Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPM oscilando quando liga o ar condicionado

3 participantes

Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por thiago_oliv Qui 3 Set 2015 - 19:57

Galera, é um Kia Picanto 2012 1.0 automático. Quando ligo o ar con, o rpm (sem estar em marcha) fica desse jeito:



Reparem no som do motor quase estancando...

Já estancou o carro em marcha, quando reduzi de 80 pra 50 numa frenagem. E como ele é automático, tive que parar o veículo no meio da via pra dar partida de novo.

Só abasteço com gasolina aditivada de um Posto confiável. A troca de óleo está em dia. Troquei a válvula PCV faz 5 meses.

Será a correia? Será o jogo de borboleta? O que pode ser? O carro não está na garantia (nem confio mais na concessionária, de qualquer modo).


Última edição por thiago_oliv em Dom 6 Set 2015 - 16:55, editado 2 vez(es)
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por FCelso Qui 3 Set 2015 - 20:37

Thiago,

O meu apresentava o mesmo comportamento, usando gasolina V Power (aditivada). Usei 1 tanque de BR Pódium e melhorou um pouco. Agora estou num tanque com etanol, e não está mais apresentando esse comportamento, ou seja, a lenta está estável. Mas em nenhuma ocasião chegou a apagar. Tudo isso, depois da troca da correia dos acessórios. Minha suspeita é que o comportamento esteja relacionado ao tensionamento da correia.

O PUG 206 1.4 da patroa apresentou uma oscilação na marcha lenta, mas ocorria mesmo sem ligar o ar condicionado. Foi feita uma limpeza dos bicos injetores e na TBI, com troca dos filtros e das velas, solucionando esse inconveniente. A TBI do Blu já verifiquei, e está em dia, sem depósitos carbonizados.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por Renan Sex 4 Set 2015 - 0:10

Pcv.

Agora ela e feita de material plastico.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por thiago_oliv Sex 4 Set 2015 - 16:52

Hoje, eu tirei a válvula PCV, vi que estava limpinha. Mesmo assim coloquei spray de descarbonizante, aguardei um pouco, coloquei de novo, sequei e coloquei de volta no motor. Nenhuma alteração.

Vou tentar colocar a gasolina podium pra ver no que dá, mas realmente parece ser algo relacionado à correia. Se ela estiver mal tensionada, a carga que o compressor dá a mais pode dar uma "escorregada" nela. Ou então o compressor está muito duro de girar... Vou fazer um teste e colocar um WD40 na região do disco de arraste.
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por FCelso Sex 4 Set 2015 - 16:54

Thiago,

Se conseguir, posta uma foto da PCV e a região onde ela fica instalada, pois aí verifico como está a minha.

Valew!
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por thiago_oliv Sáb 5 Set 2015 - 23:53

FCelso escreveu:Thiago,

Se conseguir, posta uma foto da PCV e a região onde ela fica instalada, pois aí verifico como está a minha.

Valew!
Fabrício
A válvula PCV fica bem em cima, bem do lado esquerdo do filtro de ar. O encaixe dela no motor é voltado pra você, então você vai ver o duto de ar entrando no motor. O código dela é 26740-03000 (tanto Kia como Hyundai). Essa aqui já rodou no meu carro, resolvi guardar ela para referência:
RPM oscilando quando liga o ar condicionado PCV valve Picanto 26740-03000

O duto de ar é preso nela com uma presilha (embaixo da borracha de proteção, a qual já aparece afastada pra baixo na minha foto). Pra tirar ela, desligue o motor! Você tira a presilha usando um alicate de precisão (cuidado pra não quebrar a presilha). Na outra ponta, você precisa de uma chave de boca pra desrosquear a válvula do motor. Pode sair um pouquinho de óleo, depois você limpa. Quando for colocar ela de volta, lembre-se que as duas roscas são de plástico, então não force muito - se quiser, dá uma olhadinha nela uns 2 dias depois pra ver se vazou algum óleo (aí você aperta mais).
RPM oscilando quando liga o ar condicionado Kia Picanto PCV Valve location

Espero ter ajudado!

Enquanto isso, meu problema persiste... Ainda vou tentar a gasolina podium no próximo tanque. Mas a correia está ok! Compressor do ar girando normal... Só sobrou ver o jogo de borboleta (TBI), acho que vou dar uma descarbonizada lá...

Thiago.


Última edição por thiago_oliv em Dom 6 Set 2015 - 19:55, editado 2 vez(es)
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por Renan Dom 6 Set 2015 - 12:11

Valeu Thiago!!!
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por FCelso Dom 6 Set 2015 - 21:37

Boa noite Thiago,

Realizei o procedimento de remoção e reinstalação da PCV conforme você indicou, aplicando WD 40 e descarbonizante CAR 80 na limpeza.

Aparentemente funcionou, vou acompanhar para ver se continua sem oscilar a lenta em todos os regimes de uso.

Meu muito obrigado!

Sobre a limpeza da TBI, foi o que resolveu a oscilação da lenta no PUG 1.4 da patroa.

Valew!
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por thiago_oliv Ter 8 Set 2015 - 23:18

FCelso escreveu:Boa noite Thiago,

Realizei o procedimento de remoção e reinstalação da PCV conforme você indicou, aplicando WD 40 e descarbonizante CAR 80 na limpeza.

Aparentemente funcionou, vou acompanhar para ver se continua sem oscilar a lenta em todos os regimes de uso.

...

Valew!
Fabrício
Que bom que resolveu! Espero que continue a funcionar...

Mas realmente a válvula PCV é bem fraquinha. Se puder troque por uma nova (vale a pena ver o preço na Hyundai).

Ainda não limpei a TBI (jogo de borboleta) do meu Picanto. Assim que fizer, postarei fotos e o resultado.

Thiago.
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por FCelso Qua 9 Set 2015 - 11:31

Thiago,

O código da válvula PCV na Hyundai é 26740-04000

Preço em POA (Carway): R$ 45,69 (é preciso encomendar - 7 dias)

Na Kia Autovale (NH): R$ 48,00 (é preciso encomendar - 10 dias)

Na Kia Sun Motors (POA): R$ 45,00 (é preciso encomendar - 7 dias)

Pelo menos fico tranquilo que a peça não é tão cara e não é difícil de trocar. No Focus que eu tinha, paguei R$ 350,00 pela válvula PCV...

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por thiago_oliv Qua 9 Set 2015 - 20:08

FCelso escreveu:Thiago,

O código da válvula PCV na Hyundai é 26740-04000

Preço em POA (Carway): R$ 45,69 (é preciso encomendar - 7 dias)

Na Kia Autovale (NH): R$ 48,00 (é preciso encomendar - 10 dias)

Na Kia Sun Motors (POA): R$ 45,00 (é preciso encomendar - 7 dias)

Pelo menos fico tranquilo que a peça não é tão cara e não é difícil de trocar. No Focus que eu tinha, paguei R$ 350,00 pela válvula PCV...

Falow,
Fabrício
Achei estranho esse código aí. Veja a imagem abaixo:

RPM oscilando quando liga o ar condicionado 26740-03000-500x500

Enfim, se ela for igualzinha, com anel verde e tudo, deve ser a mesma.

Thiago
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty SOLUÇÃO

Mensagem por thiago_oliv Qua 9 Set 2015 - 20:15

Prezados, a limpeza do TBI (jogo de borboleta) resolveu meu problema, conforme previsto. O RPM em baixa rotação está estável, mesmo ligando ar condicionado, ligando farol, colocando marcha em Drive, etc...

Para chegar até lá, é preciso tirar o mangote do filtro de ar. São 3 pontos, mas só os 2 principais precisa folgar para tirar ele, conforme setas abaixo (editei uma foto melhor da Internet). Sugiro não folgar muito o de cima, pra não perder a posição da braçadeira.

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Motorpicanto

A borboleta no meu tava levemente cinza. Passei o dedo na borda, para comprovar a fuligem (não coloque o dedo na borboleta!!!).

Limpando: Coloquei jatos sucessivos de Car80, com o motor ligado. Tem que ter paciência, colocando de pouco em pouco para o motor não morrer. Como eu estava só, não tinha ninguém pra acelerar e assim abrir melhor a borboleta. O truque foi desligar o motor e fazer assim: ao desligar o painel (girando a chave pra posição zero), o sensor abre e fecha a borboleta 2 segundos depois. Eu desligava a chave e corria pra frente do carro pra injetar Car80. Fiz isso 3 vezes apenas.

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Kia picanto tbi

No final, montei tudo de volta, com o cuidado do parafuso da braçadeira de baixo não ficar encostando. Dei partida e deixei o carro funcionar uns dez minutos.

Enfim, já rodei 1 dia com ele, e o problema, neste momento, é passado. Tomara que não volte.

Abraço a todos!

Thiago.
thiago_oliv
thiago_oliv
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por FCelso Qui 10 Set 2015 - 10:26

Bom tutorial Thiago!

A título de comparação de procedimento, como acompanhei o trabalho de limpeza do sistema de injeção do PUG 206 1.4 da patroa, vi que o pessoal retirou a TBI e os bicos injetores.

A TBI foi limpa com Car80 e depois lavada com água corrente Shocked, sendo passado ar comprimido para secar. Os bicos injetores passaram por uma máquina de limpeza com pulsos elétricos e ultrassom, utilizando o mesmo produto de limpeza.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

RPM oscilando quando liga o ar condicionado Empty Re: RPM oscilando quando liga o ar condicionado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos