Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mostrador de Combustivel - Intermitente

+6
fys_yukio
PhSousa
gdellamonica
Denis_09
dtyonline
hacunha
10 participantes

Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por hacunha Qui 29 Out 2015 - 10:46

Senhores,

Quem sabe vocês me ajudam...

Tenho um Picanto 2011/2012 EX4, Manual, com 52697 KM rodados. A 1 semana o Marcador de Combustivel ficou intermitente.
Ao dar partida no carro, o ponteiro do marcador de combustivel não subia. Mesmo com combustivel no tanque.
Depois de algumas horas com o carro parado, ao dar novamente a partida o Marcador de Combustivel voltava a funcionar, aparentemente normalmente.
Hoje, durante o uso normal do carro, o ponteiro de combustivel simplesmente desceu a zero e a luz da reserva ficou piscando.

O que pode estar acontecendo?

Alem desta falha, meu carro esta com a Marcha Lenta Instavel. O veiculo em marcha lenta, por exemplo apos manobrar e estacionar, em ponto ponto, o carro simplesmente acelera a 2500-3000rpm, caindo depois a rotação para 1000rpm. Acredito que seja falha na valvula PCV.
Ainda nao troquei a valvula PCV porque a Concessionaria queria me cobrar a peça e serviço sendo que meu carro ainda esta em Garantia.

Agradeço a ajuda.
Henrique
@cunhah

hacunha
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 47
Localização : Campinas, Sao Paulo, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por dtyonline Qui 29 Out 2015 - 20:59

Henrique, pode ser a boia de combustível.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Renan Sex 30 Out 2015 - 22:40

Pcv, boia do tanque.

Ccs: liga para o 0800 da Kia e denuncia.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por FCelso Sáb 31 Out 2015 - 15:39

Parece ser mau contato, geralmente acontece por causa da oxidação (ferrugem). Talvez com uma limpeza nos contatos volte a funcionar como deve. Auto elétrica cuida disso.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por gdellamonica Seg 23 Nov 2015 - 12:56

hacunha,

Referente ao mostrador de combustível intermitente, estou com o mesmo problema.
Ao realizar a revisão de 10.000km, identificaram que a boia de combustível está oxidada.

A peça foi solicitada e a troca será realizada em garantia.
Acredito que dentro de 10 ~ 15 dias eu venho aqui pra dizer se essa troca realmente resolveu o problema.

gdellamonica
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por dtyonline Seg 23 Nov 2015 - 22:45

gdellamonica,

Daqui 10 a 15 dias ficamos aguardo sobre como ficou esse teu caso.

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagens : 1765
Localização : Santos - SP

http://www.kiapicantoclube.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por gdellamonica Seg 21 Dez 2015 - 17:07

Galera!

Hoje deixei meu carro na concessionária com problema na partida.
O retorno de que tive foi que a ECU não reconhece o combustível.. e por isso não dá partida (até dá, mas depois de 15 tentativas)...

Vão aproveitar e trocar a boia de combustível, que por sinal chegou essa semana apenas.

Vamos ver como fica amanhã.

Alguém mais teve problema com o reconhecimento de combustível no Picanto?

gdellamonica
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Denis_09 Seg 15 Fev 2016 - 15:29

gdellamonica escreveu:Galera!

Hoje deixei meu carro na concessionária com problema na partida.
O retorno de que tive foi que a ECU não reconhece o combustível.. e por isso não dá partida (até dá, mas depois de 15 tentativas)...

Vão aproveitar e trocar a boia de combustível, que por sinal chegou essa semana apenas.

Vamos ver como fica amanhã.

Alguém mais teve problema com o reconhecimento de combustível no Picanto?

Olá gdellamonica,

Tive o mesmo problema que você sim, virei da gasolina pro alcool de uma vez, rodei apenas 25km. Quando fui tentar ligar o carro de novo no dia seguinte começou o drama ... Penas inúmeras tentativas eu consegui fazer ligar, em seguida já peguei a estrada e rodei uns 40KM pra garantir que o motor reconheça o Álcool. Se não me engano pelo que li aqui o ideal é quando for fazer a virada de álcool para gasolina você rode no minimo uns 40KM.
Denis_09
Denis_09
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Renan Ter 16 Fev 2016 - 21:37

Se nao reconhece o combustivel, pode ser que a sonda lambda esteja com problema.

Quando troca o combustivel: carro precisa estar na reserva para ser abastecido com o outro combustivel, rode 6-8 km sem desligar o motor.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por gdellamonica Ter 23 Fev 2016 - 19:26

Denis_09 escreveu:
Olá gdellamonica,

Tive o mesmo problema que você sim, virei da gasolina pro alcool de uma vez, rodei apenas 25km. Quando fui tentar ligar o carro de novo no dia seguinte começou o drama ... Penas inúmeras tentativas eu consegui fazer ligar, em seguida já peguei a estrada e rodei uns 40KM pra garantir que o motor reconheça o Álcool.  Se não me engano pelo que li aqui o ideal é quando for fazer a virada de álcool para gasolina você rode no minimo uns 40KM.

Então Denis_09, no manual avisa sim em casos de troca de combustível, mas em nenhum momento diz que é necessário (segundo orientações da CSS) - esperar chegar na reserva, andar + 15km aproximadamente na reserva para fazer a troca de combustível e após rodar, andar no mínimo 4KM para reconhecimento de combustível.

Concordo no ponto de precisar andar um pouco antes de desligar o carro, mas não concordo com o método "ou funciona com um ou com outro".
Os carros são projetados para trabalhar com qualquer proporção de combustível (flex). Independente de ser álcool, gasolina ou misto.

E não é o que acontece com o Picanto.
Pelo menos, após a troca da bóia pela css, não tive mais problema com marcador intermitente. A troca foi feita em garantia.

gdellamonica
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por gdellamonica Ter 23 Fev 2016 - 19:30

Renan escreveu:Se nao reconhece o combustivel, pode ser que a sonda lambda esteja com problema.

Quando troca o combustivel: carro precisa estar na reserva para ser abastecido com o outro combustivel, rode 6-8 km sem desligar o motor.

Discordo com o fato do carro precisar estar na reserva para troca de combustível. Já tive outros carros flex que funcionavam em qualquer proporção (inclusive meu ex Peugeot 307 não tinha problema algum com a mistura).
Sobre precisar andar um tempo, o procedimento é realizado. Trabalho aproximadamente 40km de onde abasteço, levo em torno de 1:40+ para realizar o percurso. Creio que há problema com a sonda lambda.

Eu fiz a troca recente de combustível, no primeiro abastecimento houve mistura e no segundo acredito que o álcool tenha acabado.
O que percebo é que o carro perde toda a potência ao rodar com a gasolina + ar condicionado ligado - ao fato de nem conseguir subir uma ladeira sem travar na primeira. Isso não acontece quando o carro está abastecido com etanol.

Com gasolina o Picanto fica amarrado. Não desenvolve absolutamente nenhuma potência (fica patinando).
Levei na css e me informaram de que não há nada de errado com o carro nem com o reconhecimento do combustível (acusa que está somente com gasolina).

Algum de vocês sentem essa enorme - repito enorme - diferença quando abastecido com gasolina?

gdellamonica
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por FCelso Ter 23 Fev 2016 - 19:39


O meu tem câmbio manual, e usando gasolina comum com ar ligado, fica um sofrimento nas subidas, por isso as evito. Quando subo, desligo o ar e embalo bem. Se estiver com mais gente junto então... Haja embalo KKK

Esse motor não tem torque. Com etanol fica bem melhor, mas na minha opinião, considerando o peso do carro, deveria ter um motor com torque de 12,5 kgfm, equivalente aos 1.4 que temos no mercado nacional. Um turbo como no VW UP TSi 1.0 também ajudaria, chegando num torque próximo dos 15 kgfm.

Falow,
Fabrício
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por gdellamonica Ter 23 Fev 2016 - 21:57

FCelso escreveu:
O meu tem câmbio manual, e usando gasolina comum com ar ligado, fica um sofrimento nas subidas, por isso as evito. Quando subo, desligo o ar e embalo bem. Se estiver com mais gente junto então... Haja embalo KKK

Esse motor não tem torque. Com etanol fica bem melhor, mas na minha opinião, considerando o peso do carro, deveria ter um motor com torque de 12,5 kgfm, equivalente aos 1.4 que temos no mercado nacional. Um turbo como no VW UP TSi 1.0 também ajudaria, chegando num torque próximo dos 15 kgfm.

Falow,
Fabrício

Um motor estilo TSI no Picanto ficaria SHOW!
Fiquei assustado quanto ao desempenho do carro com gasolina. Nos outros carros que tive (mesmo o Palio 1.4) não sentia uma diferença tão absurda assim. A região onde moro é cheia de ladeiras - onde posso as evito, mas chega uma hora que não tem mais escapatórias.
Algumas tenho certeza que com gasolina, só sobe de primeira - embalado ou não e com o ar desligado.

Vamos ver o relato do pessoal do fórum.
FCelso, o motor do seu já é o Kappa?

Valeu!

gdellamonica
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por FCelso Ter 23 Fev 2016 - 22:56

Sim, é modelo 2012 com motor Kappa, mesmo do HB20 1.0.

Estou cogitando instalar uma modificação eletrônica (amplificador de centelha) que geralmente melhora o desempenho e o rendimento do motor, mas ainda vai levar um tempo.
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Renan Qua 24 Fev 2016 - 21:36

Olha, problema para ladeira e afins, nao ; mas ha muita diferenca de desempenho.

O motor dele tem 3cvs a mais no alcool, considere ainda que a queima do etanol e mais eficiente do que a gasolina- por isso a diferenca de desempenho.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por FCelso Qui 25 Fev 2016 - 12:20

E a taxa de compressão é 12,5:1 - bem projetada para usar a cana...

Acho que o câmbio automático deixa ele ainda mais manco. No manual podemos esticar as marchas até cortar giro, no automático duvido que vá a tanto...nunca usei automático, diga-se de passagem, me dá urticária Laughing
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por PhSousa Ter 12 Abr 2016 - 19:33

Alguém já teve que comprar a boia do combustível? Vi em outro tópico que custa 500 na kia e 480 na Hyundai pq só vende a boia junto com o sensor de nível de combustível. Isso procede? Existe uma outra opção?

PhSousa
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 9
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por fys_yukio Qui 7 Jul 2016 - 19:49

eu já reparei que o meu carro apresenta uma certa flutuação no marcador de combustível... por exemplo quando você faz manobras, ou uma mudança brusca de direção... o tanque do carro possui quebra onda?

teve uma vez que tinha coisa de 3/4 de alcool no tanque e o ponteiro caiu para zero e a lampada de combustivel começou a piscar... tipo, assustou, mas eu tinha certeza de que tinha combustivel... mas pouco depois ela voltou ao normal, sem desligar o carro...

conversei com o antigo dono do carro e ele disse que uma vez já tinha trocado a bóia do tanque em garantia uma vez, quando ela parou de funcionar...

aproveitarei a próxima revisão e pedirei a concessionária para ver isso... pois agora ela parece estar funcionando normalmente
fys_yukio
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 225
Localização : São Paulo/SP

http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Renan Qui 7 Jul 2016 - 20:17

Isso me parece problema eletrico.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por biancabrsouza Qua 14 Dez 2016 - 13:39

Também preciso da boia de combustível do kia picanto 2012/13 alguém ja teve que trocar ?

biancabrsouza
Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 5
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Tokio Qui 15 Dez 2016 - 10:34

Para qualquer participante do forum, caso venham a ter problemas com o sensor de nível de combustível e realizem a substituição, favor entrar em contato comigo. Entrei em com contato com uma empresa especializada que produz sensores de ótima qualidade. No momento eles não tem o sensor para o Picanto, mas solicitaram que enviasse amostra do sensor para que eles pudessem desenvolver a peça nossos carros. Dessa forma teríamos uma opção muito mais barata e de qualidade.
Qualquer outra peça que for substituída do carro de vcs seria importante guardar para tentarmos forçar as Auto Peças de reposição Nacional, produzir para o Picanto.
Já postei um artigo sobre isso. Seria muito importante entrarmos em contato com marcas conceituadas no Brasil, solicitando que eles produzam peças para o Picanto. Se não houver demanda pelo mercado de reposição, ficaremos presos a essa política da KIA e Hyundai de prender os consumidores as ccs com mecânicos e técnicos que só sabem ler scanner e trocar peça para ver se resolve. Fora os preços absurdos que são praticados na ccs. Um sensor de nível que custo entre 50 e 150 para qualquer carro, chega a custar 500 para um Picanto que é o carro de entrada da marca.
Um cilindro de freio que custa até 100 reais para um Corolla ou Civic, custa 180 para o Picanto. Sinceramente, essa é uma marca riscada das minhas opções só pelo pós venda. Como que o par de amortecedores de um ASX na ccs pode sair mais barato que apenas um amortecedor do Picanto. Esses caras fazem um carro barato e equipado e depois cobra a conta na manutenção. KIA e Hyundai, jamais!

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 223
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por FCelso Qui 15 Dez 2016 - 11:58

Tokio,

Pelos preços que andei levantando, a manutenção do HB 20 sai bem mais em conta...
FCelso
FCelso
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 1025
Localização : Porto Alegre RS

Ir para o topo Ir para baixo

Mostrador de Combustivel - Intermitente Empty Re: Mostrador de Combustivel - Intermitente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos