Kia Picanto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo

+4
Tokio
Vidal Schmitz
caegatto
fys_yukio
8 participantes

Ir para baixo

Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo Empty Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo

Mensagem por Simone canuto Qui 14 Jul 2016 - 13:13

Olá Pessoal!
Acabei de me apresentar e já vou mandar um problema aqui que estou enfrentando!

Comprei meu Picando AUT 2010/2011, direção elétrica, no começo deste ano e logo no primeiro mês notei que uma graxa branca escorria debaixo do volante em cima do tapete. Mandei para um mecânico de super confiança que averiguou o problema, falou com a concessionária e me falou que na verdade essa graxa havia sido colocada pela concessionária para resolver um problema com um barulho que tinha na direção.
Já havia notado que quando ia manobrar com o carro parado o volante fazia rangidos, mas há algumas semanas ele começou a fazer um barulho muito mais alto que o normal, inclusive enquanto dirigia e ia fazer uma curva. Com isso o volante dava algumas "travadas" e ficava mais duro.
Mandei ao mesmo mecânico que juntamente com o cara da concessionária colocou esta graxa especial (não sei o nome, mas é branca e vem de São Paulo, e aparentemente custa uns R$ 400,00 ao kg, segundo o cara da concessionária). Porém o problema não resolveu, somente amenizou.
Meu mecânico já falou com outras pessoas também e por enquanto, a única solução visível é a troca dessa coluna do volante (falaram até que todos os picantos dão problema nessa coluna desta forma). Porém o preço que me passaram de uma nova, na concessionária, é de R$ 12.000,00... O que está totalmente fora do cogitação, em vista de que é quase metade do valor q paguei no carro... Claro que tenho a opção manufaturada, mas se tiver outra solução estaria mais disposta a realizar ao invés de trocar.

Alguém passou por algo parecido? Tem alguma solução diferente?
Obrigada pessoal!
Simone canuto
Simone canuto
Membro Novato
Membro Novato

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo Empty Re: Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo

Mensagem por fys_yukio Qui 14 Jul 2016 - 13:42

R$ 12 000,00 a coluna de direção? caramba...

chegou a consultar outras concessionárias de sua região? as vezes vale a pena telefonar para outras cidades, eu me lembro que havia uma concessionária em Novo Hamburgo aí menos longe de ti.

Também vale a pena pesquisar a peça pela internet em site especializados como o Canal da Peça

Outra coisa, a lâmpada da direção elétrica se acende quando você dá a partida? e com o carro ligado ela se permanece acesa ou piscando?
fys_yukio
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo Empty Re: Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo

Mensagem por Renan Qui 14 Jul 2016 - 18:16

Ha quanto tempo comprou o carro?

Provavelmente e a coluna. Cota em ferro velho e no ebay.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagem por Simone canuto Sex 15 Jul 2016 - 11:55

fys_yukio escreveu:R$ 12 000,00 a coluna de direção? caramba...

chegou a consultar outras concessionárias de sua região? as vezes vale a pena telefonar para outras cidades, eu me lembro que havia uma concessionária em Novo Hamburgo aí menos longe de ti.

Também vale a pena pesquisar a peça pela internet em site especializados como o

Outra coisa, a lâmpada da direção elétrica se acende quando você dá a partida? e com o carro ligado ela se permanece acesa ou piscando?

acende quando eu ligo (junto com todos os outros), mas não continua acesa e nem fica piscando.
Simone canuto
Simone canuto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Simone canuto Sex 15 Jul 2016 - 11:58

Renan escreveu:Ha quanto tempo comprou o carro?

Provavelmente e a coluna. Cota em ferro velho e no ebay.

Comprei no começo de fevereiro deste ano.
Simone canuto
Simone canuto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por fys_yukio Sex 15 Jul 2016 - 13:23

Simone Canuto, perguntei sobre a luz espia, pois caso ela ficasse acesa ou piscando com o carro ligado, poderia ser algo referente a caixa de direção.

nunca desmontei uma coluna de direção do Kia Picanto. Mas pelo que eu saiba, na coluna de direção costuma ter algumas buchas de sustentação e acoplamento, com o tempo, elas costumam se desgastar, ressecar e pode dar essa sensação de direção dura...

veja se existe essa bucha na coluna de direção e caso esteja muito ruim, faça a troca deles... se for possível (e existir), coloque uma de poliuretano que tem uma durabilidade bem maior em relação a uma de borracha...

ou tente aplicar um micro-oleo tipo WD-40 ou WM de uma forma meio emergencial...
fys_yukio
fys_yukio
Membro Sênior
Membro Sênior

http://www.fotolog.net/fabio_yukio/

Mensagem por Tokio Qua 2 Nov 2016 - 0:14

Simone, conseguiu resolver o problema do seu carro? Se puder nos relatar como foi resolvido, seria importante para ajudar os membros que venham a passar pelo mesmo problema.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por caegatto Seg 16 Jan 2017 - 19:23

Meu Picanto 2008 tem o mesmo barulho. Ainda não levei na concessionária... achei que fosse a caixa de direção, mas é estranho porque o barulho é seco.

caegatto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Renan Sáb 28 Jan 2017 - 22:27

Barulho seco : pode ser a coluna.
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagem por Vidal Schmitz Qui 2 Mar 2017 - 14:10

Bom galera não tenho picanto mas entrei no clube porq acho q posso ajudar a resolver o toc toc da coluna de direção mas apenas o barulho q faz com veiculo parado ao distorcer pra ambos os lados ou andando em piso irregular trabalho em oficina mecânica e resolvi o barulho de 5 picantos pois faço serviço pra revendas e a maioria dos picantos vendidos vem com reclamação desse barulho q consigo resolver em 1 dia de serviço com o preço de 300 reais maiores informações Oficina mecânica JWT 48 3242 18 75

Vidal Schmitz
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por Tokio Qui 2 Mar 2017 - 16:42

Valeu pelo contato Vidal. Teremos a quem recorrer qdo. aparecer o barulho.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por dtyonline Sex 3 Mar 2017 - 1:35

Vidal seja bem vindo!

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

http://www.kiapicantoclube.com/

Mensagem por Simone canuto Qua 29 Mar 2017 - 15:15

Oi Pessoal!

Demorei pra voltar a responder pois a novela continua...
Acabei deixando por assim o problema, pois tentei entrar em contato com a fábrica para averiguarem o problema e só me disseram que teria que ser trocado a coluna da direção, cujo valor do orçamento dava em torno de R$ 8.000,00.
Meu mecânico entrou em contato com uma mecânica daqui e eles conseguiriam trocar pelo valor de R$ 2.300,00 com 6 meses de garantia. Mas acabei não fazendo na época e agora, alguns meses depois, a direção parou de funcionar completamente. Está mais endurecida do que direção mecânica.
Levei hoje nesta mecânica e eles constataram que o problema está no Módulo do motor da direção elétrica, porém a tal da peça está em falta. Eles vão tentar levar em outra pessoa que vai ver o que pode ser feito, se dá pra consertar ou não.
Conforme acontecer, eu conto pra vocês.
Simone canuto
Simone canuto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por dtyonline Qui 30 Mar 2017 - 2:45

Oi Simone, com o problema no módulo do motor da direção elétrica que agora foi confirmado pelo menos o valor ficou abaixo dos R$ 2300,00 ou custará por volta do mesmo valor a previsão?

Abraços e acompanho o caso,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagem por Tokio Qui 30 Mar 2017 - 11:25

Simone, já vi esse módulo usado, sendo vendido no MercadoLivre. Se não me engano com valores ente R$600,00 e R$800,00. Da uma pesquisada lá.

Tokio
Membro Sênior
Membro Sênior

Mensagem por Simone canuto Ter 23 maio 2017 - 15:03

Pessoal, novidades!

Aconteceu que o motor da direção elétrica tinha queimado, então o mecânico levou em uma empresa que faz motores e eles consertaram pelos R$ 1.200,00.
Voltou a funcionar normalmente!

Agora,o problema é que ele ficou fazendo um barulho de "algo batendo" embaixo da direção (parece). E o mecânico disse pra mim deixar lá pra ele ver o que é, mas ainda não fiz isso...
Volto com mais informações quando eu for atrás..

Abraços!
Simone canuto
Simone canuto
Membro Novato
Membro Novato

Mensagem por dtyonline Sex 26 maio 2017 - 3:43

Do motor da direção elétrica que ótimo que foi identificado e solucionado o problema.

Do barulho batendo será que foi alguma folga após a remontagem?

Abraços,
dtyonline
dtyonline
Moderador
Moderador

Mensagem por Renan Dom 28 maio 2017 - 22:11

Batendo : provavelmente seja a coluna.
Mande engraxar- pode ser que resolva .
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagem por ALEGOMESCARVALHO Qui 5 Jul 2018 - 9:46

Tenho um picanto 10/11 manual, comprei já com barulho insuportável, levei em diversos profissionais os quais informaram que eu deveria trocar a cx de direção ( R$ 3.000,00 na ccs, usada mercado livre 1.000,00 a 2.000,00, ferro velho 1.500,00), uma oficina solicitara o reparo da direção ( mão de obra 450,00 e peças R$ 200,00 ), enfim, conheci um mecânico super gente boa, não aparentava querer ganhar nas minhas costas, dei uma volta com ele, ele suspendeu meu carro na oficina apertou dois parafusos e me cobrou míseros 50,00 e eu paguei 100,00.
Atualmente o carro esta 0 KM, mas ainda assim ouço uma batida de leve não sei se direção ou suspenção.
Os dois parafusos estavam com folga e foram apertados, ficam em baixo de nossos pés ( lado do motorista e carona ), a peça parece uma letra M, a parte de cima do M onde fica o motor e as partes de baixo, na base da letra M é onde se localizam os parafusos, inacreditável a melhora.

ALEGOMESCARVALHO
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagem por Renan Sex 6 Jul 2018 - 15:22

Ele apertou/ajustou os parafusos, esse procedimento é muito comum no March e no Versa.

O barulho que restou ocorre em que situação?
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagem por ALEGOMESCARVALHO Sex 6 Jul 2018 - 20:25

Renan, esse barulho o mecânico olhou a suspensão e disse que não é, eu já havia trocado as barras axiais, bieletas não estão folgadas, as balanças estão boas, ele falou que preciso trocar o setor da direção ( cx de direção ), mas primeiro vou trocar o coxim do motor pois a direção do veículo treme chegando em 60 km e vai ate 80 km aproximadamente tremendo, pedi o coxim pela net e aguardo pois na minha cidade não tinha para compra, somente após trocar esse coxim é que vou partir para direção.
O barulho de leve agora se tornou insignificante mas não esta em conformidade, vou caçar ate descobrir de onde vem, vi alguns videos no youtube hoje e um tal de DR Carro, muito entendido por sinal mostrou um vídeo onde as pessoas acham que esse barulho (igual ao meu, batidas de leve), pode ser direção ou suspensão, quando na verdade é o pino da porta com folga (o de cima ou de baixo), o carro em movimento num asfalto em desnível a porta mesmo trancada vibra, o barulho é muito parecido com o meu.
Após trocar coxim e ver os pinos das portas dou um retorno, se vc tiver outra idéia do que pode ser, agradeço a ajuda. abç

ALEGOMESCARVALHO
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagem por ALEGOMESCARVALHO Sex 6 Jul 2018 - 22:10

Este é o parafuso mencionado (do lado do motorista somente ), existe um tbm no lado do carona na msm posição.Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo Image212
Barulho na Coluna da Direção, Volante endurecendo Image112

ALEGOMESCARVALHO
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagem por Renan Qui 12 Jul 2018 - 16:56

Me confundi. Tinha entendido que os parafusos mencionados estavam perto dos pés mas dentro do carro- caso do Versa/March - no qual se alerta e melhora muito o barulho .

Com a referida foto, creio que o mecânico fez foi reapertar a suspensão - algo que é feito por causa das péssimas condições do piso brasileiro.

Direção tremendo : chegou a fazer o balanceamento das rodas ? Muitas vezes a direção treme por causa disso.

Já precisei trocar o coxim , mas no meu caso ele causava uma bizarra vibração em segunda marcha na chuva .

Por favor, vai nos avisando do andamento do seu caso .
Abraço .
Renan
Renan
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo