Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

+9
RBylaardt
crackboy
Jason
diogo
dirceulippi
Fernando
marcosfguimaraes
Helo
Charles Dias
13 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Charles Dias Seg 10 Jan 2011 - 15:53

Rapaz, então tem algo de errado com teu Picanto. Procure uma concessionária o quanto antes para verem isso. Mesmo no automático tal consumo seria muito alto.

Aldrovandi escreveu:Sensacional....

O meu ainda está fazendo apenas 10.5 km por litro.


Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 14a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Seg 10 Jan 2011 - 16:02

Na sexta-feira conseguir "escapar" para o Sul de Minas às 16:30 para poder escapar das chuvas diárias que assolam a capital paulista. Viagem tranquila, apesar do tempo quente e abafado durante toda a viagem, o que me obrigou a usar bastante o ar condiconado.

Vamos os números:

210km rodados.

20km em trecho urbano tranquilo com o ar condiconado ligado 40% do tempo;

190km em trecho rodoviário tranquilo na Fernão Dias com o ar condiconado ligado 40% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 9,0 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 22,8 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 23,3km/l;

Velocidade média do percurso segundo o TurboGauge: 90 km/h

OBS - Meu Picanto está atualmente com aproximadamente 4.000Km.

Resumo da ópera - Tô estranhando esses números de consumo!

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Resetando e recalibrando o TurboGauge

Mensagem por Charles Dias Seg 10 Jan 2011 - 16:05

Ando estranhando os números do TurboGauge e por conta disso achei melhor resetar e recalibrar o dispositivo para que tenha certeza de que estou tendo medições corretas de consumo.

Resultado, descobri que o mesmo estava um tanto descalibrado, o suficiente para dar uma falsa impressão de menor consumo que o real, nada muito pronunciado, mas que existia.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 15a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Seg 10 Jan 2011 - 16:09

Primeira viagem com o TurboGauge recalibrado, trecho Sul de Minas São Paulo. Viagem tranquila, sem uso de ar condicionado, apenas um pequeno desvio no caminho de 3km.

Vamos os números:

218km rodados.

28km em trecho urbano tranquilo com o ar condiconado ligado 20% do tempo;

190km em trecho rodoviário tranquilo na Fernão Dias sem uso do ar condicionado.

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 9,5 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 21,3 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 21,16 km/l;

Velocidade média do percurso segundo o TurboGauge: 95 km/h

OBS - Meu Picanto está atualmente com aproximadamente 4.000Km.

Resumo da ópera - Pois bem, vê-se que a recalibragem do TurboGauge estava mesmo sendo necessária, visto que o danado estava calculando um consumo pelo menos 10% menor que o real. Mesmo assim fiquei acima dos 20 km/l que é minha meta, algo que me deixou muito satisfeito.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por marcosfguimaraes Seg 10 Jan 2011 - 17:52

Como fez a recalibragem do TurboGauge?

Amanha posto o CD e o cabo.
marcosfguimaraes
marcosfguimaraes
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 225
Localização : Curitiba/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Charles Dias Seg 10 Jan 2011 - 20:03

Primeiro resetei o dispositivo para voltar as configurações de fábrica. Depois fiz o ajuste do Fillup duas vezes para eliminar o erro entre o quanto há de combustível no tanque e qto o dispotivo "conclui" que há.

marcosfguimaraes escreveu:Como fez a recalibragem do TurboGauge?

Amanha posto o CD e o cabo.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por crackboy Seg 10 Jan 2011 - 20:04

Fill Tank quando for encher o tanque. Na proxima enchida voce vê quanto ele consumiu em litros na bomba e no Scangauge... se nao tiver diferença tudo bem, se tiver pra mais ou pra menos voce ajusta para o valor igual da bomba e aperta fill tank. Pronto.
crackboy
crackboy
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 158
Localização : Cidade Maravilhosa

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Caio_Reinhardt Seg 10 Jan 2011 - 21:19

Andar sem ar nesse verão é punk hein...

Aqui em São Paulo o Picanto vem fazendo 14km/l no consumo urbano...Isso com o ar ligado 100% do tempo e aqui nas Perdizes...
Caio_Reinhardt
Caio_Reinhardt
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 100
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 16a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Dom 16 Jan 2011 - 14:57

Apesar da chuva que castigou São Paulo e toda região Sudeste semana passada, a danada deu uma trégua e pude viajar no sábado cedinho de Sampa para o Sul de Minas sob um céu limpo e ensolarado. O trânsito estava muito tranquilo e o tempo limpo, daí não precisei usar ar condicionado.

Vamos os números:

207km rodados.

17km em trecho urbano tranquilo sem uso do ar condiconado;

190km em trecho rodoviário tranquilo na Fernão Dias sem uso do ar condiconado;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 10,3 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 20,4 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 20,1;

Velocidade média do percurso segundo o TurboGauge: 83,5 km/h

OBS - Meu Picanto está atualmente com aproximadamente 4.600 Km.

Resumo da ópera - Como vcs podem ver, depois de calibrar o TurboGauge o consumo total e médio estão muito próximos, a diferença de 0,3 km/l é desprezível. De qualquer forma estou satisfeitíssimo com meu Picanto e seus 20 km/l obtidos tranquilamente.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Charles Dias Dom 16 Jan 2011 - 14:58

Cara, AC + calorão paulistano + Perdizes é garantia de consumo mais alto mesmo. Mesmo assim está muito bom o consumo do teu Picanto.

Caio_Reinhardt escreveu:Andar sem ar nesse verão é punk hein...

Aqui em São Paulo o Picanto vem fazendo 14km/l no consumo urbano...Isso com o ar ligado 100% do tempo e aqui nas Perdizes...

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 17a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Sex 21 Jan 2011 - 16:39

A viagem de volta para Sampa foi osso duro de roer. Na estrada sem problemas, mas peguei um baita trânsito ruim, mas ruim mesmo. Ainda por cima tentei um atalho para evitar o trâsito e acabei fazendo um percurso bem maior que o normal e por conta do tempo abafado foi preciso ligar várias vezes o ar condicionado.

Vamos os números:

227 km rodados.

37 km em trecho urbano com ar condicionado ligado 50% do tempo;

190 km em trecho rodoviário tranquilo na Fernão Dias com ar condicionado ligado 10% do tempo (para desembaçar o parabrisa);

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 11,3 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 20,0 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 20,08;

Velocidade média do percurso segundo o TurboGauge: 80 km/h

OBS - Meu Picanto está atualmente com aproximadamente 5.000 Km.

Resumo da ópera - Realmente o consumo caiu quase 1 km/l, pouco considerando o "anda e para" do congestionamento.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Fernando Sáb 22 Jan 2011 - 1:38

Ainda assim a média foi ótima!

Fernando
Administrador
Administrador

Mensagens : 534
Localização : SP

http://www.kiapicantoclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty VIAGEM ESPECIAL

Mensagem por Charles Dias Ter 25 Jan 2011 - 8:56

Depois de muita luta para conseguir autorização da minha chefia para emendar o feriado do aniversário da cidade de São Paulo, rumei para um percurso um pouco diferente do meu usual. Dessa vez foi São Paulo até Campinas via Rodovia dos Bandeirantes, final de semana em Campinas e depois ida para o Sul de Minas via rodovias D. Pedro e Fernão Dias. Por conta do calor brutal do final de semana, o ar condicionado ficou ligado 80% do tempo. Além disso, quando reabasteci quinta-feira a noite, no posto o frentista confundiu as bombas e abasteceu meu Picanto com gasolina Supra ao invés de Podium como pedi ... ainda bem que não foi com álcool.

Vamos, inicialmente, aos números do trecho São Paulo até Campinas:

197 km rodados.

7 km em trecho urbano com ar condicionado ligado 30% do tempo;

190 km em trecho rodoviário tranquilo na Rodovia dos Bandeirantes com ar condicionado ligado 30% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 9,9 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 20,0 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 19,9 km/l;

Resumo da ópera desse percurso - Considerando que a gasolina não era 100% Podium e por conta do ar condicionado ligado pouco menos de 1/3 do percurso, o consumo foi ótimo. Ajudou o ótimo estado da rodovia que favorecia em muito a direção econômica.

Vamos, agora, ao trecho total considerando o percurso acima + final de semana rodando por Campinas + retorno rodoviário para o Sul de Minas, tudo sob um calorão bravo.

347 km rodados.

47 km em trecho urbano em Campinas com ar condicionado ligado 80% do tempo;

300 km em trecho rodoviário tranquilo nas rodovias dos Bandeirantes e Fernão Dias com ar condicionado ligado 70% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 17,9 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 19,6 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 19,4 km/l;

RESUMO DA ÓPERA - É visível a queda no consumo por conta da gasolina não ser totalmente Podium e por conta do uso acentuado do ar condicionado, mas mais uma vez fiquei surpreendido por uma queda média de apenas 0,5 km/l no consumo!

OBS - Chegando ao Sul de Minas continuo rodando em trânsito urbano com ar condicionado ligado 50% do tempo sem reabastecer, o que farei hoje a noite, vamos ver como será o consumo total do tanque.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 18a medição de consumo - com 1/2 GASOLINA PODIUM e 1/2 GASOLINA

Mensagem por Charles Dias Ter 25 Jan 2011 - 21:33

Como disse no post anterior, na última vez que reabasteci meu Picanto, o frentista marcou bobeira e por engano completou o tanto que carrinho (que estava com metade de gasolina Podium) com gasolina Supra. A diferença entre as duas é marcante, enquanto a primeira é de alta octanagem (gerando mais potëncia na queima do que a gasolina comum co menor índice de resíduos), a segunda é gasolina comum adicionada de aditivos detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, os bicos injetores e as válvulas do motor. Ressalto que mesmo com apenas metade do tanque com gasolina não-Podium, foi nítida a redução de performance do Picanto nas acelerações, aclives, ultrapassagens e retomadas.

Pois bem, aproveitei o feriado de 25/01 na cidade de São Paulo e a folga na segunda-feira para um final de semana com a esposa em Campinas e segunda/terça no Sul de Minas, daí que meu trajeto foi um tanto diferente que de costume, conforme tb expliquei no post anterior.

Outra cosita importante, por conta do calor forte o uso do ar condicionado foi muityo maior que de costume.

Chega de blá blá blá e vamos ao números do novo reabastecimento, dessa vez ficando de olho no frentista para que o Picanto fosse abastecido com gasolina Podium, como ele merece:

389 km rodados.

89 km em trecho urbano em Campinas e Sul de Minas com ar condicionado ligado 80% do tempo;

300 km em trecho rodoviário tranquilo nas rodovias dos Bandeirantes e Fernão Dias com ar condicionado ligado 70% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 22,5 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 17,85 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 17,28 km/l;

OBS - Meu Picanto está atualmente com aproximadamente 5.300Km.

RESUMO DA ÓPERA - O uso intensivo do ar condicionado, principalmente no trânsito urbano, e o uso de gasolina comum (por aditivada que seja) cobraram seu preço, em torno de 2,5 km/l de piora no consumo! De qualquer forma, o Picanto ainda se mostra muito econômico.



Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 19a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Dom 30 Jan 2011 - 19:21

Com o tanque novamente 100% abastecido com gasolina PODIUM, no dia 26/01 (quarta-feira) peguei a estrada cedinho, saindo do Sul de Minas no rumo para São Paulo. Viagem tranquila, tempo fresco ... até chegar em São Paulo, onde por conta de um acidente de motos no famoso Túnel do Anhangabaú tive de pegar outro caminho até onde trabalho, na região do Aeroporto de Congonhas, caminho esse coalhado de semáforos e trânsito nada cristão, daí veio o também o calor ... enfim, vamos aos números dessa viagem:

225 km rodados.

35 km em trecho urbano com muitos semáforos, trânsito ruim e ar condicionado ligado 50% do tempo;

190 km em trecho rodoviário tranquilo na rodovia Fernão Dias sem precisar ar condicionado;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 12,5 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 18,18 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 18 km/l;

OBS - Meu Picanto estava atualmente com aproximadamente 5.600Km.

RESUMO DA ÓPERA - Com o aumento do consumo claramente decorrente do trânsito urbano mais extenso e complicado, até que o consumo foi muito bom!

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty PROBLEMAS CAUSADOS PELO CALOR

Mensagem por Charles Dias Dom 30 Jan 2011 - 19:29

O calor que vem fazendo nos últimos dias na região sudeste vem afetando também aos equipamento eletrônicos expostos ao sol. Durante a semana estacionei meu Picanto por algumas horas no sol e me esqueci de guardar o TurboGauge, que ficou lá esturricando. Quando voltei o bichinho nem ligava, sinal claro de que estava muito acima da temperatura de operação do aparelho. Somente depois de 5 minutos diante da saída gelada do ar condicionado o danado voltou a dar sinal de vida.

Resolvi utilizá-lo normalmente após o incidente para ver o que acontecia ... vamos aos números da viagem de São Paulo para o Sul de Minas na manhã do sábado (29/01):

207 km rodados.

17 km em trecho urbano tranquilo com ar condicionado ligado 30% do tempo;

190 km em trecho rodoviário na rodovia Fernão Dias com ar condicionado ligado 20% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 7,5 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 20 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 27,6 km/l;

OBS - Meu Picanto estava então com aproximadamente 5.650Km.

RESUMO DA ÓPERA - Fica claro que o calor descalibrou totalmente o TurboGauge e que essas leituras são falsas. Lá fui eu resetar e calibrar novamente o bichinho no final de semana.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty 20a medição de consumo - com GASOLINA PODIUM

Mensagem por Charles Dias Dom 30 Jan 2011 - 19:35

Com o TurboGauge devidamente calibrado e o tanque cheio de gasolina PODIUM (agora fico de olho para ver se o frentista não se engana na gasolina que abastecerá meu Picanto), peguei hoje a tarde a rodovia Fernão Dias para São Paulo, uma tarde muiiiiito quente, ar condicionado ligado 80% do tempo, porém trânsito muito tranquilo.

Vamos aos números:

202 km rodados.

12 km em trecho urbano tranquilo com ar condicionado ligado 80% do tempo;

190 km em trecho rodoviário na rodovia Fernão Dias com ar condicionado ligado 80% do tempo;

Combustível consumido segundo o TurboGauge: 9,3 litros;

CONSUMO MÉDIO segundo o TurboGauge: 20,83 km/l;

CONSUMO TOTAL (Quilômetros percorridos no trecho dividido pelos litros de gasolina consumidos): 21,72 km/l;

OBS - Meu Picanto estava então com aproximadamente 6.000 Km.

RESUMO DA ÓPERA - Notem que o TurboGauge ainda não está devidamente calibrado, visto que a discrepância entre as leituras de consumo é ainda de mais de 1 km/l, porém não está tão distante do consumo real. Considerando a melhora no consumo por conta da maior quilometragem do carro (teoricamente vai melhorar até os 10.000 km e depois estabilizar), acredito que o consumo real foi de 19 km/l, o que é excelente considerando o uso intensivo do ar condicionado.

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por ranagonion Ter 8 Fev 2011 - 10:45

É pelo visto outra coisa boa pra amaciar o carrinho e ter consumos legais é colocar ele pra andar, viagens longas pelo visto são boas para o danado.

ranagonion
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagens : 174
Localização : Cachoeiro De Itapemirim - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty ÚLTIM POST

Mensagem por Charles Dias Seg 14 Fev 2011 - 17:02

Amigos, é com tristeza que anuncio que esse é meu último post nesse diário de bordo, visto que não sou mais dono do Tampico, o excelente Picanto 2010/11 mecânico Preto Galáxia que adquirí em 17/11/10. Explico.

Semana passada, aproveitando uma oportundade única, troquei meu Picanto por um Honda Civic 10/11 mecânico com 3.000 km rodados que no final das contas custou menos de R$10 mil do preço de tabela. A parte boa é que meu ex-Picanto ficou com minha irmã, ex-dona do Civic.

Por conta disso estou vendendo meu fiel TurboGauge, o computador de bordo semi-novo que utilizei tanto para fazer as medições de consumo do meu Picanto postadas nesse diário de bordo, como também para me ajudar a dirigir de forma muito mais econômica que seria possível sem ele. O aparelho está praticamente novo e é excelente. Vendo por R$375 com frete por minha conta para qualquer lugar do Brasil. Trata-se de uma OPORTUNIDADE ÚNICA visto que esse aparelho não é vendido no Brasil. Interessados podem me contatar pelo email [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Charles Dias
Membro Profissional
Membro Profissional

Mensagens : 58
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia - Página 3 Empty Re: Kia Picanto - 1.0 MT - 2010/2011 - Preto Galáxia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos