Perda de potência após troca de correia
4 participantes
Página 1 de 1
Perda de potência após troca de correia
Tenho um Picanto 1.0 12v manual 2010/2010. Meu carro está com 50km, então resolvi fazer uma revisão mais completa, na semana passada levei numa oficina e pra trocar correia, tensor, filtro de ar, filtro de combustível e filtro de óleo e óleo.
No entanto, quando peguei o carro no final do dia e comecei a rodar, notei que o carro começou a fazer um "ronco" elevado quando piso mais fundo no acelerador e quando passo dos 2300 rmp. Além disso, o que mais me incomoda é que quando esse ronco aparece, a potência do carro desaparece completamente! É quase impossível passar dos 3 mil rpm. Quanto mais piso no acelerador, mais fraco fica o torque do carro, só barulho que aumenta!!!
Retornei à oficina, reclamei da situação, o mecânico deu uma volta no carro disse que não conhecia como era antes, e a contra gosto desmontou a correia novamente. Dessa vez acompanhei todo o serviço, mas parecia que estava tudo normal.
Preciso de uma ajuda urgente, pois está impossível de andar no veículo e uso ele pra trabalhar!!!
No entanto, quando peguei o carro no final do dia e comecei a rodar, notei que o carro começou a fazer um "ronco" elevado quando piso mais fundo no acelerador e quando passo dos 2300 rmp. Além disso, o que mais me incomoda é que quando esse ronco aparece, a potência do carro desaparece completamente! É quase impossível passar dos 3 mil rpm. Quanto mais piso no acelerador, mais fraco fica o torque do carro, só barulho que aumenta!!!
Retornei à oficina, reclamei da situação, o mecânico deu uma volta no carro disse que não conhecia como era antes, e a contra gosto desmontou a correia novamente. Dessa vez acompanhei todo o serviço, mas parecia que estava tudo normal.
Preciso de uma ajuda urgente, pois está impossível de andar no veículo e uso ele pra trabalhar!!!
florentino.chaves- Membro Novato
Re: Perda de potência após troca de correia
Sera que nao e bobina?
A correia, se estiver muito apertada, pode prejudicar o desempenho, mas nao a esse ponto.
A correia, se estiver muito apertada, pode prejudicar o desempenho, mas nao a esse ponto.
Renan- Moderador
Será que pode ser alguma coisa relacionada a troca do filtro de combustível. O estranho é como o comportamento do carro está alterado depois dessa manutenção.
A correia foi colocada no ponto certo?
FCelso- Membro Sênior
Amigo, não conheço muito bem a mecânica do Picanto, mas acompanhei a desmontagem e nova montagem da correia e, aparentemente, parecia tudo certo. Os dentes da correia estavam bem ajustados à engrenagem do motor. Realmente é difícil avaliar se o serviço foi bem feito.
A certeza que tenho é o quanto o carro piorou depois disso!!!
A certeza que tenho é o quanto o carro piorou depois disso!!!
Isso me dá a impressão que a correia possa estar fora do ponto.
Isso aconteceu com meu auto antigo, Focus 2.0 16V, porque o mecânico não tinha o gabarito e a ferramenta de travagem adequados para ajuste da correia no ponto certo.
Geralmente nos 16v é que esse tipo de situação acontece.
O teu Picanto tem motor 8v ou 16v?
Isso aconteceu com meu auto antigo, Focus 2.0 16V, porque o mecânico não tinha o gabarito e a ferramenta de travagem adequados para ajuste da correia no ponto certo.
Geralmente nos 16v é que esse tipo de situação acontece.
O teu Picanto tem motor 8v ou 16v?
FCelso- Membro Sênior
Meu Picanto é 1.0 12v
8v é simples de colocar no ponto, a própria correia e a polia conectada ao comando têm marcações para isso.
No 12v, provavelmente é a mesma coisa que o 16v, ou seja, recomendo que leves à uma oficina de confiança e que tenha ferramentas adequadas...
No 12v, provavelmente é a mesma coisa que o 16v, ou seja, recomendo que leves à uma oficina de confiança e que tenha ferramentas adequadas...
Última edição por FCelso em Qua 6 Jul 2016 - 11:41, editado 1 vez(es)
FCelso- Membro Sênior
Troca do filtro de combustível ocasionar isso não é provável Florentino, agora com a não substituição que tu poderias sofrer algum problema semelhante com um filtro de combustível saturado com as impurezas.
Abraços,
Abraços,
Caros amigos de fórum. Tudo leva a crer que seja realmente a correia. A questão agora é encontrar uma oficina de confiança. Tenho uma, mas nela eu faço manutenção no meu C4, e eu queria levar em alguma que seja especializada da KIA. Por enquanto não encontrei nenhuma, mas hoje irei focar meu tempo em busca de uma oficina adequada para fazer esse serviço aqui em Brasília.
Obrigado a todos pela ajuda!!
Obrigado a todos pela ajuda!!
Tchê, conversa com esse teu mecânico que mexe em Citroen.
Certamente ele consegue fazer o serviço no Picanto, pois já é uma grande coisa ele não ficar apenas na VW, FIAT e Chevrolet.
Outra coisa, depois de fazer o serviço direito, leve as notas para o mecânico anterior e cobre dele o ressarcimento.
A oficina onde levo o Blu, é especializada em franceses, tendo peças de reposição em estoque. O que eu faço é levar as peças originais compradas por mim (geralmente adquiridas na Hyundai). Se não me engano, a geração do teu Picanto é equivalente ao Hyundai Atos Prime.
Falow,
Fabrício
Certamente ele consegue fazer o serviço no Picanto, pois já é uma grande coisa ele não ficar apenas na VW, FIAT e Chevrolet.
Outra coisa, depois de fazer o serviço direito, leve as notas para o mecânico anterior e cobre dele o ressarcimento.
A oficina onde levo o Blu, é especializada em franceses, tendo peças de reposição em estoque. O que eu faço é levar as peças originais compradas por mim (geralmente adquiridas na Hyundai). Se não me engano, a geração do teu Picanto é equivalente ao Hyundai Atos Prime.
Falow,
Fabrício
FCelso- Membro Sênior
Pessoal, finalmente consegui resolver meu problema.
Retornei pela terceira vez à oficina, daí colocaram um outro mecânico para novamente verificar o ponto da correia.
Daí, já juntaram uns três pra acompanhar e ajudar. Quando retiraram a capa da correia, só vi a careta da galera. A correia estava dois dentes fora do ponto. Por isso o carro só fazia barulho e não andava.
Em poucos minutos o cara ajustou a correia e montou tudo. Chamei o dono da oficina pra dar uma volta no carro pra ele ver o que seria um carro "normal"!!!
Ficou show de bola, sem barulho esportivo do filtro e o carro andando bem como sempre!!!
Agradeço imensamente o apoio de todos aqui do fórum! Até a próxima!
Retornei pela terceira vez à oficina, daí colocaram um outro mecânico para novamente verificar o ponto da correia.
Daí, já juntaram uns três pra acompanhar e ajudar. Quando retiraram a capa da correia, só vi a careta da galera. A correia estava dois dentes fora do ponto. Por isso o carro só fazia barulho e não andava.
Em poucos minutos o cara ajustou a correia e montou tudo. Chamei o dono da oficina pra dar uma volta no carro pra ele ver o que seria um carro "normal"!!!
Ficou show de bola, sem barulho esportivo do filtro e o carro andando bem como sempre!!!
Agradeço imensamente o apoio de todos aqui do fórum! Até a próxima!
Para botar no ponto, não foi preciso ferramenta específica, gabarito, etc?
FCelso- Membro Sênior
Olha, fiquei em cima, acompanhando tudo. Eles nem precisaram levantar o carro ou tirar a roda. Foi bem simples, só coloraram as engrenagens nos pontos indicados, encaixaram a correia e liberaram a molinha do esticador. Pronto, só isso que foi feito.
O carro virou outro!
O carro virou outro!
Menos mal que foi simples, pois quando são 4 válvulas por cilindro, geralmente exige ferramentas específicas.
FCelso- Membro Sênior
Pois é... Meu motor é 1.0 12v de 4 cilindros. Então deve ser mais fácil mesmo. hehe