Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
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Renan
iury ramos
Fernando
crackboy
leandro
9 participantes
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Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Bem pessoal, explicando para os mais leigos, e de forma rápida e simples.
1° - O picanto possui um sistema de balacins no cabeçote, acionados diretamente pelo comando de válvulas que os empurra, fazendo como uma gangorra.
2° - O vídeo que muitos viram que está postado no youtube, não são os tuchos, mas sim a "regulagem de válvulas", fazendo através dos balacins.
O meu Picanto já está com 103.000Km rodados, e com 90.000km comecei a escutar um barulinho bem simples de tucho, que com o tempo ele fazia e depois não fazia mais, mas quando chegou nos 100.000km o carro ficou um pouco manco para chegar nos 6.000RPM e o barulinho ficou bem característico ao do vídeo.
Na regulagem o que vc precisa?
FERRAMENTAS:
- Estria 10
- L 10
- Chave de fenda
- Estria 17
- Fitas de regulagem(vai de 0,05mm a 1mm variando assim: 0,05; 0,10; 0,15; ....; 1,00mm)
MÃO DE OBRA:
1° - Desmontar toda a parte de ar da admissão;
2° - Desligar alguns sensores por perto;
3° - Tirar a capada correia dentada com chave 10;
4° - Retirar a tampa de válvulas de alumínio, com cuidado para que a junta não saia do lugar e deixá-la com a boca pra cima;
5° - Para cada cilindro são 2 válvulas para admissão e uma para escape, utilize a chave 17 para girar o comando de válvulas e ver quais as válvulas de admissão que estão sendo fechadas, dar mais um giro e verificar se as válvulas não se movem, e depois fazer a regulagem usando a fita 0,10mm
6° - Depois de regulado todas as válvulas, faça a ordem inversa que vc fez para montar tudo.
O PICANTO FICA ZERO DE NOVO!!!
1° - O picanto possui um sistema de balacins no cabeçote, acionados diretamente pelo comando de válvulas que os empurra, fazendo como uma gangorra.
2° - O vídeo que muitos viram que está postado no youtube, não são os tuchos, mas sim a "regulagem de válvulas", fazendo através dos balacins.
O meu Picanto já está com 103.000Km rodados, e com 90.000km comecei a escutar um barulinho bem simples de tucho, que com o tempo ele fazia e depois não fazia mais, mas quando chegou nos 100.000km o carro ficou um pouco manco para chegar nos 6.000RPM e o barulinho ficou bem característico ao do vídeo.
Na regulagem o que vc precisa?
FERRAMENTAS:
- Estria 10
- L 10
- Chave de fenda
- Estria 17
- Fitas de regulagem(vai de 0,05mm a 1mm variando assim: 0,05; 0,10; 0,15; ....; 1,00mm)
MÃO DE OBRA:
1° - Desmontar toda a parte de ar da admissão;
2° - Desligar alguns sensores por perto;
3° - Tirar a capada correia dentada com chave 10;
4° - Retirar a tampa de válvulas de alumínio, com cuidado para que a junta não saia do lugar e deixá-la com a boca pra cima;
5° - Para cada cilindro são 2 válvulas para admissão e uma para escape, utilize a chave 17 para girar o comando de válvulas e ver quais as válvulas de admissão que estão sendo fechadas, dar mais um giro e verificar se as válvulas não se movem, e depois fazer a regulagem usando a fita 0,10mm
6° - Depois de regulado todas as válvulas, faça a ordem inversa que vc fez para montar tudo.
O PICANTO FICA ZERO DE NOVO!!!
leandro- Membro Iniciante
- Mensagens : 15
Localização : Brasilia DF
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Muito bom... Dica pra galera...
No manual de serviços informa que elas são automaticamente reguláveis... mas com o tempo deve afrouxar mesmo daí só ajustando na mão.
P.S. : Bater Pino NAO tem nada a ver com os tuchos! Batida de pino é pré-ignição dentro da camara de combustão antes da cabeça do pistão alcançar o ponto máximo de compressão.... =)
Abraços!
No manual de serviços informa que elas são automaticamente reguláveis... mas com o tempo deve afrouxar mesmo daí só ajustando na mão.
P.S. : Bater Pino NAO tem nada a ver com os tuchos! Batida de pino é pré-ignição dentro da camara de combustão antes da cabeça do pistão alcançar o ponto máximo de compressão.... =)
Abraços!
crackboy- Membro Sênior
- Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
O meu ta apresentando esse barulho, mas é so em marchar específicas. Na terceira e quarta marcha com 2 mil rotções. Eu vou trocar a correia dentada dele agora (40000km) sera se eles fazer esse ajuste de valvula junto com a troca da correia?
iury ramos- Membro Frequente
- Mensagens : 20
Localização : petrolina
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Pede para ver e comenta sobre o vídeo.
Renan- Moderador
- Mensagens : 1202
Localização : RS
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Qual a folga das válvulas de escape?
marcosbweb- Membro Novato
- Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.
É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.
É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
fys_yukio escreveu:Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.
É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.
Ele é fera mesmo.
Mas para todos terem noção segundo o Manual técnico do Picanto 1.0 Motor G4HE as folgas de válvulas são conforme abaixo:
Admissão: 22 a 25
Escape: 30 a 33
marcosbweb- Membro Novato
- Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Alguém fez essa regulagem? Resolveu mesmo?
jsbett- Membro Frequente
- Mensagens : 22
Localização : São Paulo
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Eu regulei as válvulas do meu picanto. E ficou ótimo.
Utilizei 0,25 Na admissão e 0,30 nas de escapamento.
Utilizei 0,25 Na admissão e 0,30 nas de escapamento.
marcosbweb- Membro Novato
- Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Ola Marcos, o seu fazia algum barulho nas válvulas? Se fazia, depois que regulou parou/melhorou?
Abs
Abs
jsbett- Membro Frequente
- Mensagens : 22
Localização : São Paulo
Manual de serviço
crackboy escreveu:Muito bom... Dica pra galera...
No manual de serviços informa que elas são automaticamente reguláveis... mas com o tempo deve afrouxar mesmo daí só ajustando na mão.
P.S. : Bater Pino NAO tem nada a ver com os tuchos! Batida de pino é pré-ignição dentro da camara de combustão antes da cabeça do pistão alcançar o ponto máximo de compressão.... =)
Abraços!
Tem o manual de serviço? Estou procurando a muito tempo e não consegui encontrar. Poderia me enviar
k1w3l- Membro Frequente
- Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
marcosbweb escreveu:fys_yukio escreveu:Para quem nem imagina o que seja regulagem de válvulas, sugiro assistir o canal do "mestre" Marcelo Tonella. Em minha modesta opinião, o melhor canal de mecânica do Youtube.
É um cara bem old school, mas penso que alguns conceitos de mecânica não mudam.
Ele é fera mesmo.
Mas para todos terem noção segundo o Manual técnico do Picanto 1.0 Motor G4HE as folgas de válvulas são conforme abaixo:
Admissão: 22 a 25
Escape: 30 a 33
Tem o manual Marcos? Procuro a muito tempo sem sucesso. Se puder me enviar agradeço muito
k1w3l- Membro Frequente
- Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
marcosbweb escreveu:Eu regulei as válvulas do meu picanto. E ficou ótimo.
Utilizei 0,25 Na admissão e 0,30 nas de escapamento.
A regulagem possui uma ordem correta a seguir?
k1w3l- Membro Frequente
- Mensagens : 35
Localização : Porto Alegre - RS
Re: Tucho Descarregado? Tucho batendo? Batendo Pino? SOLUÇÃO!!!
Eu vi no manual de garantia do carro. A cada 40.000km as válvulas devem ser reguladas e aos 80.000km mencionam um serviço nas válvulas mas nao especifica o que é. No manual de serviços deve ter o procedimento e as folgas. Outra coisa que seria bom ver no manual de serviços, seria o torque e a sequencia de aperto da tampa de válvulas, assim evita vazamento futuro.
O Marcosweb usou 0.25 na admissão e 0.30 no escape, mas nao disse se obteve isso nas concessionaria ou em algum manual especifico.
Se alguem conhecer alguem que tem acesso ao DoutorIE pode dar uma olhada, la as vezes tem o processo e as folgas.
O Marcosweb usou 0.25 na admissão e 0.30 no escape, mas nao disse se obteve isso nas concessionaria ou em algum manual especifico.
Se alguem conhecer alguem que tem acesso ao DoutorIE pode dar uma olhada, la as vezes tem o processo e as folgas.
jsbett- Membro Frequente
- Mensagens : 22
Localização : São Paulo
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