para um sistema com capacidade para 5 litros , coloque 5 litros de Radflu RF004.

Importante: coloque o fluído com cuidado, para que não se forme bolhas durante a troca. Drene todo os sistema de arrefecimento a cada 1 ano ou conforme recomendações do fabricante do veículo.

Atenção: Não misture com outros fluídos, protetores ou aditivos para radiadores.

Precaições: Armazene em temperaturas inferiores a 50 graus Celsius. Produto nocivo a saúde. Se ingerido não induza ao vômito. Procure um médico levando junto a embalagem original. Em caso de contato com olhos e mãos, lave com água corrente.
Custa cerca de R$ 6,o0 litro

bsantucci
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 55
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Ter 28 Jul 2015 - 16:39

Vixe [b]bsantucci[/b,] R$ 6,00 mais o custo de água desmineralizada vale a pena e evita dor de cabeça.

Não vi pela Toyota, mas se eu arriscasse produto Honda gastaria no mínimo R$ 65,00 em um galão com mistura proporção 50%/50% em um galão de quase 4 litros.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por R2_ Dom 21 Fev 2016 - 23:17

Quanto a escolha do produto, acho que tem aí um pouco de preciosismo, não? Pelo que li tanto o STP CELSIUS quando Havoline XLC são perfeitamente compatíveis com o motor do picanto, ou estou errado? Já diluir pra ter menos etilenoglicol faz todo sentido, ainda mais que se economiza um pouco.

Alguém confere a informação de que o total de fluido de arrefecimento seria 4,7 Litros?
Vocês mesmos fazem a troca ? É complicado tirar o dreno ou da pra fazer em casa mesmo scratch ?
R2_
R2_
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 9
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Seg 22 Fev 2016 - 2:34

R2_, pelo menos a Total é a marca que a Kia homologou para uso nos seus carros.

Na primeira geração são 4,7 litros. Para a segunda geração se não estou enganado são 5,1 litros.

Não, faço na concessionária ou em mecânica. Não é complicado não e também pode ser feito em casa, não encontrei vídeo ilustrativo ou imagens para auxiliar em uma busca rápida agora.

Abraços,

dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por bsantucci Seg 22 Fev 2016 - 10:41

Dtyonline
Vc deve observar que para o Picanto deve comprar 5 (cinco ) Litros do produto Radflu RF004 colocar sem misturar nada o restante que sobrar use para reposição Ficaria em R$ 30,00, porem com este desgoverno pode ter aumentado e muito.

bsantucci
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 55
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por dtyonline Ter 23 Fev 2016 - 0:42

bsantucci,

Bem avisado hein, muito obrigado!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Como fazer a troca total da água do radiador?

Mensagem por Alan Arthur Ter 22 Mar 2016 - 18:30

Alguém poderia me passar como faz a troca da água do radiador

Alan Arthur
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 2
Localização : Porto Velho - Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por k1w3l Qua 25 maio 2016 - 8:51

Também tenho essa mesma dúvida do Arthur, não achei nenhum tutorial de como fazer, vou fazer com um amigo mecânico e posto aqui o resultado.

k1w3l
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por FCelso Qua 25 maio 2016 - 12:08

Boas pessoal,

No link abaixo segue o procedimento que fiz no Focus, que além de trocar o fluido de arrefecimento do motor, inclui a troca da válvula termostática e sua carcaça, e a troca do reservatório de expansão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Basicamente é preciso drenar o sistema. Com o motor frio, retira-se a tampa do radiador e abre-se o registro inferior do radiador. Depois disso é recomendado passar água limpa pelo sistema, abastecendo pela abertura superior do radiador, e deixando a água escoar livremente.

Após a passagem da água limpa, fecha-se o registro inferior do radiador e se abastece o fluido de arrefecimento (mistura de fluido e água, na proporção correta) no reservatório de expansão até o nível máximo. Finalmente, se recoloca a tampa do radiador. Para verificação do sistema, é importante ligar o motor e deixar ele funcionar até a segunda ação da ventoinha, que indica que não há ar no sistema.

Um detalhe MUITO IMPORTANTE: ÁGUA = ÁGUA DESMINERALIZADA (DESTILADA E / OU DEIONIZADA)

NUNCA USEM ÁGUA DA TORNEIRA OU ÁGUA MINERAL, ETC...

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por Renan Qua 25 maio 2016 - 23:43

Boa dica Fabricio!
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Aditivo Radiador Picanto Empty Re: Aditivo Radiador Picanto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos