Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema Cambio Manual Picanto

2 participantes

Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Qui 27 Nov 2014 - 14:00

Ola possuo um Picanto 2010 com cambio manual. Recentemente, comecei a ouvir um barulho esquisito vindo do cambio, principalmente quando na 3 ou 4 marcha tirava o pé do acelerador e deixava o carro em freio motor.

Comecei também a sentir alguma dificuldade no engate da 3 e quarta marchas. Levei a uma oficina de confiança e pedi para o mecânico andar comigo e fazer um pre diagnostico(uma vez que o carro esta em garantia e eu ele nao poderia desmontar o cambio). Andamos um pouco e depois ele colocou no elevador e fez alguns testes. Me disse que tinha algum problema no cambio e que para ter certeza teria que retira-lo e abri-lo, como esta na garantia nao deixei mexer.

Fui ate a concessionaria Kia e relatei o problema ao consultor, inclusive levei-o para dar uma volta e mostrei o barulho. No dia seguinte, recebi um orçamento de mais de R$ 900,00 para troca dos rolamentos do cubo de roda. Fiquei cismado e não aprovei e pedi para fazer um novo teste com o carro.

Fui ate a concessionaria e consegui dar uma volta com o chefe da oficina(alias bastante competente) e so ai ele também cismou com o cambio. Depois de tirar o cambio e desmonta-lo, ele viu o problema. Um rolamento no eixo secundário e outro dentro do cambio deram problema, soltou limalha e a limalha danificou a engrenagem da 3 e 4 marcha, alem da engrenagem do velocímetro.

A garantia foi acionada e eu estou aguardando as peças.

Alguém ja teve problema semelhante?


jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Renan Qua 3 Dez 2014 - 18:40

Não soube de nenhum problema semelhante...

Sugiro que acompanhar o procedimento da garantia via 0800.

Vai nos avisando!
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Qua 3 Dez 2014 - 22:35

Ola Renan, obrigado pela resposta. Por que voce recomenda seguir processo de garantia via 0800?

Abs

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Renan Qui 4 Dez 2014 - 14:35

Para que não fique esperando a ccs avisar do andamento, e tem situações em que a Kia que deve ser cobrada e não a ccs; ou seja, geralmente agiliza.

Abs
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Seg 8 Dez 2014 - 15:33

Ola Renan,

Obrigado pela dica! Liguei no 0800 com o numero do pedido. Para o meu desgosto, varias pecas deverao ser trocadas e uma delas tem previsao de chegada para 19/1/2015, um retentor do cambio!!!! Terao que importa-lo pois não tem em estoque.

Um outro retentor chega dia 22/12/2014 e 7 ou 8 pecas semana que vem estaria disponivel.

Que absurdo, ficar quase 1 mes e meio sem carro devido a um retentor!

De qualquer maneira, obrigado pela dica.

Abs,

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Ter 9 Dez 2014 - 15:30

Vai a dica a todos, diante da demora em receber essa peca, peguei o código dela com o 0800 da KIA e sai em busca dela pela internet. Achei um site que acredito ser na Koreia [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e consegui comprar o retentor que ia demorar mais de 1 mês por US$ 5,80. Claro que com o envio rápido acabou saindo por US$ 35,00. Mas se eu não estivesse com pressa, pagaria apenas US$ 1,00 pelo envio.

Falei com a concessionaria e eles disseram que se eu entregar a peça da KIA eles aceitariam, foi o que fiz. Tudo bem que vou pagar do meu bolso, porem ficar sem carro mais de 1 mês sai mais caro do que comprar por conta própria e gastar US$ 35,00.

Fica a dica, se alguém tiver atras de peca KIA/Hyundai/Renalt/GM entra la e da uma procurada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vou avisando conforme o andamento.

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Renan Ter 9 Dez 2014 - 17:17

Valeu a dica!

Cara, provavelmente o prazo seria menor se não fosse nessa época de Natal e Ano Novo.

Continue informando!
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Ter 30 Dez 2014 - 12:11

No apagar das luzes do dia 30/12, o carro ficou pronto.

Não foi simples, acompanhei as pecas pelo 0800 da KIA. Entretanto, a carcaça do cambio so chegaria 19/01/2015(estimativa) pois precisava ser importada. Como o carro ja estava la a 28 dias e ficaria no minimo mais 20 dias, joguei no ventilador.

Fiz diversas reclamações por email e pelo 0800 exigindo carro reserva, pois a montadora é obrigada a ter pecas para os carros que vende no pais.

Nao sei se porque chegaram as pecas ou fruto das minha reclamações, me entregaram o carro hoje 30/12/2014. O serviço foi realizado dentro da garantia e aparentemente o cambio esta 100%.

Teria sido melhor se nao tivesse ficado mais de 30 dias sem o carro, mas espero que o problema nao volte a acontecer.

Feliz 2015 a todos!

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Renan Ter 30 Dez 2014 - 21:51

Olha, tem certas peças que como tem menos demanda, geralmente tem que buscar na fábrica e leva um certo tempo.

Minha irmã teve um Sandero ,que necessitou trocar a engrenagem da marcha a ré e levou 2 ou 3 semanas, não lembro ao certo, e o carro teve que ficar na ccs nesse período.

Na VW, se procurar pela borracha do porta malas do Gol(geralmente vem uma espécie de adesivo para vedar), vão pedir 30 dias.

Claro que ninguém gosta de ficar esperando e sem carro tanto tempo , mas a espera está na média.

Pensa assim: a garantia de 5 anos é um diferencial e funciona.

Não acho que vá dar problemas Smile .

Feliz 2015!

Abs
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Ter 30 Dez 2014 - 23:35

Ola Renan, isso acontece no Brasil, onde as montadoras sao isentas de penalidades por privar o consumidor de poder usufruir do seu veiculo pois nao mantem todas pecas em estoque. Os caras fazem uma avaliacao que sai mais barato correr o risco de ser processados e nao dar em nada do que o custo de mqnter estoque de pecas.

Tenho um irmao que mora nos USA se la uma montadora deixasse ele sem carro por mais de 30 dias, ele teria processado e ganhado uma grana preta. Por esse motivo, la as montadoras tem tudo em estoque e quando nao tem, importa por Fedex e recebe em no max 1 semana.

Por exemplo, eu ficar sem carro por 30 dias me cusou alem de alguns prejuizos de palpaveis como taxis, minha esposa ter que ir voltar para me levar e buscar algumas vezes no trabalho, entre outros... mas tambem prejuizos morais como por exemplo minha filha esta de ferias desde o dia 5/12, e teve que ficar socada em casa pois o meu outro carro eu usava para trabalhar. Se eu pedir algum tipo de reparacao na justica, demora por volta de 5 anos e nao tenho certza se no final compensa. Nos USA, em 3 meses no maximo teria julgado e com cerrteza receberia um bom $$$$ pois a justica la nao so reembolsa como tambem pune a empresa para que ela nao repita com outros consumidores.

Enfim, isso e Brasil e agora que passou, so torco para nao acontecer novamente.

Mas sem duvida, ainda bem que tinha 5 anos de garantia! Senao o prejuizo teria sido enorme!

Abs

jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por jsbett Ter 20 Jan 2015 - 11:53

Sexta feira 16/01/2014, apenas 17 dias após retira-lo da concessionaria, para o meu desgosto, meu Picando voltou.

Na primeira vez, levei o carro dia 24 de Novembro/14 e retirei-o dia 30 de Dezembro/14. Entretanto, notei que ao passar dos 90 km/h aproximadamente o ponteiro do velocímetro começa a oscilar, tornando impossível determinar a velocidade correta. O pessoal técnico da mecânica sempre é bastante atencioso, porem nao tenho mais espaço para ficar sem o carro.

Quando deu o problema no cambio, o responsável pela oficina me disse que "ate a engrenagem que funciona no velocímetro tinha sido afetada". Claro que quando vi o problema no velocímetro na hora tive certeza que não trocaram essa engrenagem, ou se trocaram fizeram algo errado na montagem.

Hoje dia 20/01/2015 entrei em contato com eles, e fui informado que o cambio esta sendo novamente desmontado para verificar essa engrenagem. Realmente isso é algo enervante! Fiquei sem o carro por 36 dias entre novembro e dezembro de 2014 e agora ja estou sem carro a 4 dias.

Semana que vem é começo das aulas e ficar sem esse carro será um tormento! A concessionaria deve dar prioridade ao carro ou a KIA deve fornecer um carro reserva.


jsbett
Membro Frequente
Membro Frequente

Mensagens : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Renan Sáb 24 Jan 2015 - 15:23

Putz.....

Devem ter montado algo errado.

Ficar sem carro é muito complicado mesmo...
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagens : 1202
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problema Cambio Manual Picanto Empty Re: Problema Cambio Manual Picanto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos